Dicas de Aruba

- Para entrar em Aruba não é necessário visto, bastando ter passaporte válido e fundos para a viagem. Recomendamos ter em mãos uma cópia do voo de ida e volta, cópia da reserva do hotel e comprovação de fundos financeiros para realizar a viagem. 

- A moeda local é o florim arubano, que não é a mesma moeda de Curaçao. 
1USD = 1,78AFL

- O dólar americano é aceito praticamente em todos os lugares de Aruba. Na dúvida entre usar uma moeda ou outra, tenha as duas e use a que tiver melhor cotação. Pode, sim, haver momentos em que o florim é vantajoso. 

- Leve dólares para o país e só então troque por florins. Para ter a moeda local você poderá fazer o câmbio em bancos ou realizar um saque diretamente em florins, nos diversos caixas VTM que existem em Aruba. 

- Em Aruba grande parte da população fala quatro idiomas: holandês, papiamento, espanhol e inglês. Quem não fala nenhuma desses línguas pode apostar num portunhol e os locais tentarão entender. O papiamento, dialeto local, se parece com o português, e várias palavras do nosso vocabulário são usadas no cotidiano.

- Constantemente há vento em Aruba e com grande frequência eles enganam quem está tomando sol. Use sempre protetor solar para não ter uma surpresa desagradável ao deixar a praia e ficar mais bronzeado do que esperava.  

- Restaurantes e hotéis em Aruba não são baratos. Considere esse detalhe ao planejar a viagem. 

- Use e abuse de roupas leves e coloque na mala um agasalho. Não significa que você sentirá frio na ilha, mas as pessoas mais sensíveis depois de passar o dia no sol podem sentir um pouco de frio por causa do vento.

- Os símbolo de Aruba são dois: as iguanas e os divi-divi, árvores com forma curiosa que vão ficando inclinadas na direção do vento. Quando encontrar um dos símbolos do país, não deixe de tirar uma foto como lembrança.

- Tenha cuidado com chapéus e bonés, para não serem levados com o vento. Meninas: é sempre bom ter consigo algo para prender o cabelo.

  • Consulado Honorário do Brasil em Aruba

    Nota:  de 10 (0)

    Brasileiros que tenham eventuais problemas em Aruba poderão se dirigir ao consulado honorário para obter informação e tirar dúvidas.

    No entanto, o consulado não tem autonomia para emitir novos passaportes, por exemplo; nesse casos será necessário buscar ajuda na Embaixada Brasileira de Trinidad e Tobago. 

Tudo que você precisa saber sobre Aruba!

Esse texto sobre Dicas de Aruba faz parte do guia de Aruba no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Aruba

  • Missing Nadia Fonseca há 8 anos

    Amigos, qual a validade mínima de passaporte para entrada em Aruba? Em alguns lugares li que seria de 3 meses, mas fiquei na dúvida se é isso mesmo... Pretendo ir em dezembro e meu passaporte vence em maio, portanto se for de 3 meses está tudo ok. Obrigada.

  • Missing Osória da Silva Alarcon há quase 7 anos

    Oi amigos, voos com conexão na Cidade do Panamá necessitam de visto?

  • Missing Nadia Fonseca há quase 7 anos

    Não, voos com conexão na Cidade do Panamá não necessitam de visto.

  • Aqvk4 Fabiola Boratto há mais de 3 anos

    Camile, tudo bem ? Estou pensando 6 dias . É suficiente ? e o que acha da combinação Aruba e Curação? acha que compensa fazer algo do tipo 6 em cada lugar ?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Fabiola. Tudo bem ?
    Acho 6 dias de ótimo tamanho... Se puder combinar com Curação, melhor ainda. As duas ilhas são bem diferentes... cada uma com seu charme.
    5/6 dias em cada ilha dá para fazer bastante coisa, descansar e conhecer bem!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.