Pontos turísticos de Blumenau
A cidade de Blumenau tem o foco do turismo voltado para as cervejarias especiais. Entretanto, a cidade oferece outras atrações não necessariamente ligadas à cerveja. Entre um copo e outro de chope, você poderá conhecer mais sobre a cultura germânica, visitar alguns museus que contam como se desenvolveu Blumenau e passear pelos cantinhos da cidade mais populares entre os moradores. Se o seu objetivo for mesmo conhecer as cervejas locais, veja mais no post especial sobre as cervejarias de Blumenau. Mas se você busca dar um intervalo nas degustações, aproveite para visitar alguns dos pontos turísticos da cidade.
O maior ícone da cidade de Blumenau, e local predileto entre os turistas que chegam à cidade, é o Parque Vila Germânica. O local, que funciona como um centro de convenções, é palco da Oktoberfest de Blumenau e também de grandes feiras, como o Festival Brasileiro da Cerveja. A boa notícia é que a Vila Germânica permanece aberta durante todo o ano para o público. O espaço reproduz uma pequena vila do interior da Alemanha e oferece diversas lojas e bares para quem deseja entrar no clima da região. É ponto turístico obrigatório, especialmente pela boa variedade de chopes e comidas típicas germânicas disponíveis.
Uma boa maneira de entrar em contato com os moradores e também com a cidade é percorrer a Rua XV de Novembro. Ela é a principal avenida de Blumenau e está repleta de comércios e lojas com produtos típicos da região (especialmente produtos com a temática da Oktoberfest). Ao caminhar, não deixe de reparar nas casas em estilo enxaimel. Apesar de quase nenhuma delas ser original (infelizmente é verdade), elas formam belos cenários para fotos. As mais chamativas da rua são o Castelinho — uma grande casa onde funciona a loja Havan — e o prédio da Prefeitura de Blumenau, onde uma locomotiva de época e um relógio de flores ajudam a compor a cena. Se quiser mesmo ver uma construção original, procure a pequena casa com anões na sacada. Ainda na Rua XV de Novembro, não deixe de visitar a Catedral São Paulo, a Fundação Cultural São Paulo e o Biergarten, um charmoso jardim de frente para o rio Itajaí-Açu.
A história de Blumenau está intimamente ligada à chegada dos imigrantes alemãs ao sul do Brasil. Para entender um pouco mais sobre como se desenvolveu a cultura de Blumenau, as tradições culinárias, o estilo arquitetônico e até mesmo o gosto pela cerveja, vale visitar alguns dos museus da cidade. Eles são pequeninos e você poderá percorrer vários deles em um mesmo dia. Para ir fundo nas tradições, visite o Museu da Família Colonial e o Museu de Hábitos e costumes. Se o interesse for pelos nomes que ajudaram a fundar a cidade, visite o Museu Hering e o Mausoleu Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Para saber mais sobre a produção de peças em vidro e cristal, vá ao Glas Park Museu do Cristal. Mas se você quiser mesmo continuar na temática cervejeira, dê uma volta pelo Museu da Cerveja.
As atrações turísticas de Blumenau não levam muito tempo para serem visitadas e em dois dias será possível percorrer todas elas. Depois disso, invista na rota de cervejarias e em atrações próximas, como a cidade de Pomerode e o Parque Beto Carrero World.