Como se locomover em São Sebastião
São Sebastião conta com mais de trinta praias ao longo de 100 km no litoral norte de São Paulo. Percorrer todas elas não é tarefa fácil, especialmente em se tratando de um destino tão disputado pelos moradores das cidades vizinhas durante o verão e feriados prolongados. Muitas vezes com trânsito bem lento e grandes engarrafamentos, São Sebastião pode ser um teste de paciência em dias de alta temporada. Fora dos períodos mais concorridos, São Sebastião ganha ares mais calmos e trânsito bem mais tranquilo. Acredite! Você terá experiências bem distintas entre a alta e a baixa temporada.
São Sebastião de carro
Para quem pretende explorar diversas faixas de areia em São Sebastião o mais recomendado é viajar de carro. O automóvel dá autonomia para visitar praias mais distantes e isoladas e permite liberdade de horário e itinerário. A má notícia é que nos dias de grande movimento a cidade pode ficar intransitável e você perderá tempo demais preso ao voltante. Para dias de cidade muito cheia, o mais recomendado é escolher praias mais próximas à hospedagem e transitar em distâncias curtas. Se possível, evite até mesmo ir de carro e prefira percursos a pé, de bike ou de ônibus.
Quem viajar de carro deve pensar em alguns detalhes importantes. Um deles é escolher hotéis e pousadas que tenham vaga de estacionamento em área particular. Isso faz diferença especialmente nos dias em que houver grande fluxo de turistas. Outro quesito importante é o custo com estacionamento e a eterna busca por vagas. Em algumas praias, especialmente as localizadas à beira da rodovia, não há locais para estacionamento e os carros costumam parar no acostamento. Multas são bem comuns na região. Fique atento e prefira pagar por uma vaga em estacionamento particular para não levar alguns pontos na carteira de bobeira. Aliás, multa é um grande problema nas estradas de São Sebastião. Atente-se aos radares de velocidade. Eles estão ao longo de toda a rodovia e costumam dar prejuízo aos motoristas.
São Sebastião de ônibus
O transporte público em São Sebastião é bastante eficiente e ajuda um bocado a vida dos viajantes sem carro. Quem não estiver motorizado poderá tranquilamente transitar de ônibus pela cidade. Você terá mais tempo para curtir a paisagem e não ficará tão estressado com o trânsito, além, claro, de não precisar procurar vagas de estacionamento. É mais econômico, certamente!
Apesar de muito prático, o ônibus tem alguns quesitos negativos que devem ser levados em consideração. O transporte público nem sempre chega ao itinerário ou horário desejado pelo turista. É preciso se adequar às rotas e tempo das viagens. Os ônibus também não costumam parar exatamente à beira da praia e muitas vezes é necessário percorrer um trajeto a pé para chegar ao destino final. São pontos que devem ser avaliados na hora de escolher usar o transporte público.
Para encontrar o ônibus certo, basta usar aplicativos de locomoção. Na cidade de São Sebastião, todo o transporte público é operado pela Eco Bus (Auto Viação São Sebastião) e monitorado pelo aplicativo CittaMobi, que permite o controle do horário dos ônibus e melhor organização do itinerário.
São Sebastião de táxi ou aplicativos de locomoção
Na cidade de São Sebastião, estão disponíveis serviços de locomoção por aplicativo de celular, como Uber, 99 Pop e também táxi. Para quem não quer alugar um carro, mas não abre mão de conforto, a opção é especialmente interessante em rotas mais curtas ou para quem está em grupo e pode dividir o valor da corrida. Na hora de usar o aplicativo, fique atento para o sinal de telefonia. Em algumas praias pode não pegar celular, o que dificultará chamar o serviço. Nesses casos, vale até combinar um horário com o motorista para ele voltar mais tarde.
São Sebastião a pé ou de bike
Se a sua ideia é curtir apenas uma praia e ficar mais próximo à sua pousada, o mais recomendado é circular a pé ou de bike. O trânsito em São Sebastião nem sempre é amigável e você terá dias mais tranquilos caso evite as horas de engarrafamento, principalmente nos feriados. Para deslocamentos curtos, bicicletas e caminhadas são ideais.
São Sebastião pelo mar
Com um litoral tão extenso, é claro que vale se locomover entre as praias e ilha pelo mar. Você poderá fazer alguns passeios de barco, lancha ou catamarã; pegar um barco para ir até uma ilha e depois retornar; e alugar uma prancha de SUP ou um caiaque para remar. Vale tudo!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.