Cervejarias e bares em Blumenau

A aptidão cervejeira de Blumenau faz da cidade um dos melhores polos turísticos do país para os amantes da cerveja. A região, onde são produzidas cervejas como Eisenbahn, Bierland, Blumenau e Schornstein, oficializou a rota do Vale da Cerveja e oferece diversas cervejarias especiais para os apreciadores da bebida degustarem, in loco, sabores raros e que muitas vezes não chegam às prateleiras de outras cidades do país. Tudo com a grande vantagem de poder também saborear diferentes estilos e receitas em chope.

Invista alguns dias da viagem para se deliciar com as cervejas de Blumenau. Independente da Oktoberfest, a produção da bebida é intensa! E se você fizer a linha especialista, ou caso queira se tornar um, vale até fazer alguns cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte, a primeira da América Latina voltada exclusivamente para a cerveja. Na escola, há cursinhos rápidos, de uma hora, e também cursos superiores completos. Se o tempo for curto, invista em um curso de degustação. Assim você sairá de lá sabendo um pouco mais sobre diferenciar nomes como: Lager, Pilsen, Weiss, Witbier, Ipa, Bock, Stout, Porter e até a local Catarina Sauer.   

Blumenau

Definir quais cervejarias visitar não será tarefa fácil. Elas diferem não só nas cervejas, mas também no tipo de visita oferecida e na presença, ou não, de ambientes para degustação (como bares). A distância do Centro de Blumenau também pode ser um fator decisivo na escolha de quais serão visitadas, especialmente porque não é uma boa ideia beber e dirigir. Na falta de um motorista da rodada, o melhor será ir de táxi (que pode custar bem caro a depender da cervejaria) ou em um tour especializado que leva a várias cervejarias em um mesmo dia. Caso não esteja disposto a ir muito longe, não há com o que se preocupar. Em Blumenau, há bares especializados que oferecem dezenas de rótulos de cervejarias especiais de todo o Brasil e também do mundo. Não será preciso ir muito longe para experimentar vários bons chopes especiais. 

Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau

A região ao redor de Blumenau se especializou na produção da bebida e oficializou o Vale da Cerveja. Assim como existe o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, o Vale da Cerveja começa a ganhar força em Santa Catarina e cada vez mais atrai visitantes em busca do turismo especializado. É um bom percurso a ser seguido em uma viagem. Garantimos que novos sabores não faltarão! 

As principais cervejarias encontradas em Blumenau e arredores são: Eisenbahn, Bierland, Cerveja Blumenau, Container British Beer e Wunder Bier, todas em Blumenau; Schornstein em Pomerode; Das Bier em Gaspar; Handwerk em Ibirama; Zehn Bier em Brusque; Berghain, Blauer Berg e Borck em Timbó; Heimat em Indaial; Königs Bier em Jaraguá do Sul; Holzweg em Lontras; e a OPA Bier em Joinville.

Não será fácil escolher qual delas conhecer pessoalmente. Para ajudar nas visitas às cervejarias, montamos algumas sugestões de roteiro com locais que podem ser visitados em um mesmo dia e estão próximos a Blumenau. Alguns deles têm as fábricas abertas à visitação com tour guiado, outros oferecem espaços para degustação, porém sem visita à fábrica. Veja qual deles mais se adapta ao seu passeio e aproveite para degustar vários novos rótulos!

Roteiro 1 - Eisenbahn, Cerveja Blumenau e Wunder Bier

As três cervejarias estão localizadas próximas ao centro de Blumenau e são as mais fáceis de serem visitadas. Não será necessário gastar muito com deslocamento e o passeio pode tranquilamente ser feito por conta própria. A mais distante entre as três é a Cerveja Blumenau, localizada a 12km da Rua XV de Novembro. 

Blumenau

A Cervejaria Eisenbahn (R. Bahia, 5181) é a mais famosa entre as marcas catarinenses e está entre os passeios prediletos de quem vai à cidade. A fábrica não é aberta à visitação, entretanto há um delicioso bar com vista para os tonéis da bebida, de onde se vê o movimento da produção. Além de poder experimentar uma grande variedade de chopes, o cardápio oferece petiscos deliciosos para acompanhar a bebida. A lojinha também agrada. São vendidos copos, souvenirs e roupas com a marca, além, é claro, de muitas cervejas!  

Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau

A Cerveja Blumenau (R. Arnô Deling, 388) está entre as prediletas da Oktoberfest e cada dia conquista mais mais fãs cervejeiros. Os famosos rótulos Capivara, Frida e Ipê Amarelo fazem sucesso e podem ser degustados logo após uma visita à fábrica. A Blumenau está em fase de reformulação das instalações e prepara um belo bar para receber os visitantes, além da visita guiada à fábrica, recentemente ampliada. 

Blumenau

A Wunder Bier (R. Fritz Spernau, 155) está localizada em uma casinha estilo germânica e o bar (aberto de segunda a sábado, a partir de 18h) tem vista para a fábrica. O local oferece opções de chope como o Lager Hell, o Hefe-Weizen, o Schwarzbier (lager escura) e o WeinBier (chopp de vinho). Para acompanhar, vale experimentar alguns quitutes tipicamente alemães do cardápio. 

Roteiro 2 - Bierland, Container British Beer e Das Bier

Este roteiro é um dos melhores para quem deseja experimentar vários rótulos diferentes. As três são bem diferentes entre elas, não só nas cervejas, mas também no ambiente que oferecem para os frequentadores experimentarem os sabores locais. A Bierland e a Container são praticamente vizinhas e formam uma boa dupla para visitação. Já a Das Bier está um pouco mais distante, porém localizada dentro de um grande e convidativo parque. Vale até para passar o dia todo entre goles de chope e caminhadas pela natureza. As três cervejarias oferecem visitação com hora marcada. Antes de ir a uma delas, é melhor ligar e agendar o tour, caso deseje conhecer a fábrica.

Blumenau

A Cervejaria Bierland (R. Gustavo Zimmermann, 5361) já se tornou popular em muitas cidades brasileiras e por isso atrai grande número de visitantes. O tour pela fábrica é bem rapidinho e o bom mesmo é curtir os chopes disponíveis no bar com vista para os tonéis. Escolha entre a varanda ou o ambiente interno e aproveite para degustar vários tipos da bebida direto da fonte. A visita guiada tem custo de R$ 25, porém dá direito a um chope para degustação e uma garrafa de Bierland Pilsen para levar para casa. Vale completar o valor para levar uma cerveja mais cara no lugar da Pilsen. Boa relação custo/benefício! Visitas guiadas devem ser agendadas. 

Blumenau

Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau

A Container British Beer é a cervejaria que oferece o ambiente de bar mais interessante entre as opções de Blumenau. A Container surpreende os visitantes com um bar no melhor estilo dos pubs ingleses, sempre com excelente trilha sonora e o visual irresistível para os barris de chope da casa. É lugar para curtir sem pressa. Difícil vai ser querer ir embora. Aproveite e peça a régua de degustação para entrar no clima. A Container oferece um programa de visitação com custo de R$ 32 e duração de 1h30 no qual estão incluídos: palestra sobre a história da cerveja, visita guiada à fábrica, degustação de três estilos da marca e torneio de encher um pint inglês em uma bomba originalmente inglesa (participantes a escolher). Já o Pub funciona regularmente apenas de quarta a sábado à noite. Caso deseje uma visita diurna, será necessário agendar. Para conhecer a fábrica, também é necessário contato prévio. 

Blumenau

Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau

A Cervejaria Das Bier vai bem além de apenas um local para degustar algumas cervejas. Ela funciona em meio a uma grande área verde, rodeada por lagos com peixes e mata intensa. É um lugar para ir muito além de degustar alguns rótulos. Prefira ir à Das Bier durante o dia para aproveitar o espaço, não só a cerveja. Vale até pescar alguns peixes depois de visitar a fábrica. Nos finais de semana, o cardápio agrada, especialmente por servir feijoada a preço fixo.   

Blumenau

Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau

Roteiro 3 - Schornstein

A Cervejaria Schornstein, apesar de não estar localizada em Blumenau, está bem pertinho de lá e merece uma visita. Localizada na cidade mais alemã do Brasil, a Schornstein oferece uma das melhores cervejas de Santa Catarina. Original da cidade de Pomerode, a cervejaria agrada com rótulos especiais e uma lojinha repleta de bons produtos e um excelente bar para degustação. A Schornstein ainda não oferece visita à fábrica, mas de dentro da loja é possível ter uma boa ideia sobre o local, já que uma grande parede de vidro permite acompanhar a produção.

Blumenau

O Schornstein Kneipe - Bar Oficial está localizado no prédio ao lado, onde uma imponente chaminé de tijolos dá nome à Cervejaria Schornstein (que, em alemão, significa chaminé). O bar só funciona à noite, por isso estenda a sua visita a Pomerode até mais tarde. Aproveite para experimentar a régua de degustação das cervejas da casa, além de alguns petiscos tipicamente alemães. Beber o chope in loco é sempre melhor! 

Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau Blumenau

Bares em Blumenau

Os cervejeiros que não estiverem com disposição de ir até as fontes de chope nas fábricas ou não tiverem tempo poderão curtir dezenas de tipos de cerveja em Blumenau mesmo. Para isso, basta ir a um dos bares da cidade. A verdade é que em qualquer boteco e lanchonete há boas cervejas à venda, mas para aliar variedade, boa comida e música de qualidade, vale ir a alguns bares especialmente dedicados à cerveja.

O Bier Vila (Parque Vila Germânica) é o melhor bar de Blumenau para quem deseja experimentar vários chopes e cervejas especiais. O lugar tem mais de 20 opções de chopes e dezenas de rótulos de cervejas à disposição dos apreciadores da bebida. O ambiente é aberto e dentro da charmosa Vila Germânica. No cardápio, há várias opções de pratos típicos a bons preços. As opções vão de marreco recheado, salsichas alemãs e hackepeter ao clássico eisbein. Quem preferir poderá experimentar também autênticas comidas de boteco, tudo regado a muita cerveja de qualidade, claro! Na dúvida, peça os kits degustação, com quatro copos de 150 ml de diferentes chopes. O Bier Vila permanece aberto durante a Oktoberfest e é um dos melhores pontos para compra durante a festa. 

Blumenau

Para quem quer um ambiente mais clássico, com música de excelente qualidade, a melhor opção é o The Basement English Pub (R. Paul Hering, 35), com rótulos de cervejas especiais, bons chopes e show ao vivo com bom repertório. Se a vontade for por um lugar para relaxar, curtir sem preocupação e com boa comida, vale ir ao Thapyoca, com boa varanda de frente para o rio itajaí-Açu. Mas se você quer mesmo é ver muita gente e ficar no meio do "auê", o melhor é o bem localizado Tunga. O bar, no centro da Rua XV de Novembro, é sempre boa pedida pra um chope de última hora e ainda tem vista para o Castelinho. Vale pela bagunça.   

Blumenau

  • Parque-vila-germanica

    Parque Vila Germânica

    Nota:  de 10 (0)

    As casinhas em estilo germânico que reproduzem vilas do interior da Alemanha fazem do Parque Vila Germânica um dos mais belos espaços de Blumenau. O local é um grande complexo de entretenimento e centro de convenções, onde tudo funciona ao mesmo tempo. Nos enormes galpões da Vila Germânica é onde acontece a...

Tudo que você precisa saber sobre Blumenau!

Esse texto sobre Cervejarias e bares em Blumenau faz parte do guia de Blumenau no Melhores Destinos

Comentários para Cervejarias e bares em Blumenau

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.