São Sebastião
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias de São Sebastião

São Sebastião está entre os destinos de praia mais populares do litoral norte de São Paulo. Com atrações como a Praia de Maresias, Praia de Juquehy e Praia de Boiçucanga, São Sebastião atrai um grande número de visitantes, especialmente nos dias de alta temporada, como finais de semana de sol, feriados prolongados e todo o verão. Ainda que seja bem disputada nesses períodos, fora da alta temporada São Sebastião costuma ser tranquila e oferece até mesmo algumas praias quase desertas, como a Praia de Calhetas, Praia do Santiago e a Praia Brava do Camburi. São mais de trinta belas porções de areia e uma delas certamente irá agradar. 

As melhores praias de São Sebastião estão localizadas ao sul do Centro (sentido a Bertioga). Apesar de haver praias também ao norte (sentido Caraguatatuba), elas não estão entre as mais bonitas da região. Se quiser ir direto ao ponto, siga rumo ao sul, começando pela Praia de Barequeçaba e aproveite para parar em quantas porções de areia for possível.

A maioria das praias de São Sebastião é acessível de carro, com exceção de algumas poucas com trajetos de trilhas e outras com acesso apenas pelo mar, com as praias das ilhas. Ao viajar para São Sebastião, o importante é ter em mente que quanto mais gente estiver na cidade, maior será o trânsito a enfrentar. Para evitar perder tempo demais em deslocamentos entre as praias, procure montar roteiros com faixas de areia próximas. Dê preferência também a hospedagens que estejam localizadas perto das suas praias favoritas. Quanto menos tempo na estrada, mais tempo no mar.

As praias de São Sebastião quase sempre oferecem infraestrutura, seja de uma simples barraquinha, seja de restaurantes badalados. Ótimo para quem não abre mão de serviços como comida, bebida e aluguel de barracas. Caso vá a uma praia mais deserta, fique atento para não passar aperto. O ideal é levar o necessário para passar o dia sem se preocupar. Em praias mais movimentadas, é certo que haverá bons restaurantes com pé na areia, barraquinhas com sombras convidativas, cerveja gelada e drinques para alegrar ainda mais o dia.

Se você nunca esteve em São Sebastião e está com dúvida sobre qual praia escolher, temos algumas sugestões para você. Mas se você já esteve por lá diversas vezes e não desapega nunca da sua praia favorita, que tal experimentar algumas novidades desta vez? Aproveite! São muitas praias para curtir.

Da Praia de Barequeçaba até a Praia de Maresias

O trajeto que liga a Praia de Barequeçaba à Praia de Maresias tem 21 km de extensão e é repleto de praias. Esse é um bom trecho para ser percorrido em dois ou três dias de passeio. Tudo depende do seu tempo disponível. Se você está hospedado no Centro ou em Maresias, aproveite para conhecer as praias desse roteiro.

Barequeçaba é a primeira praia do circuito a partir do Centro e rumo a Maresias. Com mar calmo e faixa de areia longa e compacta, ela é ideal para os mais esportistas e também para famílias com crianças pequenas. Logo depois, a Praia do Guaecá encanta pela calmaria do cenário emoldurado por costões recobertos de verde. É uma boa praia para quem busca sossego. Aproveite a sombra das árvores e relaxe diante do mar.

Continuando pela Rio-Santos, um conjunto de três praias rende um passeio de dia inteiro. A primeira é a Praia do Toque-Toque Grande, que tem linda paisagem preservada e permanece tranquila mesmo nos dias em que a cidade está muito cheia. Adiante, a escondida Praia de Calhetas está entre as mais bonitas de São Sebastião. Com acesso a pé por uma propriedade particular, Calhetas oferece duas faixas de areia separadas por uma península que segue pelo mar. Saindo de Calhetas, conheça a Praia do Toque-Toque Pequeno. Com mar de tombo e cercada de muito verde, essa tranquila praia é reduto de pescadores e parece uma pequena vila de interior.

Já quase em Maresias, a Praia de Santiago é um dos poucos redutos onde o campismo é permitido na região. Cercada por natureza preservada, Santiago tem mar límpido e muita sombra. A praia é extremamente tranquila e chega a ficar deserta quando a cidade está com pouco movimento. Boa opção para fugir do público dos feriados. Bem pertinho de Santiago, a Praia do Paúba é a última antes de chegar a Maresias. Apesar da vizinha superbadalada, a Paúba se mantém com ar de vilarejo caiçara, onde reina a calmaria. A posição estratégica, longe da rodovia, ajuda a preservá-la assim.

A Praia de Maresias é a principal praia de São Sebastião e, de tão importante, muitos turistas acham que ela é uma cidade. Principal destino do litoral norte de São Paulo, Maresias atrai pela boa infraestrutura, grande número de pousadas e fartura de restaurantes. Sem falar na balada, que é uma das mais famosas do Brasil. A Praia de Maresias é especialmente interessante para os atletas do surfe, que encontram por lá excelentes ondas. Quem não é adepto das manobras não terá problema em curtir o mar, que em diversos trechos é tranquilo para banho. Essa é a praia ideal para quem busca conforto aliado a bons serviços e agito.

Da Praia de Boiçucanga até a Praia de Juquehy

Logo depois da Praia de Maresias, você encontrará a Praia de Boiçucanga, também uma das mais populares e movimentadas de São Sebastião. De Boiçaucanga até a Praia da Juquehy o percurso tem apenas 14 km e rende belos passeios. A Praia de Boiçucanga se destaca pela grande faixa de areia, um lindo pôr do sol e grande oferta de serviços, restaurantes e pousadas. O lugar é bem desenvolvido e divide com o Centro de São Sebastião o posto de principal área comercial da região. Ah! Vale dizer que um pouco antes, entre a Praia de Boiçucanga e a Praia de Maresias, você poderá conhecer a Praia Brava de Boiçucanga, um dos paraísos escondidos da região. Com acesso por trilha, essa praia se mantém intocada e quase sempre vazia. Ideal para quem curte praias desertas e ainda selvagens.

Depois da Praia de Boiçucanga, a dupla formada pela Praia do Camburizinho e Praia do Camburi encanta pelo visual e tranquilidade. Com mar calmo, areia fofa e cercadas por boas pousadas e restaurantes, Camburizinho e Camburi são separadas por uma península e um rio. Ao visitá-las, não deixe de caminhar até a ponta que segue mar adentro, de onde é possível ver ambas as praias. Passar o dia entre as duas faixas de areia é uma excelente pedida para um passeio sem grandes deslocamentos. 

Ao sair de Camburizinho e Camburi, siga rumo à Praia da Baleia, onde a faixa de areia é longa e compacta e o mar varia entre tranquilo e com boas ondas para o surfe. Ideal para a prática de esportes e para famílias com crianças. A Praia da Baleia é um reduto delicioso para um dia tranquilo de frente para o mar. Com cantinhos mais desertos e outros com quiosques, ela agrada a todos.

A próxima praia desse trecho de São Sebastião é a Praia da Barra do Sahy, um dos mais deliciosos redutos em meio à natureza ainda preservada em São Sebastião. A Barra do Sahy é cercada por uma pequena vila de pescadores, conta com uma charmosa capelinha entre o rio e o mar e a vida na praia segue em ritmo lento, como bem deve ser um dia de descanso. Pegue uma sombra sob as amendoeiras, estenda a canga e aproveite a calmaria daquele mar. 

Se ainda sobrar tempo no dia ou você estiver em busca de uma praia com mar calmo, sem quiosques ou restaurantes, vale seguir até a Praia Preta. Com faixa de areia curta e quase sem ondas, essa praia agrada pela tranquilidade. Apesar de a coloração da areia ser mais escura, o mar é bem transparente.

Logo a seguir, não perca Juquehy! Queridinha entre os turistas, a Praia de Juquehy é um dos melhores destinos de São Sebastião para quem gosta de praia com infraestrutura. Apesar de muito popular, Juquehy é sempre mais tranquila que outras praias também famosas, como Maresias e Boiçucanga. O agito é na medida exata para quem gosta de praia animada e também para os que preferem ambientes menos tumultuados. A faixa de areia é longa e ideal para os dois públicos. A região nos arredores da praia é um mix de residencial e comercial, com boas pousadas e restaurantes. Hospedar-se por lá garante dias de descanso sem precisar se deslocar para nenhum outro lugar; ótimo para os dias de feriados prolongados, quando as estradas ficam lotadas. Aproveite Juquehy para alugar uma bike, praticar esportes e curtir sem pressa.

Da Praia da Barra do Una até a Praia da Boraceia

Este é o último trecho de praias em São Sebastião antes de chegar a Bertioga. Logo depois de Juquehy, a Praia da Barra do Una é um dos redutos mais especiais da cidade. Barra do Una se difere das demais praias por unir bem o banho de mar ao banho de rio. O encontro dos dois forma uma bela marina, onde barcos e lanchas fazem a felicidade dos turistas. Os restaurantes, localizados à beira-rio, servem deliciosas refeições, enquanto os barcos oferecem passeios para as principais ilhas de São Sebastião.

Pertinho da Barra do Una, a faixa de areia seguinte é a Praia do Engenho. Afastada da estrada principal e escondida por casas de luxo, a Praia do Engenho é um reduto pouco procurado por quem não mora na vizinhança. A faixa de areia é curta e o mar, com poucas ondas, é um convite a todos. Na praia, não há restaurantes, apenas algumas barraquinhas. A pouca infraestrutura ajuda a manter a Praia do Engenho tranquila, mas como há muitas casas nos arredores, dificilmente ela fica vazia.

Seguindo a estrada, você encontrará a Praia da Jureia, uma das melhores opções de São Sebastião para quem não quer agito e procura praias sem restaurantes ou grandes construções nos arredores. O ambiente é cercado por natureza, a praia tem boas ondas, há uma deliciosa lagoa na ponta esquerda e a areia é branca e fofinha; é uma daquelas faixas de areia gostosas de deitar à sombra e ouvir o barulho do mar.

Para fechar o circuito de praias de continente em São Sebastião, visite a Praia da Boraceia. Última praia da cidade, a Boraceia faz fronteira com Bertioga e oferece visual para as montanhas da Serra do Mar. Com faixa de areia bem longa e compacta, é ideal para a prática de esportes. Quase toda a extensão da praia é ao longo da BR-101, o que facilita bastante o acesso. 

Praias nas ilhas de São Sebastião

Em São Sebastião, há mais de trinta praias para curtir os dias de folga e algumas delas estão localizadas em lindas porções de terra em meio ao mar. Para visitar algumas das ilhas da região, vale fazer passeios de lancha e escuna, alugar uma prancha de SUP, um caiaque ou mesmo contratar um barqueiro apenas te deixar em uma dessas pequenas porções de paraíso. 

A atração mais procurada entre os turistas são As Ilhas, que, apesar do nome plural, na verdade é uma porção de terra apenas. Nas Ilhas, há duas praias e também bons pontos para a prática de snorkel e trilhas. A Ilha dos Gato também é uma boa pedida para quem busca mar extremamente transparente e uma praia pequena e tranquila. Já quem prefere a prática de snorkel e mergulho vai se divertir em passeios para a Ilha das Couves, a Ilha do Montão de Trigo e o Arquipélago dos Alcatrazes. O importante é desapegar do continente e pegar um barco para explorar um pouco mais do mar de São Sebastião.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Sebastião