Lençóis Maranhenses

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. O bom é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete. E melhor ainda é saber que são centenas de lagoas, em tons de azul e verde, capazes de fazer todo viajante feliz!

Os Lençóis Maranhenses, localizados no noroeste do Maranhão e a 250 km da capital São Luís, atraem turistas de todo o mundo em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar. Contudo, é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno das lagoas em meio às dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. A verdade, entretanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias.

Sobrevoo-nos-lencois-maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. A área protegida é enorme, porém a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior que o Parque Nacional. Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. E nem só de lagoas vive o turismo por lá. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir em dias na praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4x4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo. Experiência inesquecível!

Santo-amaro-do-maranhao

Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais para fazer os passeios pela região: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. E o ideal, para ver boa parte do Parque Nacional, é hospedar-se nas três. Quem desejar ir ainda mais fundo na experiência poderá investir na travessia a pé por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa rota, que leva de três a cinco dias, é sonho de consumo de muitos aventureiros e certamente a melhor e mais intensa maneira de viver o lugar. 

Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Entretanto, independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam a todos os turistas pela intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza disso, basta assistir a um pôr do sol no alto das dunas ou dentro de uma das lagoas. Não será difícil cair de amores pelo destino. Acontece com todo o mundo.

Santo-amaro-do-maranhao

Está com viagem marcada para os Lençóis Maranhenses ou ficou com vontade de conhecer esse paraíso? Veja tudo sobre quando ircomo chegar, as melhores opções de hospedagem e detalhes sobre os principais passeios dos Lençóis Maranhenses. Para conhecer bem a região, você precisará de dez dias, mas até mesmo um bate e volta a partir de São Luís já vale a pena para curtir essa maravilha do nordeste brasileiro.