Transportes em Fortaleza

Ônibus, táxi, carro alugado, caminhadas ou translados com agências turísticas? A melhor forma de circular por Fortaleza é um assunto relativo e pessoal, entretanto, ao fazer sua escolha sobre como circular, opte por usar um meio que lhe traga segurança, especialmente à noite, pois os moradores da cidade vêm reclamando do aumento da violência. O trânsito em Fortaleza sofre dos mesmos problemas que outras capitais brasileiras; em horários de pico, o movimento é intenso e as vias ficam sujeitas a congestionamentos.  

Em um mesmo bairro ou região, muita coisa pode ser conhecida a pé mesmo. Para quem está hospedado na orla, caminhadas e pequenas corridas de táxis ou Uber são suficientes para chegar à maioria dos locais desejados, com a vantagem de não ser preciso pagar preços exorbitantes, já que os trajetos costumam ser pequenos. Para ter total autonomia e conforto, alugar um carro continua sendo a alternativa mais viável, principalmente para quem viaja em família e quer conhecer praias mais distantes do litoral.

Os ônibus são baratos, mas a necessidade de passar por terminais de interação e os longos trajetos podem atrapalhar o custo/benefício desse meio de transporte, principalmente para quem não gosta de perder tempo. Distâncias maiores para pontos de grande apelo turístico podem ser feitas com as agências de turismo, que costumam oferecer transporte e passeios para os atrativos da região. 

A pé
Quem se hospeda na Av. Beira Mar poderá caminhar pela orla com facilidade e aproveitar a boa localização para conhecer alguns lugares a pé. Contudo, ao caminhar, sugerimos evitar carregar consigo pertences valiosos ou deixar muito expostos objetos que chamem atenção, como câmeras fotográficas.

Evite caminhar em locais sem movimento durante a noite — nesse caso, é melhor optar por um táxi. 

Táxi, Uber e outros aplicativos
Como é uma cidade de grande fluxo turístico, há bastantes táxis em Fortaleza — eles ficam localizados principalmente próximo a hotéis ou pontos turísticos. Com a chegada da Uber em Fortaleza, esse serviço ficou ainda mais competitivo e permite que turistas façam trajetos por ótimos preços. Durante nossa viagem, utilizamos a Uber diversas vezes e havia um grande número de veículos, sem muita espera por um carro. Para quem está sem carro próprio e viaja em um grupo pequeno, é uma excelente forma de se deslocar pela cidade!

Carro
Alugar um carro é a solução procurada por quem busca conforto e quer ir para onde preferir com tranquilidade. Essa opção é muito utilizada por quem deseja explorar os arredores de Fortaleza com facilidade ou por famílias que viajam com crianças. 
Ainda que seja uma opção muito prática e confortável, lembre que, com frequência, o trânsito sofre com congestionamentos nos horários de pico e que flanelinhas abordam os motoristas para vigiar seus carros. Outra dica é consultar seu hotel em Fortaleza para saber se possui estacionamento e conferir se este é pago ou gratuito. 

Agências turísticas
Fazer passeios em Fortaleza com agências é parte da programação de muitos turistas que visitam a cidade. Se você não quer depender de táxi ou ônibus, chegar a um determinado local a partir dos passeios ou transfer oferecidos pode ser uma boa opção; o problema é ficar sujeito aos horários do transporte oferecido pelas agências, algo que nem sempre é do agrado do cliente. 

Lembre-se de que os passeios e transfer costumam ser pagos por passageiro; dessa forma, se você estiver em grupo, pode não ser a alternativa mais vantajosa. Se tiver mais companhia, procure utilizar um carro alugado, táxi ou Uber. 

Ônibus, metrô e VLT
Para quem prefere economizar nos deslocamentos, uma alternativa é utilizar o transporte público de Fortaleza. É importante ressaltar, no entanto, que embora a cidade tenha linhas de metrô e VLT, eles funcionam principalmente para levar passageiros de bairros periféricos ao centro da cidade. Na região mais turística de Fortaleza, como a área da Av. Beira Mar e a Praia do Futuro, funcionam apenas ônibus, que realizam trajetos de maneira integrada através dos 7 terminais localizados na cidade.

Dica importante: recomendamos redobrar seus cuidados ao utilizar o transporte público, já que a situação da insegurança em Fortaleza é preocupante e o transporte público e pontos de ônibus costumam ser alvos frequentes de bandidos. Se puder, prefira utilizar os táxis, Uber ou outros aplicativos, que oferecem um bom custo/benefício, além de mais segurança e conforto em suas viagens. 

Tudo que você precisa saber sobre Fortaleza!

Esse texto sobre Transportes em Fortaleza faz parte do guia de Fortaleza no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Fortaleza

  • Jmvrc Thaisse Dias há quase 2 anos

    Sou Fortalezense e indico táxi. Os ônibus demoram e não tem metrô. Fora que lá não tem ar-condicionado nos ônibus, então, será quente... Tem a opção de alugar carro e sair para as praias próximas. Não existe apenas a praia do futuro. Nas verdade tem praias ótimas em Aquiraz , Beberibe e Caucaia ; -)

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.