Theatro José de Alencar

0 avaliação
0% recomendam
0

O Theatro José de Alencar é uma das construções mais importantes de Fortaleza e programa cultural imperdível no centro da cidade. Inaugurado em 1910 e reformado em 1991, o local foi palco de grandes apresentações e ainda hoje é utilizado para apresentações culturais e espetáculos da cidade. O nome do teatro homenageia o escritor cearense José de Alencar. 

Tombada pelo IPHAN, a construção levou cerca de 2 anos para ser concluída e é o único teatro no Brasil projetado em estilo art noveau. Vale a pena conferir os jornais locais para ver se há alguma apresentação de seu interesse acontecendo no teatro durante sua viagem. 

O lado de fora do edifício não mostra todo o esplendor de sua arquitetura; por isso, vá até a área interna para ver a estrutura metálica escocesa, os vitrais coloridos, as pinturas do teto e o jardim projetado por Burle Marx. São oferecidas visitas guiadas, com duração de uma hora, e essa é uma ótima maneira para conhecer detalhes do lugar. Fizemos a visita e gostamos bastante de conhecer o local, detalhes de sua história e construção, além da área interna dedicada aos artistas que se apresentam no local.

Embora atualmente careça de um pouco de cuidado, a visita ao teatro é muito interessante, especialmente para quem gostaria de conhecer as atrações históricas de Fortaleza.

Visita guiada: R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada).

R. Liberato Barroso, 525, Centro, Fortaleza - CE

Theatro-jose-de-alencar Theatro-jose-de-alencar Theatro-jose-de-alencar Theatro-jose-de-alencar Theatro-jose-de-alencar Theatro-jose-de-alencar
Avalie Theatro José de Alencar