Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Lago Tekapo

O Lago Tekapo, localizado no centro da Ilha Sul e parte da região de Mackenzie, é famoso pelo intenso azul turquesa que toma conta da água e pelas lavandas em tons de lilás que compõem a moldura da paisagem junto aos Alpes do Sul. Além da coloração do lago e da bela vegetação, o céu também é destaque nessa região, onde a visibilidade durante a noite permite observar a imensidão de estrelas intensamente luminosas. O local é tão bom para observação astronômica que faz parte da única Reserva Internacional de Céu Escuro da Nova Zelândia, considerada também a maior do mundo. São mais de 4300 km² que compõem a Aoraki Mackenzie International Dark Sky Reserve, da qual também faz parte a região do Mount Cook. O Lago Tekapo, com mais de 83 km² de área, é especialmente interessante para quem deseja ser presenteado com belas imagens. E como se não bastasse toda a natureza envolvida, uma pequena igreja à beira-lago é a cereja do bolo para tornar esse lugar ainda mais especial.

O vilarejo de Tekapo é bem pequeno (são apenas 350 habitantes), mas serve de base para quem deseja curtir a região. Nas ruas ao sul do Lago Tekapo, onde está a maior concentração de lojas, hotéis e restaurantes, há um ótimo estacionamento para deixar o carro e percorrer a pé a margem do lago. O caminho até a Igreja do Bom Pastor (Church of the Good Shepherd), que recebe os visitantes ávidos por preces ou por fotos, é maravilhoso e vale cada minuto da caminhada. O percurso passa à beira do lago, por cima de uma deliciosa ponte peatonal e permite ver o intenso azul turquesa da água. A visita à Igreja do Bom Pastor está entre os passeios prediletos dos turistas no Lago Tekapo, por isso é comum encontrá-la bem cheia, especialmente ao pôr do sol, quando o espetáculo é ainda mais belo. À noite, o visual fica mais espetacular, com a via láctea bem ao fundo da igreja. Durante a visita, não deixe de reparar na estátua de bronze que homenageia os cães pastores, tão importantes para o desenvolvimento das regiões montanhosas. 

Para ver a Igreja do Bom Pastor aberta, o horário de visitação durante a estação de verão é das 9h às 17h e, no inverno, das 10h às 16h. É possível chegar de carro até a igreja.

Mount John Observatory

Uma das melhores maneiras de curtir intensamente o Lago Tekapo é em uma visita ao Observatório Mount John. A região ao redor do Lago Tekapo faz parte da Aoraki Mackenzie International Dark Sky Reserve e por isso é o lugar ideal na Nova Zelândia para observar os astros e, com sorte, ver o fenômeno da Aurora Austral. O observatório é interessante tanto de dia quanto à noite. Durante o dia, o visual para o Tekapo é maravilhoso e do alto é possível ter ideia da dimensão do lago. O Astro Café recebe os turistas que podem se sentar à mesa à beira da montanha para observar com calma a paisagem com uma boa caneca de chocolate quente. 

A visita durante o dia é gratuita, porém é cobrada uma taxa para subir com o carro. Quem tiver pique, poderá fazer a trilha que leva da base do Lago Tekapo até o topo do observatório, chamada de Mount John Summit Track. A trilha tem 3,2 km e duração de 1h30 a 3h. É um subidão, mas vale todo o esforço para chegar ao topo e ter a linda vista para o lago.

À noite é quando o observatório realmente ganha sentido. A visibilidade do céu é impressionante e, mesmo a olho nu, é possível se deliciar observando os astros. Os passeios guiados, com visita aos telescópios e observação do céu, são operados todas as noites pela Earth and Sky. O tour noturno tem custo a partir de NZD 95 e parte da vila de Tekapo em ônibus de turismo. Durante os meses mais frios, a empresa empresta casacos adequados ao clima para que todos possam curtir sem se congelar. Os passeios noturnos devem ser agendados e, a depender da visibilidade, podem ser cancelados.

Para chegar ao Observatório Mount John dirigindo, será preciso encarar uma subida bastante íngreme e cheia de curvas. Campervans a diesel costumam ter dificuldade para subir. Prepare-se para um trajeto bem lento, no qual dificilmente será possível ultrapassar 20 km/h. 

Onde se hospedar no Lago Tekapo

Os hotéis que servem aos turistas que desejam explorar o Lago Tekapo estão quase todos concentrados na borda sul do lago, onde está a vila de Tekapo. Para quem está viajando de motorhome ou campervan, a melhor opção é o Lake Tekapo Motels & Holiday Park, colado ao Lago Tekapo e com linda vista. Entre os hotéis, boas opções são: o Peppers Bluewater ResortLake Tekapo Village Motel; Lake Tekapo Cottages; The Godley Hotel; Mantra Lake Tekapo; o The Mackenzie Apartments; Marie Therese B & B; e, para economizar, o Lakefront Lodge Backpackers.

Como chegar ao Lago Tekapo

O Lago Tekapo está localizado a 275 km de Queenstown, 220 km de Wanaka, 124 km da Mount Cook Village, 82 km do Lago Pukaki e 244 km de Christchurch. O lago é bem central na Ilha Sul da Nova Zelândia e por isso é bom ponto de parada para quem vem de todos os lados. A principal rodovia de acesso ao Lago Tekapo é a State Highway 08. 

Não há aeroportos na região do Lago Tekapo. Os mais próximos são o Aeroporto de Queenstown e o Aeroporto de Christchurch. Para quem viaja de ônibus, a melhor rota é a partir da Mount Cook Village e de Omarana. Os trechos são operados pela Intercity.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Nova Zelândia

Lago Tekapo

Tekapo, Ilha Sul
Tekapo