São Sebastião
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir a São Sebastião

São Sebastião e Maresias estão entre os mais populares destinos das praias de São Paulo e a região pode ser visitada em todas as estações do ano. São Sebastião e Maresias mudam bastante de cara ao longo do ano e a data da viagem vai depender do que você espera encontrar por lá. Se o objetivo for curtir o agito de Maresias, o melhor é ir durante o verão. Já para quem busca sossego e calmaria, o mais recomendado é viajar nos meses de inverno e fugir de todos os feriados. Aliás, os feriados prolongados marcam os principais períodos de alta temporada em São Sebastião e deixam a região bastante disputada. Se você não pretende ficar horas preso na estrada a caminho da praia, o melhor é fugir de todas as folgas prolongadas. Se esse é o seu único período disponível para a viagem, relaxe e aproveite!

Praia-da-jureia

Clima em Maresias e São Sebastião

São Sebastião tem clima ameno durante todo o ano e é ideal para quem não gosta de calor ou frio extremos. O verão é a estação mais quente, com temperatura máxima de 27ºC e mínima de 22ºC. Esse é também o período mais chuvoso, com média de 280 mm no mês de janeiro. Nada que atrapalhe ou reduza o movimento de turistas na região. Diferente da vizinha Ubatuba, que passa por intensos períodos chuvosos, o sol sempre aparece em São Sebastião!

Sao-sebastiao

A temperatura cai um pouco à medida que avança o ano, sendo julho o mês mais frio, com mínima de 17ºC e máxima de 22ºC. O inverno marca também o período com menos chuvas em São Sebastião. Agosto registra 80 mm de índice pluviométrico, sendo o mês mais seco do ano. O inverno é ideal para quem não quer pegar tempo fechado em Maresias ou outras praias de São Sebastião.

Sao-sebastiao

Alta temporada em São Sebastião

A alta temporada em Maresias e São Sebastião é marcada pelos meses de verão, férias escolares de julho e todos os feriados prolongados ao longo do ano. Entre o Ano Novo e o carnaval, a região opera com força total e recebe um enorme número de turistas. Para viajar nesse período, é preciso se organizar com antecedência, especialmente para evitar o trânsito nas estradas e os altos preços em hospedagem. Nos meses de verão, todos os restaurantes, bares e baladas estão funcionando. É o período mais indicado para quem não abre mão do agito noturno e gosta de praias com bastante gente. 

O movimento de turistas em Maresias e São Sebastião se repete em todos os feriados prolongados do ano e férias escolares, especialmente se a previsão for de sol. Os finais de semana também costumam ter mais movimento, mas nada que se compare aos grandes feriados. Vale dizer que muitos estabelecimentos abrem apenas na temporada de verão. Sendo assim, nem sempre a cidade estará operando 100% em outros feriados ao longo do ano.

Quem vai pegar estrada na alta temporada precisa ficar atento ao trânsito, que costuma ser caótico no início e final dos feriados prolongados. Se possível, evite viajar a São Sebastião nessas datas e prefira ir um pouco antes ou depois do início do feriado, assim você evitará o estresse de horas de engarrafamentos.

Praia-da-barra-do-una

Baixa temporada em São Sebastião

A alta temporada em São Sebastião se concentra especialmente nos meses de verão, férias de julho e feriados prolongados. Todo o resto do ano pode ser considerado baixa temporada. No período de baixa, as praias estarão mais vazias, as estradas mais tranquilas e os preços dos hotéis e pousadas mais baratos. A baixa temporada é ideal para quem busca aliar a praia ao sossego e não gosta de faixas de areia disputadas. Se a previsão for de sol, corra para o litoral norte de São Paulo para curtir. Mas se o tempo estiver nublado, não se preocupe. Com ou sem céu azul, é normal ir à praia em São Sebastião.

*Com dados do Climatempo.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Sebastião