Nova Zelândia

Paparoa National Park e as Pancake Rocks de Punakaiki

0 avaliação
0% recomendam
0

À beira do Mar de Tasman e localizado em Punakaiki, na Costa Oeste da Ilha Sul, o Paparoa National Park encanta pelas diferentes formações rochosas, que lembram incríveis montes de panquecas. A semelhança é tanta que o local recebeu o nome de Pancake Rocks. O visual é ainda mais espetacular quando aliado à força do mar, que proporciona grandes jatos de água que entram pelas rochas e se assemelham a géiseres. 

As principais atrações do Paparoa National Park estão localizadas próximas à vila de Punakaiki, principal base para quem visita o parque. A partir do centro de visitantes, será possível percorrer uma das mais populares trilhas entre os neozelandeses: a Pancake Rocks and Blowholes Walk. O trajeto é curto e leva pouco mais de vinte minutos para ser completado. Porém a paisagem que acompanha os visitantes é deslumbrante! Plataformas instaladas sobre as rochas permitem passar por cima dos grande buracos formados por ação da natureza e por onde entra a água do mar. Procure um dos mirantes e espere o espetáculo da água que surge com a força de um géiser de dentro das pedras. Para ver o fenômeno, o mais indicado é ir na maré alta, quando a intensidade do jato é ainda maior. No mesmo percurso, será possível também se deslumbrar com as lindas formações das Pancake Rocks, delicadamente desenhadas pela natureza uma sobre a outra, dando a impressão de terem sido colocadas ali com as mãos.

O Paparoa National Park é um ótimo ponto de parada para quem está descendo do Abel Tasman National Park (na ponta norte da Ilha Sul) ou chegando da Costa Leste, onde está o Aeroporto de Christchurch. Além das formações rochosas à beira-mar, o Paparoa oferece diversas trilhas em meio a florestas que parecem saídas de contos de fadas, com um belo mix de vegetação tanto de regiões quentes quanto frias. As paisagens são realmente belíssimas e a região vale uma parada para passeios. Há trilhas que podem ser percorridas em apenas uma hora — como a Truman Track e a Parorari River Track — outras em até três dias — como a Inland Pack Track. Os passeios atendem a todos os gostos e tipos de aventureiros. Quem quiser ir um pouco além, poderá investir em uma das trilhas por dentro das cavernas. Nesse caso, o ideal é contratar uma empresa para guiar a rota. O Centro de Atendimento aos Visitantes está localizado bem próximo à entrada para Pancakes Rocks e eles ajudam os turistas com dicas sobre qual trilha é possível fazer dentro do tempo de cada um. 

Onde se hospedar para visitar o Paparoa National Park

A principal base para quem deseja visitar o Paparoa é a vila de Punakaiki, localizada a 288 km de Christchurch, 44 km de Greymouth e 217 km do Glaciar Franz Josef. Para quem está viajando de campervan ou motorhome, vale conferir o Punakaiki Beach Camp, o Rapahoe Bay Holiday Park e o Greymouth Seaside Top 10 Holiday Park (já na vizinha Greymouth). Se a busca for por hotéis, veja o Te Nikau Retreat, o Hydrangea Cottages, o Punakaiki Resort, o Te Hui House, o Punakaiki Beachfront Motels e o Beach Hideaway. Um pouco mais ao norte, em Westport, confira o Omau Settlers Lodge Motel, o Buller Bridge Motels e o Carters by the Sea Beachside Apartments. Para economizar, confira o Punakaiki Beach Hostel.

Como chegar ao Paparoa National Park

A partir da Costa Leste, onde está o Aeroporto de Christchurch, a rota até o Paparoa é pela State Highway 73, seguida da State Highway 06. O caminho atravessa a Arthur's Pass, uma das mais belas estradas da Nova Zelândia. Quem chega pelo norte, vindo do Abel Tasman National Park ou de Nelson, tem como via principal a State Highway 06, mesma estrada que liga Punakaiki ao sul. Quem pretende chegar por via aérea conta com o Aeroporto de Hokitika, a 84 km e localizado na Costa Oeste, ou com o Aeroporto de Christchurch, a 280 km e localizado na Costa Leste. Para o trajeto de ônibus, as cidades que oferecem ligação direta com Punakaiki são Greymouth (depois delas os glaciares) e Westport (depois dela Nelson). O trajeto é operado pela Intercity.


Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki Paparoa-national-park-e-as-rochas-de-punakaiki