Como se locomover em São Sebastião

São Sebastião conta com mais de trinta praias ao longo de 100 km no litoral norte de São Paulo. Percorrer todas elas não é tarefa fácil, especialmente em se tratando de um destino tão disputado pelos moradores das cidades vizinhas durante o verão e feriados prolongados. Muitas vezes com trânsito bem lento e grandes engarrafamentos, São Sebastião pode ser um teste de paciência em dias de alta temporada. Fora dos períodos mais concorridos, São Sebastião ganha ares mais calmos e trânsito bem mais tranquilo. Acredite! Você terá experiências bem distintas entre a alta e a baixa temporada.

São Sebastião de carro

Para quem pretende explorar diversas faixas de areia em São Sebastião o mais recomendado é viajar de carro. O automóvel dá autonomia para visitar praias mais distantes e isoladas e permite liberdade de horário e itinerário. A má notícia é que nos dias de grande movimento a cidade pode ficar intransitável e você perderá tempo demais preso ao voltante. Para dias de cidade muito cheia, o mais recomendado é escolher praias mais próximas à hospedagem e transitar em distâncias curtas. Se possível, evite até mesmo ir de carro e prefira percursos a pé, de bike ou de ônibus.

Quem viajar de carro deve pensar em alguns detalhes importantes. Um deles é escolher hotéis e pousadas que tenham vaga de estacionamento em área particular. Isso faz diferença especialmente nos dias em que houver grande fluxo de turistas. Outro quesito importante é o custo com estacionamento e a eterna busca por vagas. Em algumas praias, especialmente as localizadas à beira da rodovia, não há locais para estacionamento e os carros costumam parar no acostamento. Multas são bem comuns na região. Fique atento e prefira pagar por uma vaga em estacionamento particular para não levar alguns pontos na carteira de bobeira. Aliás, multa é um grande problema nas estradas de São Sebastião. Atente-se aos radares de velocidade. Eles estão ao longo de toda a rodovia e costumam dar prejuízo aos motoristas.

São Sebastião de ônibus

O transporte público em São Sebastião é bastante eficiente e ajuda um bocado a vida dos viajantes sem carro. Quem não estiver motorizado poderá tranquilamente transitar de ônibus pela cidade. Você terá mais tempo para curtir a paisagem e não ficará tão estressado com o trânsito, além, claro, de não precisar procurar vagas de estacionamento. É mais econômico, certamente! 

Apesar de muito prático, o ônibus tem alguns quesitos negativos que devem ser levados em consideração. O transporte público nem sempre chega ao itinerário ou horário desejado pelo turista. É preciso se adequar às rotas e tempo das viagens. Os ônibus também não costumam parar exatamente à beira da praia e muitas vezes é necessário percorrer um trajeto a pé para chegar ao destino final. São pontos que devem ser avaliados na hora de escolher usar o transporte público.

Para encontrar o ônibus certo, basta usar aplicativos de locomoção. Na cidade de São Sebastião, todo o transporte público é operado pela Eco Bus (Auto Viação São Sebastião) e monitorado pelo aplicativo CittaMobi, que permite o controle do horário dos ônibus e melhor organização do itinerário.

São Sebastião de táxi ou aplicativos de locomoção

Na cidade de São Sebastião, estão disponíveis serviços de locomoção por aplicativo de celular, como Uber, 99 Pop e também táxi. Para quem não quer alugar um carro, mas não abre mão de conforto, a opção é especialmente interessante em rotas mais curtas ou para quem está em grupo e pode dividir o valor da corrida. Na hora de usar o aplicativo, fique atento para o sinal de telefonia. Em algumas praias pode não pegar celular, o que dificultará chamar o serviço. Nesses casos, vale até combinar um horário com o motorista para ele voltar mais tarde. 

São Sebastião a pé ou de bike

Se a sua ideia é curtir apenas uma praia e ficar mais próximo à sua pousada, o mais recomendado é circular a pé ou de bike. O trânsito em São Sebastião nem sempre é amigável e você terá dias mais tranquilos caso evite as horas de engarrafamento, principalmente nos feriados. Para deslocamentos curtos, bicicletas e caminhadas são ideais.

São Sebastião pelo mar

Com um litoral tão extenso, é claro que vale se locomover entre as praias e ilha pelo mar. Você poderá fazer alguns passeios de barco, lancha ou catamarã; pegar um barco para ir até uma ilha e depois retornar; e alugar uma prancha de SUP ou um caiaque para remar. Vale tudo!

Tudo que você precisa saber sobre São Sebastião!

Esse texto sobre Como se locomover em São Sebastião faz parte do guia de São Sebastião no Melhores Destinos

Comentários para Como se locomover em São Sebastião

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.