Chicago

Dicas de Chicago

Geral

A língua oficial nos Estados Unidos é o inglês. Em Chicago é comum encontrar pessoas que falam espanhol, porém não é comum o português. No entanto, os moradores são extremamente simpáticos e muitos dispostos a ajudar.  

O padrão de voltagem em Chicago é 110V. A tomada é de dois pinos chatos paralelos. Caso o seu aparelho tenha tomada no padrão brasileiro, lembre-se de levar um adaptador. Cuidado na hora de ligar os aparelhos na tomada, eles podem ter a voltagem diferente. Verifique sempre antes de ligar qualquer objeto na tomada.  

O fuso horário em Chicago é de -3 horas em relação à Brasília, porém, entre março e novembro, prevalece o horário de verão, com fuso de -2 horas em relação à Brasília. Lembrando que Brasília está em GMT -3 e Chicago em GMT -6.

Dinheiro

A moeda oficial é o dólar (US$). Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos e caixas eletrônicos estão espalhados por toda a cidade. Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. 

Gorjetas são uma prática comum e muito respeitada nos EUA. O valor varia entre 15% e 20% e pode ser deixado na mesa, após o pagamento da conta, preferencialmente em espécie. Caso opte pelo pagamento da gorjeta no cartão, você deverá escrever o valor na nota após efetuar o pagamento.  

Para economizar

O preço da entrada em alguns museus e atrações de Chicago é bem salgado. Por isso vale a pena adquirir um dos pacotes de passeios como o  City Pass e o Go Chicago Card, especialmente para quem pretende fazer várias atividades. O City Pass é mais limitado a entradas em museus e atrações. Já o Go Chicago oferece, além das entradas em museus, opções de passeios como o Double Deck, Tour de Barco com circuito arquitetônico, passeio de veleiros e outros.

Caso vá utilizar muito o transporte público, adquira um CTA Pass de acordo com os dias que permanecerá na cidade. Veja mais detalhes sobre os passes de transporte público em Chicago.  

Documentação

Brasileiros precisam de visto americano e passaporte válido para entrar nos EUA. Veja mais informações sobre como tirar o visto americano.

Evite andar com o passaporte na rua. Deixe-o guardado em local seguro no hotel e use a carteira de motorista apenas acompanhada de uma cópia do passaporte.Tenha sempre também uma cópia do passaporte online (no email, por exemplo). No caso de perda, comunique imediatamente a embaixada ou consulado mais próximo. A cópia do passaporte facilitará a retirada de um documento de emergência.

Na hora de passar na imigração americana, tenha todos os documentos de comprovação de hospedagem e passagem. Veja mais informações sobre imigração americana.

A carteira de motorista brasileira - CNH - tem validade para quem pretende dirigir nos EUA. Por isso, não se esqueça de levá-la. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatória. 

Segurança

Chicago é uma cidade segura, mas nunca é demais tomar os cuidados básicos ao andar na rua e em transportes públicos. Fique sempre atento a pequenos furtos. Quando circular por áreas turísticas, mantenha-se atento aos seus bens. Não deixe bolsas, documentos e carteira desacompanhados.

O número de emergência nos EUA, para polícia e bombeiros, é 911.

Não há embaixada brasileira em Chicago. Caso seja necessário algum tipo de contato, o ideal é procurar o consulado brasileiro.

Endereço: 401 North Michigan Avenue, suite 1850
Chicago, IL 60611
Telefone: 312-464.0244 / Fax: 312-464.0299
E-mail: central.chicago@itamaraty.gov.br

Saúde

Nunca viaje para o exterior sem um plano de saúde internacional. Infelizmente, nem tudo em uma viagem é possível de ser previsto. 

Nenhuma vacina é obrigatória para quem pretende visitar os EUA. 

As farmácias dos EUA são verdadeiros paraísos e vendem de tudo, porém, para remédios mais fortes, como antibióticos, é necessário apresentar receita médica. Caso seja necessário, você deverá consultar um médico. 

Telefonia e internet

Você poderá adquirir um chip de celular com internet em lojas especializadas em telefonia de celular. O processo é rápido, barato e nada burocrático. Ele será fundamental, especialmente para quem pretende usar o GPS. Antes de sair do Brasil, verifique se o seu celular é desbloqueado para uso no exterior e também para receber chip de outra operadora.

Fique atento ao uso do pacote de dados do Brasil no exterior, ele pode custar uma fortuna. Sendo assim, a melhor opção é desativar todas as funções de dados do seu telefone e usar apenas o wi-fi ou chip do exterior. 

Wi-fi é comum por toda a cidade, especialmente nos museus e shoppings.

O código de área em Chicago é 312. 

Tudo que você precisa saber sobre Chicago!

Esse texto sobre Dicas de Chicago faz parte do guia de Chicago no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Chicago

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.