Aracaju
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Praias em Aracaju

São 35 quilômetros de praias em Aracaju. A mais famosa e frequentada delas é a Praia de Atalaia, que fica em uma das principais regiões de hotéis e restaurantes da cidade. Mas o vasto litoral segue em direção ao sul da capital sergipana com as praias de Aruana, Sarney, Robalo, Náufrago, Refúgio e, por fim, já quase na foz do Rio Vaza-Barris, Praia do Mosqueiro.

Apesar de serem muitas as opções de praia em Aracaju, as paisagens são muito similares: extensa faixa de areia e um mar transparente, ainda que não em tons verde-azulados como em outras regiões litorâneas do Nordeste. O que vai mesmo diferenciar uma praia da outra é a infraestrutura — já que se espalham quiosques em algumas; e, em outras, há clubes de praia e tem ainda aquelas sem estrutura alguma e, por isso, praticamente desertas.

Confira a seguir o que você irá encontrar nas principais praias de Aracaju e também opções de destinos próximos para curtir os belos rios da região, onde estão algumas das atrações mais bonitas do Sergipe.

Praia de Atalaia

A Praia de Atalaia é uma praia urbana, a mais próxima ao centro de Aracaju. Por ali, quiosques se espalham na areia, que também conta com algumas quadras esportivas. Há serviços como aluguel de cadeiras e guarda-sol, além de lugares que servem petiscos e bebidas. O acesso à praia se dá pela Orla de Atalaia, um extenso complexo onde ficam monumentos, parquinhos infantis, lagos, feiras de artesanato, além de algumas das principais atrações de Aracaju, como o Projeto Tamar e os Arcos da Orla de Atalaia. É a praia perfeita para quem quer pegar um sol, fazer caminhadas ou se refrescar no mar sem se distanciar muito dos pontos mais turísticos da cidade.

Praias em Aracaju

Praia de Aruana (Aracaju)

A Praia de Aruana é ideal para quem prefere uma praia menos agitada, mas ainda assim com alguma infraestrutura. Junto à rodovia, que leva da região central de Aracaju até as praias mais ao sul, estão quiosques padronizados, de estrutura simples, mas cardápios recheados de petiscos com frutos do mar e bebidas geladas para aplacar o calor dos dias de sol. 

São exemplos o Bar do França e o Bambu Bar e Lanchonete (primeira foto da galeria). Eles não estão no nível da praia e, para chegar à orla, é preciso descer uma pequena elevação e caminhar pela areia. Quem preferir pode utilizar as mesas com guarda-sol dispostas na orla. 

Um pouco mais à frente, já praticamente na Praia do Mosqueiro estão opções de restaurantes com bangalôs e espreguiçadeiras, muitos com música nos finais de semana e na alta temporada. Alguns dos mais movimentados são o Mar de Espanha (segunda foto da galeria) e o Âncora Beach.

Praias em Aracaju

Praia do Mosqueiro (Aracaju)

No extremo sul de Aracaju, próximo à foz do Rio Vaza-Barris, está a Praia do Mosqueiro. A grande pedida por ali é passar o dia em algum dos (poucos) beach clubs. As estruturas à beira-mar oferecem cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sol e serviço completo, que vai de ducha de água doce a atrações musicais. Os cardápios já são mais elaborados e há diversos tipos de drinks, além de bebidas e sucos variados. Dois dos clubes de praia mais famosos da Praia do Mosqueiro são o Staleiro 79 (foto) e o Duna Beach Club.

Praias em Aracaju

Prainha (Aracaju)

Curtir o dia às margens do Rio Vaza-Barris, na região conhecida como Prainha, é outro programa muito procurado por aracajuanos. E vale a pena ficar por lá até o entardecer, quando o sol se põe em um espetáculo vermelho-alaranjado! A região conta com bar e restaurante, o Prainha Bar e o Restaurante Terraço, que servem deliciosas opções de drinks, petiscos e pratos mais elaborados.

Praias em Aracaju

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados (Aracaju)

Em uma região banhada por vários rios, é claro que não faltam opções de praias fluviais. Aliás, o passeio que leva aos bancos de areia Crôa do Goré e Ilha dos Namorados, que emergem na maré baixa no Rio Vaza-Barris, é um dos principais atrativos de Aracaju. Os catamarãs e lanchas partem da Orla do Pôr do Sol, no sul da capital sergipana, e navegam até as duas ilhas, onde os passageiros podem se refrescar, praticar stand up paddle ou caiaque e também petiscar e beber algo servido pelos bares flutuantes.

As agências de Aracaju oferecem o passeio para a Crôa do Goré com o trasnfer do hotel já incluso. Neste link você confere todas as informações da atividade com a empresa Toptur e pode reservar pagando em até 10 vezes!

Praias em Aracaju

Praia do Saco (Sergipe)

Quem visita Aracaju conta ainda com a vantagem de ter vários destinos de praia, lagos e rios próximos. A Praia do Saco, na divisa com a Bahia, fica a uma hora de carro da capital sergipana e reserva aos visitantes águas transparentes e azul-esverdeadas. Esse paraíso fica na foz do Rio Real, onde se formam belos bancos de areia acessíveis em passeios de lancha. No fim de tarde, as paisagens convidam a serem vistas de cima em passeios de buggy pelas dunas.

Algumas agências oferecem o transfer até a Praia do Saco com parada na Lagoa dos Tambaquis no retorno. O passeio tem duração de dez horas e pode ser contratado aqui.

Praias em Aracaju

Mangue Seco (Bahia)

A uma hora de Aracaju, do outro lado do Rio Real (que define onde acaba o Sergipe e começa a Bahia), está um cenário digno de novela. E foi mesmo: Mangue Seco inspirou o autor Jorge Amado e, mais tarde, emprestou suas paisagens para as gravações de Tieta. Por lá, os visitantes podem escolher entre tomar banho de mar ou de rio, além de passear de buggy nas extensas dunas da região.

As agências de turismo de Aracaju oferecem passeios até Mangue Seco. Veja neste link uma excursão bem recomendada, que inclui o transfer até a região e o passeio de barco ou escuna.

Praias em Aracaju

Vale lembrar ainda de outros três importantes pontos turísticos do Sergipe que oferecem deliciosos e refrescantes banhos. O primeiro é a Lagoa dos Tambaquis, a pouco mais de 50 quilômetros de Aracaju, onde diversos restaurantes funcionam no sistema day use, oferecendo cadeiras, guarda-sol, toboáguas, caiaques, além de refeições e bebidas.

Ao norte de Aracaju, já na divisa do Sergipe com Alagoas, está a Foz do Rio São Francisco. Por ali, os programas são navegar próximo ao encontro do rio com o mar, mergulhar nas águas calmas dos bancos de areia que se formam na maré baixa e também conhecer o povoado de Piaçabuçu (AL), município que serviu de cenário para a gravação do filme Deus é Brasileiro e também para a novela Velho Chico.

Uma boa forma de conhecer a Região do Xingó para quem não está de carro é contratando um passeio com alguma agência de Aracaju. A TopTur tem um tour bem completo, com transfer e ingresso no catamarã inclusos, que pode ser reservado online na Civitatis. Veja aqui.

Por fim, já a mais de três horas de carro de Aracaju, está o Cânion do Xingó, uma parte represada do Rio São Francisco onde é possível navegar de catamarã ou lancha e tomar um delicioso banho em áreas cercadas e vigiadas por salva-vidas. Quem optar por não fazer o passeio com embarcações pode ainda aproveitar as águas do Velho Chico nos restaurantes localizados às margens do rio, nos municípios de Canindé de São Francisco (Sergipe) ou Piranhas (Alagoas).

Praias em Aracaju

Confira a seguir posts com todas as informações que você precisa saber para visitar as praias de Aracaju e destinos próximos onde é possível tomar banho de rio ou mar:

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aracaju