Lençóis Maranhenses

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. Localizados no noroeste do Maranhão e distantes 250 km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem turistas em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar. E o melhor dos Lençóis Maranhenses é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete. Está com viagem marcada para os Lençóis Maranhenses ou tem o sonho de ir até lá? Prepare-se para conhecer um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo!

Quando ir ao Lençóis Maranhenses

Ao viajar para os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno das lagoas em meio às dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. A verdade, entretanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias. Confira mais detalhes sobre quando ir aos Lençóis Maranhenses.

Sobrevoo-nos-lencois-maranhenses

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. A área protegida é enorme, porém a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior que o Parque Nacional. Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Certamente passeios imperdíveis para quem vai aos Lençóis Maranhenses.

Ainda que as lagoas sejam as grandes atrações, o turismo por lá vai bem além. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir em dias na praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4x4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo. Experiência inesquecível! 

Quem desejar ir ainda mais fundo na experiência poderá investir na travessia a pé por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa rota, que leva de três a cinco dias, é sonho de consumo de muitos aventureiros e certamente a melhor e mais intensa maneira de viver o lugar.

Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Entretanto, independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam a todos os turistas pela intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza disso, basta assistir a um pôr do sol no alto das dunas ou dentro de uma das lagoas. Não será difícil cair de amores pelo destino. Acontece com todo o mundo.

Confira mais dicas sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses e os principais passeios nos Lençóis Maranhenses!

Santo-amaro-do-maranhao

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

Chegar aos Lençóis Maranhenses pode não ser das tarefas mais simples, mas certamente vale cada segundo da viagem! Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais para fazer os passeios pela região: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. E o ideal, para ver boa parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é conhecer as três. O único aeroporto na região é o Aeroporto de Barreirinhas, que recebe apenas voos de São Luís a um custo muito alto. Sendo assim, o melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).

Para chegar às três bases principais, serão necessários diferentes trajetos e meios de transporte. A base mais fácil para chegar de transporte público ou transfer particular direto de São Luís é Barreirinhas. Para Santo Amaro, é possível contratar um transfer particular a partir do aeroporto ou a partir de Barreirinhas. Para quem vai a Atins, vale pegar uma lancha ou um 4x4 a partir de Barreirinhas.  para as outras, o ideal é contratar um transfer a partir de Barreirinhas. Veja mais detalhes sobre como chegar aos Lençóis Maranhenses.

Santo-amaro-do-maranhao

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Apesar de estarem na mesma região, cada uma das bases tem características bem distintas. 

Barreirinhas é a base principal, que tem mais infraestrutura, maior variedade de restaurantes e onde está grande parte dos hotéis e pousadas dos Lençóis Maranhenses. É de lá também que parte a maioria dos passeios pelos Lençóis Maranhenses, entre eles o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses, os roteiros da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, o passeio de lancha ou quadriciclo até Caburé (com Vassouras e Mandacaru), a flutuação no Rio Formiga e também passeios para Atins e Santo Amaro. É a melhor pedida para quem tem poucos dias de viagem.

Atins é a base mais rústica e descolada dos Lençóis Maranhenses. Localizada entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins atrai muitos praticantes de kitesurfe, além de público mais jovem. O lugar, que ainda preserva ruas de areia, é um paraíso rústico e cheio de charme. Atins é especialmente interessante por oferecer lagoas e praia no mesmo lugar. E a boa notícia é que os dois são facilmente acessíveis. Não será necessário pegar um passeio para curtir todos os dias.

Santo Amaro tem jeito de vida real, onde moradores e turistas convivem nos mesmo espaços. A cidade, que ainda mantém características do interior, é bastante tranquila e pouco movimentada. A vida segue em ritmo bem mais lento se comparada a Barreirinhas. Apesar de não ser a primeira opção de hospedagem de muitos turistas, é importante dizer que as lagoas nessa região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são ainda mais lindas e impressionantes. E a vantagem é que o tempo de deslocamento da cidade até os locais de passeios é bem menor, já que Santo Amaro está localizada praticamente dentro do Parque Nacional.

Veja mais detalhes sobre onde ficar nos Lençóis Maranhenses.

Circuito-lagoa-bonita

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses

Quanto mais tempo você puder ficar nos Lençóis Maranhenses, melhor. A região tem passeios incríveis e cada dia será ainda melhor que o anterior. E como chegar aos Lençóis Maranhenses não é muito simples, fique o máximo de tempo que puder. Para conhecer as atrações básicas de Barreirinhas, serão necessários de 4 a 5 dias de viagem. Já com uma semana você terá tempo de se hospedar em outra base e conhecer Santo Amaro ou Atins. Agora, se a idéia é conhecer tudo e ainda relaxar, dez dias são uma ótima pedida para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Está com viagem marcada para os Lençóis Maranhenses ou ficou com vontade de conhecer esse paraíso? Veja tudo sobre quando ircomo chegar, as melhores opções de hospedagem e detalhes sobre os passeios nos Lençóis Maranhenses. Para conhecer bem a região, você precisará de dez dias, mas até mesmo um bate e volta a partir de São Luís já vale a pena para curtir essa maravilha do nordeste brasileiro.