O que fazer em Blumenau e na Oktoberfest
Blumenau está intimamente ligada ao turismo cervejeiro, especialmente à Oktoberfest. E, vamos ser honestos, a festa é realmente incrível! Difícil pensar em uma visita a Blumenau sem cogitar tomar alguns chopes na charmosa Vila Germânica. Entretanto, se por algum motivo (como a falta de hotéis) você não puder estar em Blumenau no mês de outubro para a maior festa alemã do Brasil, não se preocupe! Blumenau vive o universo cervejeiro durante todo o ano, com eventos como o Festival Brasileiro da Cerveja e o Sommerfest. Além das festas, a cidade é repleta de cervejarias especiais e oferece bares sempre com excelentes chopes. Nem é preciso estar durante a Oktoberfest para curtir a veia cervejeira de Blumenau. Veja mais sobre a Oktoberfest e as cervejarias de Blumenau.
Para melhorar a experiência etílica, lembre-se de que a tradição germânica não está apenas na cerveja! Aproveite para experimentar os pratos típicos alemães que fazem a festa dos amantes da gastronomia repleta de sabor e, por que não, gorduras e calorias. Os restaurantes da cidade oferecem, a ótimos preços, refeições dignas das vilas mais tradicionais da Alemanha. Algumas refeições são tão fartas que você terá a certeza de não conseguir levantar vivo da mesa. Voltar de Blumenau com alguns quilos a mais, seja pela cerveja ou pela comida, não será surpresa! Veja mais sobre os restaurantes de Blumenau.
Se o interesse pelas tradições for além da mesa e das bebidas, vale visitar os pontos turísticos e museus da cidade, onde é possível conhecer mais sobre as origens de Blumenau. Alguns espaços contam como se formou a tradicional indústria têxtil e de cristais, assim como a origem germânica dos imigrantes da região. Comece pela Rua XV de Novembro. Por lá, será possível ver alguns dos principais cartões postais da cidade, como o Castelinho da Havan e o edifício da Prefeitura de Blumenau. Os dois reproduzem o estilo da arquitetura enxaimel, característica da região. A Rua XV de Novembro é também um dos pontos prediletos para os moradores, especialmente aos domingos, quando o local permanece fechado para os carros e é tomado por ciclistas, crianças brincando e deliciosas feiras. Veja mais sobre os pontos turísticos de Blumenau.
Está organizando uma viagem pra Blumenau? Então confira as dicas de onde ficar e algumas sugestões de hospedagem na região!
Para quem busca boas opções compras, Blumenau pode render excelentes aquisições. A cidade é polo de produção têxtil e de peças de cristal. Outlets ajudam a economizar e são boas pedidas para aquisição de roupas de cama, mesa e banho, assim como de taças de cristais. Não vamos, é claro, esquecer das cervejas! Deixe espaço na mala para levar algumas garrafas para casa. Para comprar souvenirs, acessórios e roupas para a Oktoberfest, o melhor lugar é a Rua XV de Novembro, onde várias lojas especializadas oferecem de canecas a roupas típicas. Veja mais sobre compras em Blumenau.
Quem estiver com mais tempo na cidade poderá investir em passeios para regiões próximas a Blumenau. O Vale da Cerveja e a Rota do Enxaimel, no Vale Europeu, são os dois principais percursos de Santa Catarina que passam por Blumenau. Não deixe de visitar a encantadora Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, e comer um delicioso prato típico germânico. Vale também conhecer a Vila Itoupava, onde há grande concentração de casas em estilo enxaimel.
Se o desejo for por diversão além da cerveja, dê um pulinho no Beto Carrero World e no Balneário Camboriú. Afinal, quem resiste a montanhas russas e praias?