Melhores Destinos
Florença
Luiza Machado

Galleria dell'Accademia

Também conhecida como Museu de Michelangelo, a Galleria dell'Accademia foi fundada em 1794 para ser um espaço destinado aos estudantes da Academia de Belas Artes. Em sua sala principal, os visitantes veem uma das obras italianas de maior importância e símbolo máximo de Florença: o David de Michelangelo. Com 4 metros e 34 centímetros de altura, a escultura é de deixar qualquer um de queixo caído por causa da perfeição. Veias e músculos de David foram esculpidos com detalhes que não passaram batido aos olhos do gênio toscano. A obra representa a liberdade e o poder da República Fiorentina e, originalmente, foi exposta em frente ao Palazzo Vecchio. Para proteger a obra-prima das condições climáticas, no entanto, ela foi levada para a galeria. 

Além do ponto alto da visita, outras esculturas chamam a atenção dos visitantes, como os Prisioneiros, de Michelangelo. Entre elas, San Matteo e a Pietá Palestrina, anteriormente exibidas no Jardim de Boboli, no Palazzo Pitti. Mas o acervo da Galleria dell'Accademia não se restringe a obras de Michelangelo: destacamos ainda O rapto das Sabinas, de Giambologna; e Madonna e filho e Madonna do Mar, de Botticelli. A galeria abriga ainda o Museu de Instrumentos Musicais, que conta com um violino Stradivarius.

A Galleria dell'Accademia é fechada às segundas-feiras, em 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. O bilhete inteiro custa 8 euros (reduzido 4 euros). Atenção: o preço pode aumentar se houver alguma mostra. Para marcar horário de visita, paga-se uma taxa de 4 euros (marcações pelo telefone +39 055 294883). Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.


Galleria dell'Accademia

Via Ricasoli, 58-60

Florença
50122
http://www.uffizi.firenze.it/musei/?m=accademia