Melhores Destinos
Fortaleza
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Praias de Fortaleza

Um dos principais motivos que levam turistas a Fortaleza é o mar. Com temperaturas agradáveis o ano todo e um ventinho que ameniza o calor extremo, a capital cearense se destaca pelo mar esverdeado e pela ótima estrutura oferecida nas barracas de praia

A praia que mais faz sucesso em Fortaleza, sem dúvida, é a Praia do Futuro. Com vários quilômetros de extensão, um mar com ondas mais agitadas e áreas onde se formam piscinas, essa é a praia das megabarracas, que são um sucesso à parte. "Barraca de praia" ganha um significado especial em Fortaleza e passa longe daquela estrutura simples que se vê em muitas cidades litorâneas. Na Praia do Futuro, você verá barracas com piscinas, wi-fi, restaurantes, playground, seguranças e uma enorme variedade de outros serviços que só vendo ao vivo para entender a grandiosidade. Certamente uma das atrações de Fortaleza é passar um dia inteiro curtindo as sombras das barracas na Praia do Futuro! Confira nosso post sobre as barracas de praia de Fortaleza para mais detalhes.

A orla urbana de Fortaleza é muito bonita, arborizada, cheias de atrativos interessantes para os turistas, mas a qualidade da água do mar é questionável. As praias de Iracema, Mucuripe e principalmente Meireles, são bastante movimentadas tanto durante o dia quanto à noite, têm um calçadão ótimo para caminhadas e mar calminho. Entretanto, para muita gente, essas praias da Beira-Mar servem mais para admirar do que para mergulhar. Meireles, a mais conhecida desse trio de praias, tem boa estrutura, com barracas e restaurantes próximos, além de muitos hotéis em suas proximidades. Mesmo que você não entre no mar, caminhar pelo calçadão da Av. Beira-Mar é uma ótima pedida!

Dica: antes de escolher a praia que irá curtir, confira a qualidade da água no boletim de balneabilidade no site da Semace, que é feito semanalmente. O boletim tem informações de todo o litoral de Fortaleza, incluindo as praias da Beira-Mar e Praia do Futuro! Essa é uma dica essencial porque muitas vezes há trechos do mar impróprios para banho.

No município vizinho de Fortaleza, fica a praia de Porto das Dunas, onde também está o Beach Park, um parque aquático da cidade que vale um dia inteiro de passeio. Não deixe de visitá-lo, principalmente se estiver viajando com crianças! Essa praia é superbonita, bem extensa e uma ótima opção para um dia tranquilo curtindo o mar! 

Os turistas que visitam a cidade revezam seus dias entre as praias de Fortaleza e outras praias mais distantes, muitas delas podem ser conhecidas através de passeios turísticos com agências de viagem ou com um carro alugado. No litoral oeste, o destaque fica por conta da Praia de Cumbuco (30 km de Fortaleza), com mar bem tranquilo e alguns hotéis em que muitas pessoas se hospedam em busca de sossego. Outra alternativa maravilhosa é a praia de Lagoinha (110 km de Fortaleza), que fica linda na maré baixa, tem lagoas próximas e há a possibilidade de fazer passeios de buggy pelas redondezas. Partindo de Fortaleza e continuando nesse sentido do litoral, chega-se a Jericoacoara (300 km de Fortaleza), uma cidade simples, com belas lagoas e uma atmosfera incrível! Pela distância e dificuldade de acesso, recomendamos que passe ao menos duas noites em Jericoacoara, o que permitirá conhecer melhor a região e desfrutar do que ela oferece. 

No litoral leste do Ceará, outras praias chamam atenção, entre elas Morro Branco (93 km de Fortaleza), uma praia linda, com mar tranquilo e incríveis falésias — recomendamos muito esse passeio, que é feito por diversas agências de Fortaleza. Águas Belas (65 km de Fortaleza) é outra opção da região; a praia tem um mar bem tranquilo e um rio que deságua próximo, proporcionando banho em água doce e água salgada. Mais distante, a cerca de 160 km de Fortaleza, fica Canoa Quebrada, outra praia linda, com belas falésias e uma ótima estrutura. São feitos passeios que visitam diferentes praias, incluindo Canoa Quebrada, mas se tiver tempo, vale fazer um pernoite por lá.