Praias de São Sebastião

São Sebastião está entre os destinos de praia mais populares do litoral norte de São Paulo. Com atrações como a Praia de Maresias, Praia de Juquehy e Praia de Boiçucanga, São Sebastião atrai um grande número de visitantes, especialmente nos dias de alta temporada, como finais de semana de sol, feriados prolongados e todo o verão. Ainda que seja bem disputada nesses períodos, fora da alta temporada São Sebastião costuma ser tranquila e oferece até mesmo algumas praias quase desertas, como a Praia de Calhetas, Praia do Santiago e a Praia Brava do Camburi. São mais de trinta belas porções de areia e uma delas certamente irá agradar. 

As melhores praias de São Sebastião estão localizadas ao sul do Centro (sentido a Bertioga). Apesar de haver praias também ao norte (sentido Caraguatatuba), elas não estão entre as mais bonitas da região. Se quiser ir direto ao ponto, siga rumo ao sul, começando pela Praia de Barequeçaba e aproveite para parar em quantas porções de areia for possível.

A maioria das praias de São Sebastião é acessível de carro, com exceção de algumas poucas com trajetos de trilhas e outras com acesso apenas pelo mar, com as praias das ilhas. Ao viajar para São Sebastião, o importante é ter em mente que quanto mais gente estiver na cidade, maior será o trânsito a enfrentar. Para evitar perder tempo demais em deslocamentos entre as praias, procure montar roteiros com faixas de areia próximas. Dê preferência também a hospedagens que estejam localizadas perto das suas praias favoritas. Quanto menos tempo na estrada, mais tempo no mar.

As praias de São Sebastião quase sempre oferecem infraestrutura, seja de uma simples barraquinha, seja de restaurantes badalados. Ótimo para quem não abre mão de serviços como comida, bebida e aluguel de barracas. Caso vá a uma praia mais deserta, fique atento para não passar aperto. O ideal é levar o necessário para passar o dia sem se preocupar. Em praias mais movimentadas, é certo que haverá bons restaurantes com pé na areia, barraquinhas com sombras convidativas, cerveja gelada e drinques para alegrar ainda mais o dia.

Se você nunca esteve em São Sebastião e está com dúvida sobre qual praia escolher, temos algumas sugestões para você. Mas se você já esteve por lá diversas vezes e não desapega nunca da sua praia favorita, que tal experimentar algumas novidades desta vez? Aproveite! São muitas praias para curtir.

Da Praia de Barequeçaba até a Praia de Maresias

O trajeto que liga a Praia de Barequeçaba à Praia de Maresias tem 21 km de extensão e é repleto de praias. Esse é um bom trecho para ser percorrido em dois ou três dias de passeio. Tudo depende do seu tempo disponível. Se você está hospedado no Centro ou em Maresias, aproveite para conhecer as praias desse roteiro.

Barequeçaba é a primeira praia do circuito a partir do Centro e rumo a Maresias. Com mar calmo e faixa de areia longa e compacta, ela é ideal para os mais esportistas e também para famílias com crianças pequenas. Logo depois, a Praia do Guaecá encanta pela calmaria do cenário emoldurado por costões recobertos de verde. É uma boa praia para quem busca sossego. Aproveite a sombra das árvores e relaxe diante do mar.

Continuando pela Rio-Santos, um conjunto de três praias rende um passeio de dia inteiro. A primeira é a Praia do Toque-Toque Grande, que tem linda paisagem preservada e permanece tranquila mesmo nos dias em que a cidade está muito cheia. Adiante, a escondida Praia de Calhetas está entre as mais bonitas de São Sebastião. Com acesso a pé por uma propriedade particular, Calhetas oferece duas faixas de areia separadas por uma península que segue pelo mar. Saindo de Calhetas, conheça a Praia do Toque-Toque Pequeno. Com mar de tombo e cercada de muito verde, essa tranquila praia é reduto de pescadores e parece uma pequena vila de interior.

Já quase em Maresias, a Praia de Santiago é um dos poucos redutos onde o campismo é permitido na região. Cercada por natureza preservada, Santiago tem mar límpido e muita sombra. A praia é extremamente tranquila e chega a ficar deserta quando a cidade está com pouco movimento. Boa opção para fugir do público dos feriados. Bem pertinho de Santiago, a Praia do Paúba é a última antes de chegar a Maresias. Apesar da vizinha superbadalada, a Paúba se mantém com ar de vilarejo caiçara, onde reina a calmaria. A posição estratégica, longe da rodovia, ajuda a preservá-la assim.

A Praia de Maresias é a principal praia de São Sebastião e, de tão importante, muitos turistas acham que ela é uma cidade. Principal destino do litoral norte de São Paulo, Maresias atrai pela boa infraestrutura, grande número de pousadas e fartura de restaurantes. Sem falar na balada, que é uma das mais famosas do Brasil. A Praia de Maresias é especialmente interessante para os atletas do surfe, que encontram por lá excelentes ondas. Quem não é adepto das manobras não terá problema em curtir o mar, que em diversos trechos é tranquilo para banho. Essa é a praia ideal para quem busca conforto aliado a bons serviços e agito.

Da Praia de Boiçucanga até a Praia de Juquehy

Logo depois da Praia de Maresias, você encontrará a Praia de Boiçucanga, também uma das mais populares e movimentadas de São Sebastião. De Boiçaucanga até a Praia da Juquehy o percurso tem apenas 14 km e rende belos passeios. A Praia de Boiçucanga se destaca pela grande faixa de areia, um lindo pôr do sol e grande oferta de serviços, restaurantes e pousadas. O lugar é bem desenvolvido e divide com o Centro de São Sebastião o posto de principal área comercial da região. Ah! Vale dizer que um pouco antes, entre a Praia de Boiçucanga e a Praia de Maresias, você poderá conhecer a Praia Brava de Boiçucanga, um dos paraísos escondidos da região. Com acesso por trilha, essa praia se mantém intocada e quase sempre vazia. Ideal para quem curte praias desertas e ainda selvagens.

Depois da Praia de Boiçucanga, a dupla formada pela Praia do Camburizinho e Praia do Camburi encanta pelo visual e tranquilidade. Com mar calmo, areia fofa e cercadas por boas pousadas e restaurantes, Camburizinho e Camburi são separadas por uma península e um rio. Ao visitá-las, não deixe de caminhar até a ponta que segue mar adentro, de onde é possível ver ambas as praias. Passar o dia entre as duas faixas de areia é uma excelente pedida para um passeio sem grandes deslocamentos. 

Ao sair de Camburizinho e Camburi, siga rumo à Praia da Baleia, onde a faixa de areia é longa e compacta e o mar varia entre tranquilo e com boas ondas para o surfe. Ideal para a prática de esportes e para famílias com crianças. A Praia da Baleia é um reduto delicioso para um dia tranquilo de frente para o mar. Com cantinhos mais desertos e outros com quiosques, ela agrada a todos.

A próxima praia desse trecho de São Sebastião é a Praia da Barra do Sahy, um dos mais deliciosos redutos em meio à natureza ainda preservada em São Sebastião. A Barra do Sahy é cercada por uma pequena vila de pescadores, conta com uma charmosa capelinha entre o rio e o mar e a vida na praia segue em ritmo lento, como bem deve ser um dia de descanso. Pegue uma sombra sob as amendoeiras, estenda a canga e aproveite a calmaria daquele mar. 

Se ainda sobrar tempo no dia ou você estiver em busca de uma praia com mar calmo, sem quiosques ou restaurantes, vale seguir até a Praia Preta. Com faixa de areia curta e quase sem ondas, essa praia agrada pela tranquilidade. Apesar de a coloração da areia ser mais escura, o mar é bem transparente.

Logo a seguir, não perca Juquehy! Queridinha entre os turistas, a Praia de Juquehy é um dos melhores destinos de São Sebastião para quem gosta de praia com infraestrutura. Apesar de muito popular, Juquehy é sempre mais tranquila que outras praias também famosas, como Maresias e Boiçucanga. O agito é na medida exata para quem gosta de praia animada e também para os que preferem ambientes menos tumultuados. A faixa de areia é longa e ideal para os dois públicos. A região nos arredores da praia é um mix de residencial e comercial, com boas pousadas e restaurantes. Hospedar-se por lá garante dias de descanso sem precisar se deslocar para nenhum outro lugar; ótimo para os dias de feriados prolongados, quando as estradas ficam lotadas. Aproveite Juquehy para alugar uma bike, praticar esportes e curtir sem pressa.

Da Praia da Barra do Una até a Praia da Boraceia

Este é o último trecho de praias em São Sebastião antes de chegar a Bertioga. Logo depois de Juquehy, a Praia da Barra do Una é um dos redutos mais especiais da cidade. Barra do Una se difere das demais praias por unir bem o banho de mar ao banho de rio. O encontro dos dois forma uma bela marina, onde barcos e lanchas fazem a felicidade dos turistas. Os restaurantes, localizados à beira-rio, servem deliciosas refeições, enquanto os barcos oferecem passeios para as principais ilhas de São Sebastião.

Pertinho da Barra do Una, a faixa de areia seguinte é a Praia do Engenho. Afastada da estrada principal e escondida por casas de luxo, a Praia do Engenho é um reduto pouco procurado por quem não mora na vizinhança. A faixa de areia é curta e o mar, com poucas ondas, é um convite a todos. Na praia, não há restaurantes, apenas algumas barraquinhas. A pouca infraestrutura ajuda a manter a Praia do Engenho tranquila, mas como há muitas casas nos arredores, dificilmente ela fica vazia.

Seguindo a estrada, você encontrará a Praia da Jureia, uma das melhores opções de São Sebastião para quem não quer agito e procura praias sem restaurantes ou grandes construções nos arredores. O ambiente é cercado por natureza, a praia tem boas ondas, há uma deliciosa lagoa na ponta esquerda e a areia é branca e fofinha; é uma daquelas faixas de areia gostosas de deitar à sombra e ouvir o barulho do mar.

Para fechar o circuito de praias de continente em São Sebastião, visite a Praia da Boraceia. Última praia da cidade, a Boraceia faz fronteira com Bertioga e oferece visual para as montanhas da Serra do Mar. Com faixa de areia bem longa e compacta, é ideal para a prática de esportes. Quase toda a extensão da praia é ao longo da BR-101, o que facilita bastante o acesso. 

Praias nas ilhas de São Sebastião

Em São Sebastião, há mais de trinta praias para curtir os dias de folga e algumas delas estão localizadas em lindas porções de terra em meio ao mar. Para visitar algumas das ilhas da região, vale fazer passeios de lancha e escuna, alugar uma prancha de SUP, um caiaque ou mesmo contratar um barqueiro apenas te deixar em uma dessas pequenas porções de paraíso. 

A atração mais procurada entre os turistas são As Ilhas, que, apesar do nome plural, na verdade é uma porção de terra apenas. Nas Ilhas, há duas praias e também bons pontos para a prática de snorkel e trilhas. A Ilha dos Gato também é uma boa pedida para quem busca mar extremamente transparente e uma praia pequena e tranquila. Já quem prefere a prática de snorkel e mergulho vai se divertir em passeios para a Ilha das Couves, a Ilha do Montão de Trigo e o Arquipélago dos Alcatrazes. O importante é desapegar do continente e pegar um barco para explorar um pouco mais do mar de São Sebastião.

  • Arquipélago de Alcatrazes

    Nota:  de 10 (0)

    Refúgio de vida silvestre antes fechado à visitação turística, o Arquipélago de Alcatrazes teve o acesso liberado no final de 2018 e hoje a unidade de conservação oferece um lindo visual tanto fora quanto dentro da água. Com grande biodiversidade, Alcatrazes tem mais de 1300 espécies entre fauna e flora,...

  • As-ilhas

    As Ilhas

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos passeios favoritos entre os turistas que visitam São Sebastião, As Ilhas estão também entre os mais belos cenários do litoral norte de São Paulo. Quem as avista a partir do continente tem a impressão de ver três ilhas, mas, na prática, todas são conectadas e formam uma única...

  • Ilha-das-couves-de-sao-sebastiao

    Ilha das Couves de São Sebastião

    Nota:  de 10 (0)

    Bem pertinho da costa de São Sebastião, a Ilha das Couves é um ótimo ponto para quem curte a prática de snorkeling. Apesar de não ter praia, a ilha permite o desembarque de passageiros (com número limitado por dia) e tem até um camping para quem deseja mais isolamento, coordenado por um simpático casal que...

  • Ilha-dos-gatos

    Ilha dos Gatos

    Nota:  de 10 (0)

    Antiga sede de uma mansão milionária, a Ilha dos Gatos hoje abriga apenas as ruínas da construção e a casa do antigo caseiro, que hoje é guardião do lugar. Com vista privilegiada para o lindo cenário de São Sebastião, a praia da Ilha dos Gatos é pequenina e o mar maravilhoso, com água...

  • Praia Brava de Boiçucanga

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das poucas praias desertas de São Sebastião, a Praia Brava de Boiçucanga atrai principalmente os praticantes de surfe. Cercada por natureza intocada, com mar agitado e boas ondas, ela é perfeita para quem deseja investir em algumas manobras. Se o que você procura é um paraíso ainda pouco explorado em meio ao litoral de...

  • Praia-da-baleia

    Praia da Baleia

    Nota:  de 10 (0)

    Com faixa de areia firme e extensa, a Praia da Baleia é excelente para quem deseja praticar esportes como corrida, futebol e vôlei. É uma praia ideal para quem não gosta de areia fofa e prefere um solo mais durinho para passar o dia. O mar na Praia da Baleia varia bastante e há trechos ideais para a prática de surfe e também...

  • Praia-da-barra-do-sahy

    Praia da Barra do Sahy

    Nota:  de 10 (0)

    O charmoso vilarejo que cerca o acesso à Barra do Sahy ajuda a entrar no clima dessa praia. Com jeito rústico, ambiente preservado e lindo cenário, a Praia da Barra do Sahy figura na lista das mais bonitas desse pedaço do Litoral Norte de São Paulo. Por lá, a vida anda em ritmo próprio e é possível passar dias...

  • Praia-da-barra-do-una

    Praia da Barra do Una

    Nota:  de 10 (0)

    A Barra do Una tem características bem especiais que a diferem de todas as outras praias do litoral de São Sebastião. Com um lindo encontro do mar com o Rio Una, em trecho navegável, a Barra do Una atrai grande número de embarcações que movimentam a região. É o lugar ideal para quem curte passeios de lancha,...

  • Praia-da-boraceia

    Praia da Boraceia

    Nota:  de 10 (0)

    Localizada na divisa entre São Sebastião e Bertioga, a Praia da Boraceia é uma das mais extensas da região. Com larga faixa de areia compacta, Boraceia é ideal para quem busca uma boa área para a prática de esportes. Vale correr, caminhar, andar de bike, jogar frescobol e até montar um gol para aquele futebol de fim de...

  • Praia-da-jureia

    Praia da Jureia

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia da Jureia é um achado em São Sebastião para quem gosta de praias cercadas apenas pela natureza. Apesar de ter algumas casas de veraneio nos arredores, o visual da Jureia se mantém quase intocado. Protegida nas duas pontas por morros recobertos pela Mata Atlântica, com sombras de coqueiros e amendoeiras e areia branca e fofa, a Praia...

  • Praia-de-barequecaba

    Praia de Barequeçaba

    Nota:  de 10 (0)

    Localizada a 6,5 km do centro de São Sebastião, a Praia de Barequeçaba é uma boa pedida para quem está hospedado na região e não quer fazer longos deslocamentos. A praia tem mar extremamente calmo, faixa de areia longa e bem compacta e é ideal para a prática de esportes, como corrida, futebol e frescobol....

  • Praia-de-boicucanga

    Praia de Boiçucanga

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Boiçucanga é uma das mais movimentadas de São Sebastião. Com ampla rede de comércio e pousadas nos arredores, além de diversos restaurantes e quiosques à beira-mar, Boiçucanga é a praia ideal para quem não abre mão de agito, movimento e infraestrutura completa. A  longa faixa de...

  • Praia-de-calhetas

    Praia de Calhetas

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Calhetas é uma das mais bonitas entre as praias de São Sebastião. Localizada em uma península que segue em direção ao mar, Calhetas tem duas praias distintas, uma de cada lado da faixa de areia. Você poderá escolher o seu visual predileto para curtir o dia de sol. A paisagem é linda para ambos os...

  • Praia-de-camburi

    Praia de Camburi

    Nota:  de 10 (0)

    Camburi está entre as praias mais badaladas de São Sebastião. Cercada por restaurantes elaborados e pousadas aconchegantes, é um bom reduto para dias de descanso sem abrir mão do agito. A praia é movimentada na medida certa, com ampla oferta de serviços à beira-mar e gente interessante na faixa de areia. A Praia de...

  • Praia-de-camburizinho

    Praia de Camburizinho

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Camburizinho é uma deliciosa opção para quem busca uma faixa de areia tranquila, mas não quer se isolar do movimento. Com belo visual, um bom mar para banho e serviços de bares e restaurantes com pé na areia, Camburizinho é uma ótima pedida entre as populares praias de Maresias e Juquehy. Vale dizer que...

  • Praia-de-juquehy

    Praia de Juquehy

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Juquehy — ou Juqueí — compete bem com a Praia de Maresias pelo posto de faixa de areia mais badalada de São Sebastião. Cercada por pousadas elegantes, sempre movimentada e repleta de restaurantes e quiosques, Juquehy é destino ideal para os turistas que gostam de estar no centro das atenções....

  • Praia-de-maresias

    Praia de Maresias

    Nota:  de 10 (0)

    De tão famosa, a Praia de Maresias tem vida própria. Não é raro encontrar turistas que chegam à região e pensam que Maresias é uma cidade. A verdade, entretanto, é que Maresias é uma das dezenas de praias de São Sebastião. Ser apenas uma praia não tira a importância de Maresias,...

  • Praia-de-santiago

    Praia de Santiago

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Santiago está entre as prediletas dos campistas (há um remanescente dos campings à beira-mar por lá) e turistas que curtem contato mais direto com a natureza. Cercada de verde e sem grandes construções, a Praia de Santiago é perfeita para relaxar e esquecer o dia a dia corrido das grandes cidades. A faixa de areia...

  • Praia-do-engenho

    Praia do Engenho

    Nota:  de 10 (0)

    Longe da estrada principal e escondida do grande público por estar rodeada de condomínios e casas de luxo, a Praia do Engenho costuma ter ambiente tranquilo e bem familiar. Com faixa de areia curta e cercada por costões verdes nas duas pontas, a Praia do Engenho tem ainda um gostoso e pequeno veio de água doce que desemboca no mar. A areia...

  • Praia-do-guaeca

    Praia do Guaecá

    Nota:  de 10 (0)

    Emoldurada pelo Morro das Sete Voltas, a Praia do Guaecá é um um belo reduto entre as praias de São Sebastião. Apesar de cercada por casas e condomínios, Guaecá consegue manter o ar de praia isolada e tem vegetação ainda bem preservada. Distante apenas 11 km do centro de São Sebastião, Guaecá...

  • Praia-do-pauba

    Praia do Paúba

    Nota:  de 10 (0)

    Vizinha da popular Praia de Maresias, a Praia do Paúba mantém o ar de tranquilidade típico de um vilarejo caiçara. Fora da alta temporada, será fácil esquecer que você está ao lado de uma das mais movimentadas faixas de areia do litoral de São Paulo. Paúba só fica cheia em períodos de...

  • Praia-do-toque-toque-grande

    Praia do Toque-Toque Grande

    Nota:  de 10 (0)

    Antiga vila caiçara, hoje a Praia do Toque-Toque Grande é um bom reduto para passar o dia em São Sebastião. Com mar calmo e cercada por costões revestido pela Mata Atlântica por todos os lados, essa faixa de areia é ideal para os turistas que buscam uma praia tranquila e mais próxima ao centro de São...

  • Praia-do-toque-toque-pequeno

    Praia do Toque-Toque Pequeno

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Toque-Toque Pequeno ainda é reduto de pescadores em São Sebastião. Apesar da presença de casas de luxo, o comércio tradicional de peixes fresquinhos segue vivo e pode ser acompanhando toda manhã na areia da praia. Passado o comércio, o que reina nessa faixa de areia é muita tranquilidade à beira-mar....

  • Praia-preta

    Praia Preta

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia Preta ganhou esse nome devido à areia escura que destoa um pouco das demais em São Sebastião. Ainda que o tom acinzentado pareça entranho à primeira vista, basta um olhar mais atento para perceber que se trata de uma praia com água extremamente límpida. Além de escura, a areia da Praia Preta também...

Tudo que você precisa saber sobre São Sebastião!

Esse texto sobre Praias de São Sebastião faz parte do guia de São Sebastião no Melhores Destinos

Comentários para Praias de São Sebastião

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.