Nova Zelândia

Rotorua e os parques de atividade geotérmica

0 avaliação
0% recomendam
0

A intensa atividade geotérmica da região ao redor de Rotorua atrai turistas ávidos por cenários impressionantes e fenômenos naturais raros. Localizada sobre o Anel de Fogo do Pacífico, na Ilha Norte da Nova Zelândia, Rotorua oferece paisagens realmente impressionantes, sempre acompanhadas da intensa ação da natureza, que se mostra em forma de géiseres, lagos ácidos, rios borbulhantes e muitas fontes de água e lama quentinhas para banhos relaxantes e terapêuticos.

Entre as principais atrações de Rotorua estão o Parque Wai-O-Tapu Thermal Wonderland (com a famosa Champangne Pool) e o Te Puia, onde um belo géiser entra em erupção diversas vezes por dia. Rotorua é excelente tanto para os viajantes que têm interesse científico quanto aos que desejam apenas uma experiência única em uma piscina natural de águas termais. Vale dizer que o odor de enxofre, onipresente em Rotorua, pode não agradar a muitos visitantes, porém, com algumas horas por lá, você estará mais acostumado ao forte cheiro e até relaxando na água. Entretanto, se o seu negócio é adrenalina, aproveite a exuberante natureza local — como na Whakarewarewa Forest — para a prática de esportes de aventura. Vale trekking, ciclismo de montanha, rafting, arvorismo e até paraquedismo.

Rotorua, além das atividades geotérmicas, também é conhecida como um dos principais centros difusores da cultura Maori na Nova Zelândia. A região é uma das melhores para entrar em contato com o povo nativo das ilhas e também com suas tradições, como a famosa dança chamada de Haka. Em Rotorua, há centros culturais que recebem os turistas e onde é possível experimentar a culinária típica e também assistir a espetáculos de dança e música, tudo com a força característica dos Maoris. 

Wai-O-Tapu Thermal Wonderland

O Wai-O-Tapu Thermal Wonderland é um dos principais destinos de Rotorua para quem deseja ver de perto diversos fenômenos provocados pela atividade geotérmica na região, resultado da intensa presença vulcânica que faz do espaço um lugar surreal. Dentro do parque, será possível observar diferentes eventos, como o géiser Lady Knox (que entra em erupção todos os dias, às 10h15), a Champagne Pool (com intensa presença de enxofre e tons multicoloridos), piscinas de lama borbulhantes, lagos superácidos, riachos com água fervente e muita fumaça saindo do solo. O percurso é bem demarcado, com passarelas que mantêm os turistas seguros para não se machucarem. O cheio de enxofre é intenso! Vá preparado para sentir um pouco de enjoo, mas sair de lá maravilhado. Difícil não ficar muito impressionando com a força que a natureza exerce no Wai-O-Tapu Thermal Wonderland. A visita completa tomará, facilmente, 4h. Prefira ir durante a manhã para ver o fenômeno do géiser em erupção.

O ingresso tem custo de NZD 32,50 e o parque está aberto todos os dias do ano.

Te Puia e Whakarewarewa

Assim como o Wai-O-Tapu, o Te Puia também é um grande centro de atividade geotérmica onde é possível observar diversos fenômenos. A grande diferença do Te Puia é a presença do géiser Pohuto. Considerado o maior do hemisfério sul, o Pohuto entra em erupção diversas vezes por dia e dá espetáculo para os turistas com erupções que chegam a 30 metros de altura. Outro detalhe que faz diferença na visita ao Te Puia é o centro de cultura Maori, onde os visitantes podem entrar em contato com as tradições da população nativa da Nova Zelândia. 

A visita ao Te Puia pode incluir um show de danças típicas e um banquete à moda Maori, com a comida preparada no método chamado de Hangi, em que os alimentos são cozidos em buracos na terra e assados com a ajuda pedras quentes e o calor do solo. Ao final do jantar, os turistas são convidados a assistirem ao espetáculo do géiser Pohuto, dessa vez com luzes especiais. Ao lado do Te Puia, a vila Maori de Whakarewarewa permite ter experiências ainda mais à fundo com a cultura Maori. Se esse for o seu interesse, conheça mais sobre a arquitetura, arte, dança e meio de vida dos povos maori nesse grande centro cultural.

A visita diurna ao Te Puia tem custo de NZD 54, já o pacote com jantar e apresentação cultural tem custo de NZD 125. A experiência na vila Whakarewarewa tem custo a partir de NZD 40.

Spas

Rotorua é toda marcada pela atividade geotérmica, que aquece naturalmente a água e permite deliciosos banhos. Para quem quer curtir a experiência ainda mais a fundo, há boa oferta de spas na região. Vale banho de piscina e até de lama para relaxar. Entre as melhores pedidas, você encontrará o Hells Gate Geothermal Park and Mud Bath Spa, onde tem um delicioso banho de lama. Os ingressos têm custo a partir de NZD 35, sendo o pacote completo (e mais caro) — com spa, massagem e mais alguns mimos — NZD 240. Outro espaço que agrada a quem busca tratamentos para relaxar é o Polynesian Spa, localizado à beira do Lago Rotorua e com oferta de piscinas privativas a partir de NZD 20. Já no Wai Ora Spa, o destaque fica por conta das massagens típicas Maori.

Whakarewarewa Forest 

Para os viajantes que gostam de investir em trilhas e caminhos em meio à natureza, a visita à Whakarewarewa Forest é uma boa opção. Famosa pelas sequoias que tomam conta do verde, a Whakarewarewa Forest oferece belas trilhas, tanto para trekking quanto para bikes. Para ver as grandes árvores mais de perto, experimente a Redwoods Treewalk, um circuito de arvorismo com vinte e uma pontes suspensas a 12 m de altura. O custo do passeio é a partir de NZD 25 e o circuito pode também ser feito à noite, em meio às árvores iluminadas por lindas lanternas que formam um cenário mágico.

Como chegar a Rotorua

Rotorua está localizada no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, a 67 km de Matamata, 81 km do Lago Taupo, 221 km de Napier e 228 km de Auckland. No Aeroporto de Rotorua, há voos para Auckland, Wellington, Christchuch, Gisborne e Napier. Para quem está viajando pelas estradas neozelandesas, há diversas portas de entrada para Rotorua, como a SH 05, SH 30, SH 33 e SH 36. Quem viaja de ônibus conta com rotas a partir de Taupo, Waitomo e Matamata, com trechos operados pela Intercity.

Onde ficar em Rotorua

Rotorua tem boa variadade de hotéis é uma região com grande movimento de turistas. Um detalhe em especial deve ser observado na hora de escolher uma hospedagem: a oferta de piscinas com água termal. Se puder, escolha um hotel ou camping que ofereça piscinas naturalmente aquecidas. É uma delícia poder relaxar à noite em um desses pequenos paraísos, especialmente quando a temperatura ambiente está mais baixa. Vale até piscina com telão de cinema. Aproveite e una o útil ao agradável. 

Quem está viajando de campervan ou motorhome pode experimentar o Rotorua TOP 10 Holiday Park e o All Seasons Holiday Park. Quem preferir hotéis pode conferir as seguintes opções: Arista of Rotorua; Novotel Rotorua Lakeside; Holiday Inn Rotorua; o Millennium Hotel Rotorua; o Jet Park Hotel Rotorua; o Sudima Hotel Lake Rotorua; e o Malones Spa Motel

Rotorua, Ilha Norte, Rotorua

Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica Rotorua-e-os-parques-de-atividade-geotermica
Avalie Rotorua e os parques de atividade geotérmica