Melhores Destinos
Florença
Luiza Machado

Palazzo Vecchio

Sede do governo fiorentino e símbolo da cidade, o Palazzo Vecchio foi casa da tradicional família Medici, que dominou Florença a partir do século XV. O edifício foi construído no século XIII, em cima dos restos do palácio que havia pertencido à família Ghibellini, expulsa da cidade em 1266 por conflitos políticos. A situação, inclusive, é citada na maior obra da literatura toscana: A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Tipicamente medieval, o exterior do Palazzo Vecchio se deve ao design de Arnolfo di Cambio. Já o interior, belíssimo, tem assinatura do famoso Giorgio Vasari. Lá os visitantes podem admirar quartos dos integrantes da família Medici, além do famoso Salone dei Cinquecento. Além de enorme e imponente, o salão abriga obras grandiosas, como o Genio della Vittoria, de Michelangelo. Mas a principal curiosidade é que o espaço foi cenário de batalha entre dois gênios: Michelangelo e Leonardo da Vinci. Os dois foram chamados para pintar a Sala do Conselho com cenas de duas batalhas travadas em Florença. O primeiro nunca concretizou o trabalho, e o segundo fez uma bela pintura, mas muito delicada por conta da técnica utilizada. As únicas provas das produções, no entanto, são desenhos preparatórios e relatos antigos. 

No museu, os visitantes podem encontrar a máscara de morte de Dante Alighieri, além das estátuas de Marzocco e a cópia da Judite e de Holofernes, de Donatello. No primeiro andar, encontra-se o Studiolo de Francesco I, obra-prima de Vasari. Além dos quartos dos integrantes do tradicional clã Medici, o museu abriga ainda a Sala dos Mapas Geográficos, espaço onde a família guardava os bens materiais mais valiosos. Hoje é um local com mapas geográficos antiquíssimos e um globo terrestre que impressiona logo na entrada. A equipe do museu organiza ainda tours pelas passagens secretas do Palazzo Vecchio. Os horários são programados e variam de acordo com o dia. 

Bilhetes: apenas museu, 10 euros; apenas torre, 10 euros; parque arqueológico, 4 euros. Ingresso combinado para museu, torre e parque arqueológico: 18 euros. 


Palazzo Vecchio

Piazza della Signoria

Florença
50122
http://www.museicivicifiorentini.it/en/palazzovecchio/