Quando ir a Blumenau

Considerada a Capital Brasileira da Cerveja, Blumenau atrai turistas especialmente nos períodos do ano em que recebe festivais especialmente voltados para a bebida. O maior e mais famoso deles é a Oktoberfest. A festa, inspirada na Oktoberfest da Alemanha, acontece sempre no mês de outubro e tem duração de 19 dias. O período da Oktoberfest é extremamente disputado e a rede hoteleira de Blumenau permanece 100% ocupada durante todos os dias da festa. Caso opte por ir à cidade durante a Oktoberfest e não encontre vaga nos hotéis, procure hospedagem também nas cidade de Brusque, Navegantes, Penha e Balneário Camboriú (veja mais em onde se hospedar em Blumenau). 

Quem gosta da Oktoberfest, mas não pode estar em Blumenau no mês de outubro, não precisa se preocupar. Durante o mês de janeiro, acontece em Blumenau a Sommerfest, conhecida como a Oktoberfest de Verão! O evento acontece às quintas e sextas, no mesmo esquema da Oktoberfest, e é excelente para quem deseja aliar cerveja às praias do Balneário Camboriú. Nada mal experimentar alguns chopes no verão catarinense. 

Outro evento que leva muitos cervejeiros a Blumenau é o Festival da Cerveja, que acontece sempre em março. O encontro tem duração de quatro dias e é o momento ideal para quem quer curtir a bebida sem necessariamente entrar no clima de festa da Oktober. São mais de 600 rótulos à disposição para serem degustados.

Fora da rota cervejeira, mas ainda no Parque Vila Germânica (onde acontecem todos os outros eventos cervejeiros), a cidade de Blumenau atrai turistas para o evento Magia de Natal. Seguindo a tradição de cidades como Gramado, Blumenau também oferece show e desfiles temáticos para quem deseja entrar no clima natalino, sem falar em toda a decoração especial que a Vila Germânica recebe para encantar os turistas e moradores. O Magia de Natal acontece nos meses de novembro e dezembro. 

Clima

Blumenau é um bom destino para ser visitado durante todo o ano. A cidade apresenta verões chuvosos e quentes e invernos com temperaturas mais amenas e menor incidência de chuva, porém não chega a ser um período de estiagem. A umidade e índice pluviométrico se mantêm altos durante todo o ano. Não há uma estação que chegue e apresentar períodos de seca. 

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico:  

  • Janeiro - 20.2°C / 29.3°C / 187 mm 
  • Fevereiro - 20°C / 28.9°C / 190 mm 
  • Março - 18.5°C / 27.6°C / 145 mm 
  • Abril - 16.2°C / 25.7°C / 109 mm 
  • Maio - 13.2°C / 23°C / 99 mm 
  • Junho - 11.5°C / 21.3°C / 103 mm 
  • Julho - 11.1°C / 21.1°C / 76 mm 
  • Agosto - 12.3°C / 21.5°C / 106 mm 
  • Setembro - 14.2°C / 22.5°C / 128 mm 
  • Outubro - 16°C / 24.1°C / 142 mm 
  • Novembro - 17.7°C / 26.3°C / 116 mm 
  • Dezembro - 18.6°C / 27.6°C / 139 mm 

Meses menos chuvoso: junho, julho e agosto; 

Alta temporada: Outubro, durante a Oktoberfest. 

*Com dados do Climate Data Org

Tudo que você precisa saber sobre Blumenau!

Esse texto sobre Quando ir a Blumenau faz parte do guia de Blumenau no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Blumenau

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.