Transportes em Fortaleza

Ônibus, táxi, carro alugado, caminhadas ou translados com agências turísticas? A melhor forma de circular por Fortaleza é um assunto relativo e pessoal, entretanto, ao fazer sua escolha sobre como circular, opte por usar um meio que lhe traga segurança, especialmente à noite, pois os moradores da cidade vêm reclamando do aumento da violência. O trânsito em Fortaleza sofre dos mesmos problemas que outras capitais brasileiras; em horários de pico, o movimento é intenso e as vias ficam sujeitas a congestionamentos.  

Em um mesmo bairro ou região, muita coisa pode ser conhecida a pé mesmo. Para quem está hospedado na orla, caminhadas e pequenas corridas de táxis são suficientes para chegar à maioria dos locais desejados, com a vantagem de não ser preciso pagar preços exorbitantes, já que os trajetos costumam ser pequenos. Para ter total autonomia e conforto, alugar um carro continua sendo a alternativa mais viável. 

Os ônibus são baratos, mas a necessidade de passar por terminais de interação e os longos trajetos podem atrapalhar o custo-benefício desse meio de transporte, principalmente para quem não gosta de perder tempo. Distâncias maiores para pontos de grande apelo turístico podem ser feitas com as agências de turismo, que costumam oferecer transporte e passeios para os atrativos da região. 

A pé
Quem se hospeda na Av. Beira Mar poderá caminhar pela orla com facilidade e aproveitar a boa localização para conhecer alguns lugares a pé. Contudo, ao caminhar, sugerimos evitar carregar consigo pertences valiosos ou deixar muito expostos objetos que chamem atenção, como câmeras fotográficas.

Evite caminhar em locais sem movimento durante a noite - nesse caso, é melhor optar por um táxi. 

Táxi
Há uma enorme variedade de táxis em Fortaleza, basta estar em uma das ruas principais da cidade que logo aparece um veículo para oferecer seu serviço. Muitas vezes é desnecessário ir até um ponto de táxi para fazer uma corrida, nas ruas mesmo há diversos táxis circulando. Os preços são razoáveis e, para quem se hospeda na orla, é um excelente meio de transporte. 

Dê preferência a um transporte como os táxis quando precisar se deslocar durante a noite, pois é uma opção mais segura.

Carro
Alugar um carro é a solução procurada por quem busca conforto e quer ir para onde preferir com tranquilidade. Essa opção é muito usada por quem deseja explorar os arredores de Fortaleza com facilidade ou por famílias que viajam com crianças. 
Ainda que seja uma opção confortável, lembre que, com frequência, o trânsito sofre com congestionamentos nos horários de pico e que flanelinhas abordam os motoristas para vigiar seus carros. 

Agências turísticas
Fazer passeios com agências faz parte da programação de muitos turistas que visitam Fortaleza. Se você não quer depender de táxi ou ônibus, chegar a um determinado local a partir dos passeios pode ser uma boa opção; o problema é ficar sujeito aos horários das empresas, algo que nem sempre é do agrado do cliente. 

Ônibus
Para quem prefere economizar ou não prioriza o tempo gasto nos deslocamentos, usar os ônibus é uma boa opção. Em Fortaleza os ônibus funcionam de forma integrada e param em terminais para baldeação, fato que é bom para alguns e ruim para outros, pois, ao parar em um terminal, o trajeto passa a ser mais demorado. 

Metrô/Trens
Atualmente a malha ferroviária de Fortaleza é pequena e não atende a área mais turística da cidade. Obras vêm sendo realizadas para melhorar o transporte urbano na capital e novas linhas estão sendo construídas. 

Tudo que você precisa saber sobre Fortaleza!

Esse texto sobre Transportes em Fortaleza faz parte do guia de Fortaleza no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Fortaleza

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.