Melhores Destinos
Roma
Gisela Cabral

Fórum Romano (Foro Romano)

Como o Coliseu e o Monte Palatino, o Fórum Romano é um dos pontos imperdíveis da cidade eterna. Isso porque as ruínas que habitam o local hoje em dia foram o centro da vida cívica e econômica na Roma Republicana. Situado entre o monte Capitolino e o monte Palatino, o Fórum foi erguido no final do século VII a.C., sendo a Via Sacra sua principal rua.

Uma dica para aqueles que desejam conhecer o Fórum Romano a fundo é optar pelo tour em áudio, disponível em português e outros idiomas, ou pelo passeio guiado diurno e noturno (informações sobre ambos no site da atração). A atração abre diariamente (exceto nos feriados de Natal e ano-novo), a partir das 8h30, e o ingresso que custa €12 (inteira) e €7.50 (meia) ainda dá direito à entrada no Coliseu e no Monte Palatino. Adquira seu tíquete com antecedência aqui e evite as filas.

Ao visitar o Fórum, não deixe de conferir de perto:

O Templo de Antonino e Faustina

O templo considerado um dos mais bem conservados do local é datado do século II d.C., uma homenagem do imperador Antonino Pio à amada e falecida esposa, Faustina.

Templo de Vesta

Tinha um formato circular e, no centro, o fogo símbolo da deusa, que nunca podia se apagar (caso contrário, Roma poderia sofrer com maus augúrios). O templo era cuidado por sacerdotisas virgens, mais conhecidas como Vestais.

Basílica de Massenzio ou de Constantino

Uma construção do século IV que impressiona pelo tamanho e grau de conservação. Consta que a estrutura teria inspirado Bramante para a construção da nova basílica de S. Pedro, no Vaticano. 

Arco de Septimius Severus

Construído para celebrar as vitórias do imperador.


Fórum Romano (Foro Romano)

Via dei Fori Imperiali

Roma
00186
http://www.turismoroma.it