Estátua da Liberdade (Statue of Liberty)
Oficialmente chamada de "Liberdade iluminando o mundo", a Estátua da Liberdade é não apenas um símbolo dos Estados Unidos; é também um símbolo de liberdade e mudança para os imigrantes que chegaram ao país em busca de uma vida melhor. A estátua, que tem 93m de altura, domina a baía de Nova York e foi presente da França para comemorar o centenário de Declaração de Independência dos Estados Unidos. Ela foi idealizada por Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a participação de Gustave Eiffel, criador do famosa Torre Eiffel.
A estátua segura em suas mãos uma tocha e um livro, e em sua cabeça está uma coroa com sete pontas, que seria uma representação dos sete oceanos. Sua construção durou muitos anos e ela não ficou pronta a tempo para a comemoração do centenário da independência - só ficou pronta apenas dez anos mais tarde.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Visitar a famosa estátua ou vê-la, mesmo de longe, é um marco na vida de muitos turistas. Ela pode ser conhecida de perto, com desembarque em Liberty Island (ilha onde se encontra a estátua) ou em um passeio de barco onde possa ser feita a contemplação. Se você não faz questão de ver a estátua tão de perto ou não quer fazer o desembarque na ilha, uma boa opção é pegar o ferry para Staten Island, que é gratuito e oferece uma boa visão da Estátua da Liberdade.
O passeio mais tradicional, no entanto, é aquele que sai do Battery Park, em Lower Manhattan. Esse passeio consiste em: pegar um barco, desembarcar em Liberty Island (opcional), pegar um novo barco e desembarcar em Ellis Island (opcional), e depois tomar um novo barco e voltar para Manhattan. Em Liberty Island e Ellis Island, onde está um museu da imigração, estão disponíveis audioguias, que podem acompanhá-lo durante todo o passeio e explicarão fatos históricos a respeito dos lugares visitados (os audioguias estão incluídos no valor do passeio).
Recomendamos que você reserve ao menos 4 horas para fazer todo esse passeio e escolha um dia de céu aberto para curtir a paisagem. Chegando em Liberty Island, pegue seu audioguia, que irá lhe instruir a começar o passeio pelo lado esquerdo da Estátua. Aproveite o tour para tirar fotos de Lower Manhattan e admirar o skyline da cidade.
No passeio mais tradicional, os turistas visitam a estátua do chão mesmo e é de lá que tiram suas fotos, mas quem se dispõe a fazer um passeio diferente pode comprar ingressos que dão direito a visitar o pedestal da estátua - ou mesmo sua coroa, no topo da Liberdade. Para visitar a coroa é preciso reservar os ingressos com antecedência; para o passeio tradicional (em terra), é possível comprar no mesmo dia que se deseja fazer o passeio, embora as filas para comprar o ingresso na hora possam ser grandes. Nossa dica é fazer a compra pela internet, evitando as filas longas. Veja aqui mais detalhes: http://www.statuecruises.com/choose_tickets.aspx.
Liberty Island tem loja de lembranças e restaurante. O passeio é muito interessante e estar em um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo é marcante para muita gente. Como todos os dias a Estátua da Liberdade é visitada por milhares de pessoas, programe-se para conseguir fazer o passeio sem pressa e lembre-se de que haverá fila para comprar os ingressos, fila para embarcar no ferry (há que se passar por um aparelho de raios X e inspeção de mochilas), fila para pegar o barco até a ilha e para pegá-lo de volta. Filas serão inevitáveis. Evite fazer o passeio durante o fim de semana e em feriados, épocas com mais turistas, e dê preferência aos passeios em dias úteis. Usar protetor solar para se proteger do sol é indicado e levar um agasalho para se proteger do vento, também.