Melhores Destinos
Florença
Luiza Machado

Galleria degli Uffizi

O mais famoso museu de Florença e um dos mais importantes do mundo inteiro, a Galleria degli Uffizi começou a ser construída por Giorgio Vasari em 1560, a pedido de Cosimo I de Medici. A ideia era abrigar os gabinetes administrativos de Florença. Vasari não completou a obra, que mais tarde foi entregue a Buontalenti, mas acrescentou o Corredor Vasari, que ligava a galeria ao Palazzo Pitti, residência da família Medici. O corredor, hoje em dia, é uma das atrações de Florença. Em 1580, o ambiente acabou virando abrigo da coleção pessoal de Francesco I.

O museu conta com diversas esculturas, a maioria produzida entre os séculos XII e XVII, e obras de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafaello. Nas Salas da Idade Média, destaque para As virgens em Majestade, de Giotto e Buoninsegna. Nas Salas Renascentistas, podemos apreciar trabalhos de Fillippo Lippi e Piero della Francesca. Lá está o conhecido Retrato do Duque e da Duquesa de Urbino. Mas as atrações principais estão na Sala Botticelli, que abriga trabalhos do artista Sandro Botticelli, inclusive os famosos A primavera e O Nascimento de Venus. Na sala dedicada ao icônico Leonardo da Vinci, estão as obras Anunciação e A Adoração dos Magos. Já na saída, outra surpresa: na sala Caravaggio, encontramos a conhecida Medusa. 

O museu fica fechado às segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Bilhete inteiro: 8 euros. Reduzido: 4 euros. Há a possibilidade de comprar o ingresso online, com hora marcada, a partir de 18,50 euros. Atenção: o preço pode aumentar em ocasião de mostras. No primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita para todos.


Galleria degli Uffizi

Piazzale degli Uffizi

Florença
50122
http://www.polomuseale.firenze.it