Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Rua do Bom Jesus

A Rua do Bom Jesus é colorida, vibrante e cheia de história. É a rua mais charmosa de Recife Antigo, especialmente em razão do casario que mescla o colonial e o eclético, com personalidade toda própria. Já foi eleita a terceira mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest, atrás apenas das ruas de Setenil de Las Bodegas (Espanha) e da Washington Street, em Nova York (EUA).

Com pouco mais de 300 metros, a Rua do Bom Jesus concentra várias lojinhas de souvenires e pontos turísticos como a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Sinagoga Kahal Zur Israel, considerada a primeira sinagoga das Américas, a icônica Torre Malakoff, e vários bares junto à Praça do Arsenal. E o melhor dia para visitá-la é aos domingos, quando recebe uma feira ao ar livre de artesanato e comida. A gente a descreve melhor e traz imagens abaixo. 

Rua do Bom Jesus

Rua do Bom Jesus: passado e presente

A Rua do Bom Jesus já foi chamada de Rua do Bode, na época dos Holandeses, de Rua da Cruz, Rua dos Judeus e Rua do Comércio. O nome Rua do Bom Jesus surgiu por causa do Arco do Bom Jesus que existiu até 1850, era um dos portais que existia na cidade.

Durante a ocupação holandesa, no século 17, Recife se consolidava como um importante centro urbano e comercial, e a rua tornou-se espaço de convivência de comerciantes, intelectuais e comunidades estrangeiras, especialmente a comunidade judaica, que ali se estabeleceu de forma marcante.

Rua do Bom Jesus

É na Rua do Bom Jesus que fica a Sinagoga Kahal Zur Israel, considerada a primeira sinagoga das Américas. O edifício abriga hoje o Centro Judaico de Pernambuco, com exposições arqueológicas e históricas que ajudam a contar esse capítulo pouco conhecido da formação do Brasil. 

A Rua do Bom Jesus fica bem no coração do Recife Antigo, a uma quadra do Marco Zero de Recife, perto do Paço do Frevo e do Cais do Sertão. Reserve, pelo menos, um dia para conhecer bem essa região. Mas fique atento à possibilidade de furto ou assalto, especialmente, à noite. 

Rua do Bom Jesus

Feira do Bom Jesus

A feirinha da Rua Bom Jesus é um evento tradicional do Recife Antigo, que ocorre sempre aos domingos. É realizada desde 1999 e apoia cerca de 150 empreendedores locais. 

É uma feirinha de artesanato, você encontra decorativos, acessórios, vasinhos de suculentas, chinelos decorados, canecas, roupas customizadas e mais muita coisa. Mas também tem bastante banca de comida, tipo acarajé, bolo de rolo, canjica, mugunzá...

Alguns geram filas enormes. Quando eu fui, a hype eram os bolo gigantes vendidos a fatia e, principalmente, o sorvete de coco na quenga do coco. Eu não tive nem coragem de entrar na fila.

A feira ocorre aos domingos. O horário oficial é das 10h às 19h, mas se você chegar na primeira hora, é provável que vai ver muitas bancas fechadas ainda. O evento bomba mesmo à tarde. 

Rua do Bom Jesus

Rua do Bom Jesus

Rua Bom Jesus
Recife Antigo
Recife