Florença

Volterra

0 avaliação
0% recomendam
0

Uma joia que ainda não foi descoberta por turistas: assim é Volterra. Cercada por muros e com ruazinhas encantadoras, Volterra é uma preciosidade. A arquitetura medieval é notada logo na entrada, com portas imponentes. O muro mostra a precaução dos governantes medievais contra possíveis ataques. Ao andar pela cidadezinha, nos transportamos para outros tempos. Aliás, se não fosse o movimento, Volterra pareceria estar parada na Idade Média. A cidade era um dos 12 centros do poder etrusco entre os séculos VI e IV antes de Cristo e, hoje, é um dos locais mais bem-preservados de toda a Itália.

Para começar, temos o Teatro Romano. Datado do século I antes de Cristo, o espaço foi reduzido no século XIII para a construção da muralha que cerca Volterra. A arquibancada foi feita utilizando a inclinação natural do terreno, como nos teatros gregos, com capacidade para cerca de 2 mil espectadores. Na parte de trás, havia ainda um banho termal, construído no século III, após o abandono do teatro. O mais impressionante de tudo isso é que o patrimônio histórico só foi descoberto nos anos 1950, durante escavações feitas por Enrico Fiume. A vista é incrível.

No centrinho da cidade, temos a Catedral, consagrada em 1120. No entanto, ela passou por diversas mudanças drásticas: foi ampliada no século XIII, teve o interior completamente reformado no século XVI e foi restaurada e redecorada no século XIX. No interior, podemos admirar a obra Madonna dei Chierici, de Francesco Valdambrino, e Anunciação (1497), de Mariotto Albertinelli, além de monumentos funerais em homenagem a santos de Volterra, como Ugo e Otaviano. Perto da Catedral, avistamos o Batistério, cuja lenda diz que o espaço, anteriormente, havia sido um templo pagão. A informação mais recente é que o batistério tenha sido construído em 989. A fachada atual, em mármore preto e branco, é do século XIII. O interior se manteve simples, com altar em mármore, iniciado por Mino da Fiesole no século XV. Em 1765, um painel de madeira com a ascensão, pintado por Niccolò Cercignani em 1591, foi colocado em cima do altar. 

A Piazza dei Priori é ponto importantíssimo na cidade. Lá fica o Palazzo dei Priori (século XIII), um dos prédios mais antigos de toda a Toscana. A parte de cima da torre foi destruída no último terremoto na cidade e reconstruída em 1846. Outro ponto muito visitado é a Porta All'Arco, uma das seis portas abertas na muralha que cerca Volterra. Entre os museus, destaque para o Museu Cívico e a Pinacoteca, além do Museu Etrusco Guarnacci. Se você gostar de igrejas, sugerimos também a Chiesa di San Lino, a Chiesa di San Francesco Volterra e a Chiesa della Misericordia.

Todas as igrejas, inclusive a Catedral e o Batistério, ainda têm entrada gratuita (provavelmente por pouco tempo, já que os turistas começaram a descobrir esse pequeno paraíso). Horários de funcionamento: Palazzo dei Priori: todos os dias, das 10h30 às 17h30. Pinacoteca: todos os dias, das 9h às 19h. Museo Etrusco Guarnacci: todos os dias, das 9h às 19h. Teatro Romano: todos os dias, das 10h30 às 17h30. Battistero di San Giovanni: todos os dias, das 10h às 18h. 

Como chegar a Volterra partindo de Florença

A cidade fica a 65 quilômetros de Pisa; a 75 quilômetros de Florença; e a 60 quilômetros de Siena. De carro, todos os trajetos são tranquilos, com boas (e lindas!) estradas. Uma precaução, no entanto, é alugar um GPS. Algumas estradas não são muito bem sinalizadas e se perder nesses campos pode até ser uma delícia, mas se você estiver com pouco tempo, melhor prevenir.

De transporte público, a forma mais fácil de chegar a Volterra partindo de Florença é pegar um trem na Estação Santa Maria Novella com direção a Pisa ou Livorno. Você deve descer na estação Pontedera (bilhete a 6,60 euros; cerca de 50 minutos de viagem). O bom é que os trens partem a cada 20 minutos, ou seja, há várias opções. Em frente à estação Pontedera, pegue o ônibus 500 (3,85 euros). Você pode comprar o bilhete nas máquinas ou em uma loja chamada Edicola. A parada de ônibus de Volterra é em frente ao centro histórico. Para consultar horários de trem, acesse www.trenitalia.com. Para checar os horários de ônibus Pontedera-Volterra, acesse www.pisa.cttnord.it

Se você prefere ir de ônibus, prepare-se para enfrentar cerca de 2h30 de viagem. Ir de ônibus não é a forma mais fácil, já que você terá que fazer baldeação e os horários são bem mais escassos do que os de trem. Durante o inverno e feriados, por exemplo, há apenas um horário. Pegue o ônibus com direção a Siena (1310-A ou 1310-R) na estação que fica na Via Santa Caterina, 17. O valor do bilhete é 8,35 euros. Desça em Colle Val d'Elsa. De lá pegue a linha 770, que vai a Volterra. Para checar os horários, consulte o site www.pisa.cttnord.it.

Como chegar a Volterra partindo de Siena

A melhor forma é ir de ônibus, já que a viagem de trem demora cerca de 1h30 e precisa de baldeação. Na Viale F. Tozzi, pegue o ônibus 130, com destino a Florença e desça em Colle Val d'Elsa. De lá pegue o ônibus 770, que vai até Volterra. Se preferir ir de trem, desça na estação Pontedera. Atenção: é necessário fazer baldeação em Empoli. De Pontedera, pegue o ônibus 500 (3,85 euros), que vai até Volterra. Para checar os horários de trem, acesse www.trenitalia.com. Para checar os horários de ônibus Pontedera-Volterra, acesse http://www.pisa.cttnord.it

Como chegar a Volterra partindo de Pisa

Para ir de trem, pegue o trem com destino a Florença, Siena ou Empoli e desça na estação Pontedera. Há trens a cada 15 minutos, em média (bilhete a 2,50 euros; cerca de 15 minutos de viagem). De Pontedera, pegue o ônibus 500 (3,85 euros), que vai até Volterra. Os bilhetes podem ser comprados em máquinas ou na loja chamada Edicola, na estação Pontedera. Para ir de ônibus, vá até a estação Pisa Stazione Fs. De lá saem os ônibus para Volterra. A viagem dura cerca de 1h50. Para checar horários, consulte http://www.pisa.cttnord.it.

Volterra, Volterra - CEP: 56048

Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Estrada-entre-pisa-e-volterra Estrada-entre-pisa-e-volterra Volterra Volterra Teatro-romano-volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Volterra Teatro-romano-volterra Volterra Volterra
Avalie Volterra