Quando ir a Lima
Escolher quando ir a Lima é muito fácil: qualquer época do ano é recomendável para uma viagem à capital peruana. Apesar de estar no litoral e ficar nublada boa parte dos dias, praticamente não chove na cidade, favorecendo que os turistas possam conhecê-la livremente, independentemente da estação.
Clima em Lima, no Peru
É curioso o fato de a cidade estar à beira do oceano e próxima à linha do Equador mas não sofrer com o calor extremo que faz em outras cidades da América do Sul. A explicação é a corrente marítima Humboldt, que, além de produzir esses efeitos um tanto curiosos, contribui para a grande diversidade de peixes na costa peruana.
Lima tem um clima desértico e duas estações bem definidas: verão e inverno. De dezembro a março, faz mais sol e o tempo fica aberto por mais dias. Nos outros meses do ano, os dias são praticamente todos cinzentos, fica sempre nublado, mas nunca chove; ocorre uma garoa, no máximo. As médias de temperatura variam entre 20-27ºC no verão, e 15-19ºC no inverno. A média de temperatura anual em Lima é de 19ºC.
A melhor época para visitar Lima
A principal diferença é que viajar no verão será mais bonito, devido ao tempo geralmente aberto. Se você for aventureiro, poderá dar um mergulho no Oceano Pacífico, que é bem gelado a maior parte do ano. No inverno, prepare-se para usar agasalhos e sentir o ventinho frio que vem do mar.
Durante todo o ano, há várias festas religiosas no Peru. Com grande frequência, os turistas podem assistir a desfiles e cortejos que percorrem as ruas da capital e das cidades do interior.
Dica: Quem quiser conhecer Lima, Cusco e Machu Picchu na mesma viagem deve dar preferência a viajar nos meses de inverno, porque na região de Cusco há meses que são muito úmidos e chove bastante. Para Cusco e Machu Picchu, prefira viajar nos meses mais secos, como maio, junho, julho e agosto, que são considerados a melhor época para visitar sítios arqueológicos.
Feriados em Lima
- Ano-Novo (1 de janeiro).
- Quinta e Sexta-feira Santas (datas variáveis).
- Dia do Trabalhador (1 de maio).
- Dia de São Pedro e São Paulo (29 de junho).
- Festas Pátrias (28 y 29 de julho).
- Dia de Santa Rosa de Lima (30 de agosto).
- Combate de Angamos (8 de outubro).
- Dia de Todos os Santos (1 de novembro).
- Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro).
- Natal (25 de dezembro).