Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Catedral de Bariloche

A Catedral de Bariloche chama atenção de longe em razão da arquitetura neogótica em pedra branca. Ao passear pelo centro da cidade, não deixe de passar por ali: é o principal templo católico de San Carlos de Bariloche, na Argentina.

A Catedral de Bariloche está localizada no cruzamento das ruas Almirante O'Connor e Beschtedt, a uma quadra da Rua Mitre. É cercada por um jardim bem cuidado, cheio de rosas, com vista para o Lago Nahuel Huapi.

Catedral de Bariloche

A torre, em formato de agulha, possui 69 metros de altura. O edifício tem forma de cruz latina. Sua cabeceira está orientada exatamente ao Leste, iluminada pelo sol começo do dia. Assim também se consegue esfumar as diversas variações da luz que passa pelos vitrais, que representam temas e personagens da história local.

O nome oficial, Catedral Nossa Senhora de Nahuel Huapi, faz referência à imagem da santa que acompanhou o jesuíta N. Mascardi na primeira missão evangelizadora à região em 1670. A igreja foi inaugurada em 1946, obra do arquiteto Alejandro Bustillo, que fez o projeto de forma voluntária.

Catedral de Bariloche

Quando eu visitei, a entrada ocorria por uma porta lateral. Não há cobrança de ingresso na Catedral de Bariloche, mas a visita de turistas está vetada durante as missas. Há ainda a possibilidade de participar da visita guiada — no começo de 2024, ocorriam às quintas-feiras, às 17h30.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bariloche

Catedral de Bariloche

Vice Almirante O´Connor, entre Frey e Palacios
Centro
San Carlos de Bariloche
http://www.iglesiacatedralbariloche.com/