Coromandel e a Cathedral Cove
A Península de Coromandel, localizada na Ilha Norte e a 170 km de Auckland, está entre os destinos prediletos dos neozelandeses para dias de praia e sol, especialmente na alta temporada de verão. A região é marcada pela famosa Cathedral Cove, praia que tem como destaque uma passagem pela rocha entre duas faixas de areia que lembra o formato de uma catedral. Cathedral Cove ganhou ainda mais notoriedade depois de ser cenário do filme As Crônicas de Nárnia. Independente de ser palco cinematográfico, Coromandel merece a visita pela intensa beleza, que cerca toda a região recoberta por florestas nativas e reservas marinhas. Apesar de ser uma península e oferecer diversas possibilidades de passeios, grande parte dos turistas que chegam a Coromandel está mesmo é em busca das praias entre Hot Water Beach (onde é possível cavar piscinas de água quente na areia) e Cathedral Cove. Sendo assim, se estiver fazendo um roteiro pela Ilha Norte da Nova Zelândia, não deixe de incluir uma parada na Península de Coromandel.
Cathedral Cove
Principal atração da Península de Coromandel, a Cathedral Cove é uma das imagens mais difundidas da Nova Zelândia. A passagem pela rocha à beira dessa linda enseada tem formato de catedral e oferece infinitas possibilidade de lindas fotos. A cada hora do dia e da maré, o cenário na enseada muda, o que torna o passeio ideal para um dia inteiro, especialmente para os apaixonados por fotografia. Dos dois lados da passagem na rocha, há belas porções de areia com pedras que parecem foguetes prestes a alçar voos em meio ao mar. Um visual bem diferente do que temos em praias brasileiras. A areia de Cathedral Cove é branquinha, a paisagem estonteante e a água, não vamos mentir, quase sempre gelada. Os mais corajosos até ensaiam alguns mergulhos, mas quase ninguém permanece no mar por muito tempo.
A maneira mais comum de visitar a Cathedral Cove é percorrendo a pé a trilha à beira-mar. O trajeto mais longo é saindo de Hahei Beach e contornando o litoral. Para encurtar um pouco o caminho, vale ir de carro até o estacionamento no início da trilha principal e de lá seguir a pé. Serão 45 minutos de caminhada em trilha muito bem sinalizada. Não é um percurso difícil, mas algumas subidas exigem mais do fôlego. No trajeto, há outras lindas paradas em praias quase desertas. Aproveite e faça a trilha com calma para curtir cada uma delas. Antes de chegar à Cathedral Cove, o percurso leva a Gemstone Bay, Stingray Bay e Mares Leg Cove. Há diversos mirantes e banquinhos estrategicamente posicionados para quem deseja passar um tempo curtindo a vista.
Ao final do percurso, os viajantes chegam a Cathedral Cove, onde a famosa passagem pela rocha em formato de catedral encanta os turistas. Dos dois lados, há porções de areia para curtir tranquilamente o cenário magnífico da Península de Coromandel. Não tenha pressa de voltar e aguarde o momento em que o sol está mais baixo, só então entre pela passagem na rocha, deixe ainda mais mágico o passeio.
A caminhada até Cathedral Cove é maravilhosa, porém vale também investir em passeios de caiaque e lanchas rápidas, que oferecem a possibilidade de conhecer as ilhas próximas e ver mais de perto a vida marinha da região, afinal, estamos falando de um parque marinho. Os passeios de lancha costumam sair da cidade de Whitianga e têm custo entre NZD 60 e NZD 95. Durante o passeio, é possível ver várias ilhas com formações incríveis nas rochas, focas, pássaros, golfinhos e, com um bocado de sorte, algumas orcas e pinguins. A rota de passeios costuma passar pela Te Whanganui-A-Hei Marina Reserve (também chamada de Cathedral Cove Marine Reserve), Lonely Bay, Shakespeare Cliff, Cooks Beach e Hahei Beach. Quem preferir percorrer o mar com mais tranquilidade poderá investir em um passeio de caiaque. O passeio parte de Hahei Beach, tem duração de 3h a 4h e custo a partir de NZD 105.
Hot Water Beach
Só o mar e a paisagem de Hot Water Beach, localizada na Mercury Bay, já seria motivo suficiente para uma visita a essa praia, mas há um plus que leva dezenas de turistas todos os dias até lá: as fontes termais à beira-mar. Quem visita Hot Water Beach pode curtir a experiência de ter a sua própria fonte geotérmica na praia. Para isso, basta cavar alguns centímetros da areia e ver minar a água quente na sua piscininha. A água alcança até 64°C. É o sonho de toda criança (e adulto) à beira-mar. Para ver o fenômeno, será necessário fazer a piscina durante a maré baixa, sendo assim, é importante consultar a tábua das marés antes de ir. Para ajuda os turistas, lojas da região oferecem o aluguel de pás que auxiliam na hora de cavar os buracos na areia. Bem melhor e mais prático que cavar com as mãos.
Empresas que realizam passeios pela Cathedral Cove e a Península de Coromandel
- Cathedral Cove Scenic Cruises
- Hahei Explorer
- Coromandel Adventures
- Ocean Leopard Tours
- Glass Bottom Boat Whitianga
- Cathedral Cove Kayak Tours
Outros passeios pela Península de Coromandel
Quem tiver mais tempo na Nova Zelândia e quiser investir em mais dias na Península de Coromandel poderá aproveitar e conhecer outras regiões. Uma boa pedida para explorar a natureza do Coromandel Forest Park (no centro da península) é fazer a Pinnacles Walk, no Kauaeranga Valley. Essa trilha, com 4h a 5h de duração, segue por dentro da mata preservada e oferece lindas vistas para a Península de Coromandel. O trajeto passa pela trilha que servia de caminho para os animais de carga que transportavam metais preciosos no início do século XX. A Pinnacles Walk pode ser percorrida em um ou dois dias. O acesso de carro à trilha é pelo Department of Conservation-Kauaeranga Visitor Centre, na ponta sul do Coromandel Forest Park.
Se o objetivo for ver outras belas porções de areia, invista em um passeio até New Chum Beach. Considerada uma das mais bonitas da Nova Zelândia, essa praia é pouco frequentada até mesmo pelos moradores, por isso é ótima pedida para quem gosta de lugares mais tranquilos. A trilha que leva até lá tem 1,5 km e é de nível fácil. O melhor horário para visitá-la é na maré baixa e o acesso é pela Whangapoua Beach, localizada a 35 km de Whitianga.
Onde se hospedar para visitar a Cathedral Cove e a Península de Coromandel
A principal base de hospedagem na Península de Coromandel é Whitianga, cidade que oferece mais opções de hotéis, restaurantes e passeios na região. Whitianga está localizada a 37 km do acesso principal para da trilha da Cathedral Cove. Outra opção para hospedagem na região é a pequena Hahei, cidade à beira de uma linda praia e de onde partem passeios de barco e com mergulho para Cathedral Cove e arredores. Para quem está viajando de campervan, motorhome ou busca uma hospedagem com preços mais acessíveis, vale conferir o Hot Water Beach Top 10 Hollyday Park, o Hahei Holiday Resort e o Harbourside Holiday Park. Veja outras opções de hospedagem na Península de Coromandel.
Como chegar a Coromandel
Coromandel forma uma península na Costa Leste da Ilha Norte da Nova Zelândia. O acesso de carro é pela SH 25, que corta toda a região. Para quem pretende viajar por via áerea, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Auckland (AKL), distante 156 km de Coromandel. Vale também tentar voos para o Aeroporto de Tuaranga (TRG), a 173 km, e para o Aeroporto de Hamilton (HLZ), distante 157 km, mas com bem menos opções de voo se comparado a Auckland.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Nova Zelândia
- The Parnell Hotel & Conference Centre
- SkyCity Hotel Auckland
- Auckland Rose Park Hotel
- ibis Budget Auckland Airport
- President Hotel Auckland
Coromandel e a Cathedral Cove
Coromandel, Ilha NorteCoromandel