Nova Zelândia

Lago Taupo e Tongariro National Park

0 avaliação
0% recomendam
0

O grandioso Lago Taupo, com 616 km² de área e profundidade de até 186 metros, reserva aos visitantes paisagens maravilhosas ao redor do vulcão Taupo. Maior lago da Nova Zelândia em área de superfície, o Taupo chama atenção pela maravilhosa e imponente Huka Falls e pela atividade geotérmica, ainda muito presente na região depois de centenas de milhares de anos da formação do lago após intensa ação vulcânica. O Lago Taupo também é porta de entrada para quem pretende visitar o Tongariro National Park, onde está uma das trilhas de um dia mais procuradas da Nova Zelândia: a Tongariro Alpine Crossing. A região ao redor do Lago Taupo e do Tongariro National Park pode ser explorada de carro e em passeios de barco, trekkings e trilhas para bike.

Aproveite o dia pelos arredores de Taupo para curtir alguns passeios pela imensidão do lago. Para começar, faça um cruzeiro para ver as imagens maoris encravadas nas rochas, onde é possível conhecer mais sobre a história dos povos nativos e também da formação geológica após as erupções vulcânicas. O passeio tem custo a partir de NZD 35 e é oferecido pela Ernest Camp, Sail Barbary e Chris Jolly Outdoors. Depois de explorar o lago pela água, alugue uma bike e siga as trilhas pela margem para encontrar belos cenários para fotos. Não faltarão opções de ângulos! Uma excelente pedida é a Great Lake Trail, que leva três dias para ser percorrida por completo, mas que pode ser feita também em trechos mais curtos. Veja outras opções de trilhas pelo Lago Taupo.

Huka Falls

A coloração e força da água que desce pela corredeira de Huka Falls (Cataratas de Huka) impressiona os turistas, que observam do mirante os mais de 220 mil litros de água que passam a cada segundo. Localizada no caminho entre o Lago Taupo e Rotorua, a Huka Falls é uma parada estratégica para observar a paisagem. Quem tiver mais tempo na região poderá curtir ainda mais de perto as corredeiras fazendo uma das trilhas à beira do Waikato River, a partir do Spa Park. Se a vontade for por um pouco mais de emoção, experimente o Huka Falls Jet, passeio no qual uma lancha faz emocionantes manobras pelas Huka Falls. O custo da adrenalina é a partir de NZD 129. Para um passeio mais tranquilo, tente o Huka Falls Cruise, que chega bem pertinho das maravilhosas quedas d’água e tem custo de apenas NZD 39.

Atividade Geotérmica

Quem visita o Lago Taupo não pode deixar de ter uma experiência de banho em águas naturalmente aquecidas pela atividade geotérmica. Para não gastar nada e se divertir muito, procure o SPA Thermal Park, perto da Huka Falls. O local é um grande parque público e o acesso às quedas com água quente é gratuito e bem fácil. Vale a diversão e a experiência. Outro bom ponto para ver de pertinho a força do calor que vem da atividade vulcânica é o vale geotérmico Craters of The Moon, onde crateras com lama borbulhante e repletas de fumaça dão a sensação de caminhar em solo lunar. A trilha para conhecer os fenômenos é toda de madeira e passa sobre as crateras, evitando assim que haja qualquer risco de queimadura para os turistas.

Tongariro National Park

O Tongariro National Park é famoso por abrigar três vulcões ativos e a Tongariro Alpine Crossing, considerada a melhor trilha de um dia da Nova Zelândia. Com mais de 19 km de trekking, a Alpine Crossing oferece uma grande diversidade de paisagens para os viajantes, que em um mesmo dia podem ver cenários alpinos e vulcânicos, vales glaciares, buracos fumegantes, lava petrificada e lagos cor coloração de esmeralda e formados em meio às crateras de erupções vulcânicas do passado. Um espetáculo visual que vale cada quilômetro da subida, com o bônus de ter como paisagem os vulcões Ruapehu, Ngauruhoe e Tongariro. O trajeto tem como ponto final o topo do Mangatepopo Valley.

Para realizar toda a Tongariro Alpine Crossing, serão necessárias de 7h a 8h. Sendo assim, é importante começar bem cedo. Antes de subir, consulte a previsão do tempo, que é bem instável na região. Antes de começar o trekking, passe no centro de visitantes do Tongariro National Park e pergunte sobre visibilidade no alto da trilha. Caso o tempo esteja muito nublado (como aconteceu com a gente), o trekking poderá perder boa parte da graça, já que pouco será visto. Nesse caso, adie o passeio. Para começar o trekking, o ideal é pegar um dos transfers que levam os turistas até o início da trilha. Não é necessária a contratação de guias para realizar o trajeto, porém, caso se sinta inseguro, não deixe de adquirir um passeio para fazer a subida com mais tranquilidade. O custo do tour de um dia é de, em média, NZD 200. Quem não quiser percorrer os 19 km da Alpine Crossing não precisa se preocupar. Há outras opções de passeios mais curtos e com cenários também maravilhosos. Veja mais opções de trilhas no Tongariro National Park.

Agências que realizam tour e oferecem transfer para o Tongariro National Park:

Onde se hospedar para visitar o Lago Taupo e o Tongariro National Park

A principal base de hospedagem para quem deseja conhecer a região do Lago Taupo e do Tongariro National Park é a cidade de Taupo, localizada a noroeste do lago. Há grande oferta de hotéis e eles agradam a todos os bolsos. Para quem pretende se hospedar em Taupo, vale conferir o Taupo Debretts Spa Resort, o Haka Lodge Taupo, o Hilton Lake Taupo, o Acapulco Motor Inn e o Huka Falls Resort. Se sua viagem for de campervan ou motorhome, veja o Lake Taupo Holiday Resort, o All Seasons Kiwi Holiday Park Taupo e o Taupo Debretts Spa Resort. Para economizar, tente o YHA Taupo Finlay Jack's Backpackers.

Quem preferir se hospedar mais próximo à entrada do Tongariro National Park contará com opções como o sofisticado Chateau Tongariro Hotel, o Creel Lodge, o Sportsmans Lodge Turangi, o Pipers Lodge e o Adventure Lodge and Motel.

Veja mais opções de hospedagem em Taupo.

Como chegar a Taupo

A região de Taupo e do Tongariro National Park está localizada no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, distante 275 km de Auckland, 118 km de Matamata, 81 km de Rotorua, 136 km de Napier e 428 km de Wellington. Taupo é uma boa parada entre Matamata e Napier ou entre Matamata e Rotorua. As principais rodovias de acesso são a SH 01 (para quem chega do norte ou sul) e a SH 05 (para quem chega do leste). Quem preferir chegar por via aérea contará com o Aeroporto de Taupo (TUO), onde chegam três voos diários vindos de Auckland. Para quem viaja de ônibus, as principais rotas, operadas pela Intercity, saem de Rotorua e Napier.

Taupo, Ilha Norte, Taupo

Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park Lago-taupo-e-tongariro-national-park
Avalie Lago Taupo e Tongariro National Park