Jericoacoara

Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca de Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares e bastante popular entre os que procuram sossego. Com sol o ano todo e ambiente aconchegante, o lugar está preparado para receber turistas que buscam uma experiência diferente.

Sobre Jericoacoara

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila de Jeri é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades e do agito diário. Por lá não há edifícios altos, necessidade de carros ou ruas calçadas — suas ruas são de areia. Em sua atmosfera é perceptível a simplicidade e um acohimento, que faz muita gente se sentir em casa. 

Uma cerca dificuldade no acesso ainda ajuda a manter esse clima bucólico da vila, embora o turismo seja forte o ano inteiro. Jeri, assim chamada pelos íntimo, é também destino certo daqueles que amam velejar. Não há tempo ruim nem idade que impeçam de aprender esses esportes!

Jericoacora tem bons restaurantes, pousadas com uma estrutura cada vez melhor, festas e loijinhas de artesanato. É o lugar ideal para quem quer relaxar e revezar entre cenários belos, passar o dia em uma lagoa, na praia e curtir um belíssimo fim de tarde. A vila é pequena, mas sua beleza é gigante e sua energia, contagiante! 

 

Como chegar a Jericoacoara

O aeroporto mais próximo de Jericoacoara é o novo Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), que está localizado a cerca de 30 km da vila, na cidade de Cruz. Uma outra alternativa bem popular é voar até o Ceará através do Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e de lá pegar um transporte compartilhado ou ônibus para percorrer os 300 km até Jericoacoara. Há também quem chegue até Jericoacoara de carro próprio, mas é importante lembrar que apenas veículos com autorização podem circular dentro da vila e portanto você deverá deixar seu carro estacionado do lado de fora.

Veja aqui as dicas completas de como chegar a Jericoacoara e aqui mais dicas de passagens aéreas para Jericoacoara.

Quando ir a Jericoacoara - melhor época

Jericoacoara é um destino que sempre faz calor e que pode ser visitado o ano inteiro. A época de chuvas ocorre entre janeiro a junho, concentrando-se principalmente nos meses de março e abril. Durante o verão, feriados (principalmente Réveillon e Carnaval), e períodos de férias escolares, a vila tende a ficar cheia e com preços mais altos — se você busca economia, é bom evitar esses períodos. 

Confira aqui as dicas completas de quando ir a Jericoacoara e saiba o melhor época para praticar kitesurf.

Lagoas e praias de Jericoacoara

Curtir as lagoas e as praias de Jericoacoara estão entre as principais atividades que a vila oferece. A Praia de Jericoacoara é a principal da região e tem um lindo pôr-do-sol, além de boa estrutura. Para quem prefere descanso e um lugar mais reservado, a dica é Praia da Malhada, bem menos frequentada. A Lagoa da Tatajuba e a Lagoa Paraíso formam-se no período de chuvas e vale a pena também incluí-las no roteiro — a Lagoa do Paraíso é imperdível para quem busca sossego e águas cristalinas. 

Leia aqui o que fazer em Jericoacoara.

Hotéis e Jericoacoara

Escolher uma boa pousada ou hotel em Jericoacoara pode fazer toda a diferença no aproveitamento da sua viagem. A vila tem hotéis para todos os gostos e bolsos, com opções mais econômicas e outras mais refinadas. O hotel mais famoso de Jericoacoara é o  Essenza Hotel, indicado para quem busca algo mais refinado. O My Blue Hotel também é uma boa opção, assim como a Pousada Carcacá, que tem um bom custo-benefício. Como se trata de uma vila pequena, escolher onde ficar em Jericoacoara não é uma tarefa tão difícil, mas sugerimos que comece sua busca com antecedência se você pretende viajar em época de alta temporada.  

Leia aqui as nossas dicas de hotéis e pousadas em Jericoacoara, com nossas experiências em 7 acomodações testadas por nós!