Nova Zelândia

Mount Aspiring National Park e as Blue Pools

0 avaliação
0% recomendam
0

A paisagem que cerca o Mount Aspiring National Park está entre as mais belas da Nova Zelândia. Esse imenso parque nacional, com mais de 3500 km² de área, abriga lindas atrações, como o próprio Mount Aspiring, as Blue Pools e também uma das mais belas trilhas neozelandesas, a Routeburn Track, com 32 km de trajeto. O Mount Aspiring tem cenário que mistura densas florestas de faia, vales fluviais, picos nevados, lagos alpinos e geleiras. Localizado sobre a divisão dos Alpes do Sul, o Mount Aspiring é um espetáculo para os amantes de natureza e de trilhas. São tantas paisagens diferentes e grandiosas que o parque foi escolhido como cenário para sediar as cenas de Isengard e Lothlorien nos filmes da saga O Senhor dos Anéis.

Blue Pools

Uma das mais belas atrações do Mount Aspiring National Park são as Blue Pools. O acesso é bastante fácil e por isso mesmo o lugar faz parte da rota de grande parte dos turistas que seguem do Glaciar Fox para Wanaka pela State Highway 06. As Blue Pools, como bem diz o nome, são piscinas naturais de água extremamente azul, resultado de degelo e motivo pelo qual elas também são bastante frias. 

A trilha que leva às Blue Pools é bem fácil. O trajeto, a partir do estacionamento à beira da rodovia, não leva nem meia hora e o percurso — ida e volta — tem 1,5 km de distância. Os visitantes passam sobre o Rio Makarora, por dentro da floresta de faias e também por pontes pênsil. Os mais corajosos poderão até se aventurar em um salto do alto da segunda ponte, mas é bom ter alguém já esperando à beira do rio com uma toalha quentinha, já que a água é de congelar. Quem estiver com mais tempo e quiser seguir adiante poderá fazer a Blue-Young Link Track. Para seguir por essa trilha, que tem 7 km de percurso (ida e volta), vire à esquerda logo depois da primeira ponte pênsil. O trajeto leva até o Rio Young. 

Na estrada para as Blue Pools — região chamada de Haast Pass —, não deixe de fazer uma parada para ver a Thunder Creek Falls, a Fantail Falls e a Roaring Billy, três belas cachoeiras localizadas quase à beira da estrada que liga o Glaciar Fox a Wanaka e onde estão as Blue Pools. Vale também descer do carro para ver Gates of Haast, local onde é possível observar a força da água que desce das geleiras indo de encontro às paredes rochosas. A estrada — State Highway 06 — é bem sinalizada e placas avisam o local de início de cada trilha. Para conhecer tudo, o ideal é ter um dia inteiro apenas para cumprir esse trajeto.

Tanto a Blue Pool Track quanto a Blue-Young Link Track têm acesso gratuito. O inicio das trilhas é a partir do estacionamento à beira da State Highway 06. Fique atento às placas e aos carros estacionados para não perder a entrada.

Glenorchy

A pequena cidade de Glenorchy, com apenas 500 habitantes, está localizada ao norte do Lago Wakatipu e divide a mesma porção de água com a cidade de Queenstown, localizada 45 minutos ao sul. O Lake Wakatipu — mesmo de Queenstown — é o terceiro maior da Nova Zelândia e tem o curioso formato de raio. Glenorchy é daqueles paraísos clássicos, com vista para as montanhas e cercada de muita natureza. Cenário de cinema! E quando falamos em cinema, não estamos exagerando. Glenorchy é porta de entrada para a área do Mount Aspiring National Park, usado como cenário para reproduzir os encantos da chamada Terra Média, tão conhecida entre os fãs de Tolkien e O Senhor dos Anéis. Para um passeio rápido pelo lago, vale experimentar o tour de barco TSS Earnslaw Steamship Cruises, operado pela Real Journeys e com custo de NZD 65. 

Outra opção para ver o Mount Aspiring National Park mais de perto — sem fazer grandes trilhas — é um passeio de Jet Boat pelo Dart River (valores a partir de NZD 239). O acesso ao tour é pela cidade de Glenorchy e a região do parque nacional a ser visitada é a borda sul, oposta à área onde estão as Blue Pools. Glenorchy também é um excelente ponto de visitação para quem gosta de aventuras a cavalo e, claro, para quem não abre mão de lindas trilhas, como a Routeburn Track, uma das Great Walks da Nova Zelândia.

Routeburn Track

Cercado por florestas, montanhas, vales e rios, o Mount Aspiring National Park oferece diversas oportunidades de trilhas para os turistas mais aventureiros e que desejam imersão total na natureza. Dentro do parque nacional, há tanto rotas rápidas, como para as Blue Pools, quanto rotas de vários dias, como a famosa Routeburn Track. Não faltará opção para conhecer bem de perto o Mount Aspiring National Park.

A rota mais popular entre os turistas que buscam vários dias de caminhada é a Routeburn Track. Esse trekking faz parte da lista das nove Great Walks da Nova Zelândia e está entre as mais belas trilhas do país. Com 32 km de distância (só ida) e percorrida entre dois e quatro dias, a Routeburn Track é um desafio para os viajantes. Quem não tiver tanto tempo disponível poderá fazer apenas o início da trilha em um bate e volta de um dia. A trilha completa liga o Mount Aspiring National Park ao Fiordland National Park. O ponto de partida é na cidade de Glenorchy e a chegada na Milford Road, estrada que leva até o fiorde Milford Sound.

O percurso da Routeburn Track oferece paisagens espetaculares e subidas desafiadoras. O melhor período para percorrê-la é entre final de outubro e abril, quando não há risco de nevascas ou avalanches e o clima é bem mais ameno e estável. Durante o percurso, os viajantes encontrarão quatro abrigos e dois campings para dormir e todos precisam ser reservados com bastante antecedência. É um desafio que precisa ser planejando com antecedência. Veja mais detalhes sobre a Routeburn Track e sobre as Great Walks.

Onde se hospedar para visitar o Mount Aspiring National Park

Nos arredores do Mount Aspiring National Park, não há muitas opções de hospedagem. Para visitar a borda norte, uma boa pedida é descer direto do Glaciar Fox ou fazer uma parada em Haast, onde tem o Haast River Motels & Holiday Park e o Bay Road Motels. Passar a noite na região diminui o trajeto a ser percorrido no dia seguinte e ajuda na hora de aproveitar os passeios.

Se o objetivo for conhecer a parte sul do Mount Aspiring National Park, onde está Glenorchy e a entrada para a Routeburn Track, você poderá se hospedar em Queenstown (onde há mais variedade de hospedagem) ou em Glenorchy (com número limitado de hotéis). Em Glenorchy, veja o Glenorchy Peaks Bed and Breakfast, o Kinloch Lodge (YHA Glenorchy), o Mrs Woollys Campground, o Glenorchy Motels e o Kinloch Camping Ground (para campervans e motorhomes).

Como chegar ao Mount Aspiring National Park

Localizado entre a West Coast e o Fiordland National Park, o Mount Aspiring National Park é acessível ao norte pela State Highway 06 e ao sul pela Glenorchy — Queenstown Road. O acesso ao norte é usado normalmente por quem está saindo dos glaciares ou de Wanaka. Caso pegue essa rota, é bom estar com tempo para fazer diversas paradas, já que há muitas atrações com fácil acesso pela beira da estrada. Já o caminho que chega ao sul do parque e dá acesso a Glenorchy é mais utilizado por quem viaja a partir de Queenstown e dos fiordes. 

O melhor aeroporto para quem deseja visitar o Mount Aspiring por via aérea é o Aeroporto de Queenstown (ZQN), localizado a apenas 54 km de Glenorchy e 132 km das Blue Pools. Para quem chega de ônibus, a melhor rota é a partir do Glaciar Fox e de Wanaka.

Mount Aspiring National Park, Ilha Sul, Wanaka

Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools Mount-aspiring-national-park-e-as-blue-pools
Avalie Mount Aspiring National Park e as Blue Pools