Melhores Destinos
Fortaleza
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade de grande porte com atrações para o dia e para a noite! Em cinco ou seis dias, você consegue conhecer os principais pontos de interesse da região e inclusive fazer passeios para praias mais afastadas do litoral cearense. Seja para curtir o mar, a cultura local ou seus belos restaurantes, Fortaleza impressiona pela enorme variedade de atividades.

Quem visita a capital cearense já pensa logo em suas praias... E com razão! O litoral urbano da cidade, onde ficam as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, é ótimo para fazer caminhadas e aproveitar um belo visual. Para nadar, no entanto, guarde-se para a Praia do Futuro, a melhor praia de Fortaleza, cheia de barracas incríveis, com uma estrutura impressionante — muitas das barracas contam com piscinas, restaurantes, playground... É realmente um lugar que dá um novo significado ao que se conhece como barraca de praia. 

Na Av. Beira-Mar de Fortaleza, que passa pelas principais praias da cidade, recomendamos aproveitar o tempo para caminhar pelo calçadão, andar de bicicleta, tirar uma foto com a estátua de Iracema, caminhar pelo Espigão de Iracema, que tem um belo visual ao pôr do sol, e à noite fazer umas comprinhas na Feira de Artesanato da Beira Mar, que fica em Meireles. Se quiser, também é possível fazer um passeio nos barcos que circulam pelo litoral; as embarcações partem da praia de Mucuripe. 

Um dos lugares que mais fazem sucesso em Fortaleza, especialmente entre os jovens, é o Beach Park, considerado um dos melhores parques aquáticos Brasil. Há quem torça o nariz e não se sinta à vontade para curtir os brinquedos com maior adrenalina, mas nesse parque aquático todos se divertem! Todos mesmo! O parque tem toboáguas, atrações e piscinas para pessoas de todas as idades, além de uma ótima barraca para comer um caranguejo e uma bela praia a sua frente, Porto das Dunas. Reserve ao menos um dia para brincar no local, que agrada desde aqueles que ainda não deram os primeiros passos aos mais experientes. 

Fazer passeios em Fortaleza é um dos programas populares entre os turistas, que através das agências turísticas têm a oportunidade de conhecer praias um pouco mais afastadas da capital. Entre os principais destinos dos passeios estão as praias de Cumbuco, Lagoinha, Morro Branco (lindíssima) e Canoa Quebrada. Veja aqui as nossas dicas sobre Passeios em Fortaleza.

Também vale reservar uma tarde da sua programação para conhecer a região central de Fortaleza, onde ficam a Catedral Metropolitana de Fortaleza, o Theatro José de Alencar (que tem visitas guiadas para conhecer seu interior) e o ótimo Mercado Central de Fortaleza, melhor lugar para comprar artesanato e produtos locais. Depois estique o passeio até o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que tem exposições artísticas, cinema e planetário.

Fazer algumas comprinhas é um programa muito procurado por quem gosta de artesanato, produtos com renda, palha, castanhas... Para isso, além do Mercado Central e da Feirinha de Artesanato de Meireles, visite o CEART, Centro de Artesanato que fica na praia Luíza Távora; é uma ótima oportunidade para adquirir produtos de artesãos locais. 

O que fazer à noite em Fortaleza

A vida noturna de Fortaleza tem tantas atrações quanto o dia. Assistir a um show de humor é um programa clássico na cidade, que é berço de diversos humoristas do país. Outra opção muito bacana, com ritmos variados e a segunda-feira mais animada do país, é o Pirata Bar. Para dançar forró, aposte no Arre Égua, que tem uma decoração muito legal; e se quiser assistir a um musical que conta sobre a cultura do Ceará, assista ao Ceará Show! Às quintas-feiras, dia tradicional do caranguejo em Fortaleza, vá ao Chico do Caranguejo, na Praia do Futuro, onde, além de comer o prato mais famoso da cidade, você também poderá apreciar um show de humor. 

São vários os bares de Fortaleza para quem gosta de curtir a noite, alguns são mais elegantes, como o Giz, o Moleskine e o Boteco Praia (ideal para um fim de tarde depois de curtir o mar), outros são mais populares, como os que ficam ao redor do Dragão do Mar, boa pedida para um happy hour.