Melhores Destinos
Ceará

Jericoacoara

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Jericoacoara é um pequeno paraíso de águas doces e salgadas na costa oeste do Ceará. Tem uma estrutura turística invejável, a 300 km de Fortaleza, com excelentes restaurantes, bares com forró ao vivo e hotéis conhecidos no país inteiro. E o melhor: sem perder o jeitinho de vila de pescador. 

Jericoacoara

É muito fácil gostar de Jeri. Para mim, aconteceu antes mesmo de entrar na Vila de Jericoacoara, quando meu transfer deixou a estrada e se embrenhou entre dunas, contorando um marzão azul, cheio de pipas de kite.

Jeri é um vilarejo pequeno, com ruazinhas de areia cercadas por árvores floridas e prédios baixos com teto de telha ou palha mesmo. Não há asfalto nem qualquer tipo de pavimentação. Isso quer dizer que você vai passar as férias de chinelo de dedo, o que é muito fácil de se acostumar.

Neste guia, vamos esclarecer todas as suas dúvidas mostrar por que esse é um dos destinos mais desejados dos brasileiros. Vem descobrir Jeri com a gente?

Sobre Jericoacoara

A Vila de Jericoacoara fica no município de Jijoca de Jericoacoara, dentro do Parque Nacional do Jericoacoara — e se isso for um trava-línguas, já é meu favorito. O fato de integrar uma área de proteção ambiental dificulta um pouco o acesso, pois, em vez de estradas, o que há são caminhos na areia, e é necessário contratar guia para fazer boa parte dos passeios. Mas é também o que faz dela um lugar único.

Jericoacoara

Em passeios de buggy, 4x4 ou quadriciclo, você vai passar por dunas majestosas, famílias de jumentos soltos, túneis de cajueiros e cenários surpreendentes entre mangues. Faz calor o ano inteiro, o que torna os banhos no mar ou nas lagoas de água doce ainda mais gostosos. 

Já o vento constante dá as condições para a prática de esportes como o kitesurf ou windsurf, ou mesmo o wingfoil para os ainda mais corajosos — usa uma prancha de quilha comprida e fina, que permite ao praticante ficar completamente fora da água. 

Jericoacora tem bons restaurantes, pousadas com uma estrutura cada vez melhor, lojinhas e noites regadas a festas e muito forró. É o lugar ideal para quem quer relaxar sem ficar entediado. E o pôr do sol no mar colore de laranja toda a Praia de Jeri, transformando-a em um lugar mágico!

Como chegar a Jericoacoara

O aeroporto mais próximo de Jericoacoara é o novo Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), que está localizado a cerca de 30 km da vila, na cidade de Cruz. Outra alternativa é voar até o Ceará para o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e então pegar um transfer ou ônibus para percorrer os 300 km até Jericoacoara. 

Há também quem chegue até Jericoacoara de carro próprio, mas você não vai poder entrar com ele na vila, deverá deixar seu carro estacionado do lado de fora. Muitos dos passeios também precisam ser feitos em buggy ou outro veículo especial com guia.

Leia as dicas completas de como chegar a Jericoacoara e de passagens aéreas para Jericoacoara.

Jericoacoara

Quando ir a Jericoacoara — melhor época

Jericoacoara é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, pois as temperaturas médias ficam entre 23 e 34 graus. A época de chuvas ocorre entre janeiro a junho, concentrando-se principalmente nos meses de março e abril, mas pode dar praia mesmo nesses períodos. Já no segundo semestre tem mais vento, especialmente de agosto a novembro.

Durante o verão, feriados (principalmente Réveillon e Carnaval) e períodos de férias escolares, a vila tende a ficar cheia e com preços mais altos — se você busca economia, é bom evitar esses períodos. 

Confira as dicas completas de quando ir a Jericoacoara e saiba o melhor mês para praticar kite e windsurf (foto).

Jericoacoara

Lagoas e praias de Jericoacoara

Curtir as lagoas e as praias de Jericoacoara é a melhor forma de aproveitar o dia em Jeri. A Praia de Jericoacoara fica junto à vila de mesmo nome e tem a melhor estrutura para o turista, com restaurantes, hotéis, aulas de kite e windsurf, lojinhas e vendedores ambulantes. Para quem prefere um lugar mais reservado, a dica é Praia da Malhada, logo ao lado, que também é caminho para a icônica Pedra Furada com maré baixa. 

É imprescindível, também, conhecer as lagoas de água doce, que têm águas mais cristalinas do que o mar de Jeri. Lagoa da Tatajuba e a linda Lagoa Paraíso são os principais pontos turísticos do passeio oeste e do passeio leste, respectivamente. Entre as atrações mais novas da região, estão as lagoas artificiais do Lagun Beach (foto) e do Buraco Azul

Leia tudo o que fazer em Jericoacoara.

Jericoacoara

Hotéis e Jericoacoara

Escolher onde ficar em Jericoacoara vai fazer toda a diferença na sua viagem. A vila tem hotéis muito bem avaliados, de opções mais econômicas a hotéis conhecidos no país inteiro. O hotel mais famoso de Jericoacoara é o Essenza Hotel (foto), indicado para quem busca algo mais exclusivo. 

O My Blue Hotel e o Chez Toi também oferecem bastante conforto, enquanto a Pousada Carcacá e a Villa Caju têm um ótimo custo-benefício. Sugerimos que comece sua busca com antecedência, especialmente se você pretende viajar em época de alta temporada. 

Jericoacoara - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Jericoacoara. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Espaço Nova Era Pousada 9.4 Ver preços
Pousada Villa Caju 9.2 Ver preços
Villa Medina Jeri 9.2 Ver preços
Villa Chic Hostel Pousada 9.2 Ver preços
Pousada Munguba 9.0 Ver preços
Mandala Hostel Jeri 9.0 Ver preços
Essenza Hotel 8.9 Ver preços
Residence Bons Ventos Jeri 8.9 Ver preços
Pousada Por do Sol 8.0 Ver preços
My Blue Hotel 8.0 Ver preços

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

 Leia as dicas de hotéis e pousadas em Jericoacoara, com nossas experiências nas acomodações.

Jericoacoara

Nos posts abaixo, você tira todas as suas dúvidas para planejar a viagem. Bem-vindo a Jericoacoara - você vai A-MAR!