Melhores Destinos
São Sebastião
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos de São Sebastião

Com mais de trinta opções de praias para dias de sol de frente para o mar, não há como negar que são elas os principais pontos turísticos e grandes estrelas de São Sebastião. Visitar a região é certeza de estar em busca de belas faixas de areia para dias de descanso ou boas ondas para a prática do surfe. Destinos como as praias de Maresias e Juquehy, de tão famosos, já têm vida própria e há quem nem saiba que fazem parte de São Sebastião. Ainda que as duas estejam entre as mais procuradas atrações do litoral norte de São Paulo, elas são apenas uma pequena parcela da beleza que você poderá encontrar por lá. 

Como as praias são o foco de quase todo mundo que pega a estrada rumo ao litoral norte de São Paulo, preparamos um post especial com dicas sobre as melhores praias e ilhas de São Sebastião. Você encontrará detalhes sobre as praias e como chegar a cada uma delas. Separamos as dicas por região, o que tornará bem mais fácil a organização do seu roteiro para os dias de folga de frente para o mar, sem perder tempo demais no trânsito, especialmente em feriados disputados.

Para quem busca pontos turísticos além do mar, São Sebastião reserva algumas boas surpresas. Já adiantamos, entretanto, que são atrações que ajudam a preencher o dia, porém não se tratam das principais da região. Os passeios valem especialmente para aqueles dias de tempo fechado ou para dar um intervalo do sol da praia.

Para quem visita São Sebastião pela primeira vez, uma passagem pelo Centro Histórico ajuda a conhecer mais sobre a história local e a entender como se desenvolveu a região ao longo dos séculos. A tradição caiçara (comunidades pesqueiras do litoral do sudeste) está presente em diversos pontos, mas o que prevalece nas edificações são os traços do Período Colonial. Um passeio pelas ruas do centro permite ver um pouco do que restou dos casarios que datam dos séculos XVII e XVIII, como a Igreja Matriz de São Sebastião, a Casa de Câmara e Cadeia e a Casa Esperança, onde hoje funciona um centro cultural. A Rua da Praia tem jeito de antigamente e rende um delicioso passeio ao final da tarde.

Diversas praias de São Sebastião são marcadas por pequenas vilas de pescadores, onde uma capelinha protege os moradores e rende lindas fotos para os turistas. Algumas, de tão famosas, se tornaram cenários de belos casamentos. É o caso da igrejinha ao final da Praia da Barra do Sahy, que, escondida após o rio, reserva um espetacular cenário pertinho do mar.

Quem quiser dar um intervalo na água do mar poderá também recorrer aos banhos de cachoeiras e passeio pelos rios da região. Apesar de não haver grandes quedas d’água, um banho em meio à natureza é sempre especial. Se você quiser se refrescar nas águas doces da Serra do Mar, procure a Cachoeira Toque-Toque, à beira da BR-101 e com acesso em frente à entrada para a Praia de Toque-Toque Grande; a Cachoeira de Calhetas, com acesso pela mesma trilha que desce até a Praia de Calhetas; as Cachoeiras do Camburi, no final da estrada que leva ao Sertão do Cacau, onde estão três boas quedas d’água para banho e a trilha é de nível fácil; e a trilha das Cachoeiras do Ribeirão de Itu, com acesso a partir de Boiçucanga, pela Estrada do Cascalho e depois trilha de 4 km, onde podem ser visitadas a Cachoeira da Pedra Lisa e a Cachoeira Samambaiaçu. Os passeios para as cachoeiras podem ser feitos por conta própria ou com agências da região, como a Ecodynamic e a Raízes Aventura.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Sebastião