
Diferente de tudo o que você já viu: eis a melhor maneira de começar a falar de Brasília. Única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília é peculiar sob todos os aspectos. Muito mais que a capital e centro político do Brasil, Brasília é um destino único e que merece a sua visita. Qualquer que seja o tipo de turismo que está buscando, você encontrará em Brasília. A cidade tem excelentes restaurantes, diversidade cultural, arquitetura inigualável, reservas florestais com belas cachoeiras e, claro, a história política do país acessível a todos os brasileiros.
Andar por Brasília é um convite à fotografia. A capital brasileira é dessas cidades recheadas de cartões-postais e pontos turísticos. Os prédios têm arquiteturas belíssimas, cheias de curvas e ângulos surpreendentes; o concreto, muito aparente, se contrapõe à arborização do Plano Piloto, cheio de árvores floridas e canteiros bem cuidados; sem falar no céu, que presenteia a todos tanto com o azul intenso quanto com o vermelho-fogo ao pôr do sol. Tudo para encantar os visitantes a cada novo horizonte.
Top 15 pontos turísticos em Brasília – O que é imperdível na sua viagem
Se você está com uma viagem programada para a capital federal e não sabe por onde começar o passeio, confira a nossa seleção com os 15 melhores pontos turísticos de Brasília. A lista é só o começo da sua viagem, mas certamente te ajudará na organização do roteiro.
- Catedral de Brasília
- Congresso Nacional
- Palácio do Planalto
- Palácio da Alvorada
- Praça dos Três Poderes
- Palácio do Itamaraty
- Torre de TV
- Lago Paranoá
- Santuário Dom Bosco
- Memorial JK
- Estádio Mané Garrincha
- CCBB Brasília
- Pontão do Lago Sul
- Jardim Botânico de Brasília
- Parque da Cidade
O que fazer em Brasília
A concentração de cartões-postais em uma mesma avenida dá ao turista que chega a Brasília a impressão de conhecê-la em pouco tempo. Não se engane! A capital é muito mais que os monumentos do Eixo Monumental.
Se tiver apenas algumas horas para visitar a cidade, você sairá de lá com fotos que farão qualquer um acreditar que a conheceu intimamente. Em uma hora é possível circular por todo o Eixo Monumental: Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Catedral, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Museu da República, Torre de TV e Memorial JK darão um belo álbum de fotografias. Mas será suficiente?
O encantamento com a beleza arquitetônica de Brasília satisfaz os turistas mais apressados, porém o segredo está mesmo no interior desses edifícios e espaços fora do circuito do Eixo Monumental, como lindas áreas verdes, quadras residenciais aconchegantes, ótimos espaços culturais, restaurantes convidativos, o belíssimo Lago Paranoá e, claro, o sempre incrível pôr do sol. E para visitá-los é preciso um pouco mais do que algumas horas em Brasília.
Entenda Brasília
Duas linhas em formato de cruz. A partir desse traçado simples nasceu o Plano Piloto. Com projeto urbanístico de Lucio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília ganhou vida em 1960, pelas mãos do então presidente Juscelino Kubitschek. Construída em apenas 1.000 dias para ser a nova Capital Federal, ela surpreendeu pelo modernismo do traçado e das construções.
Saber que Brasília segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la. O passo seguinte é decorar que tudo fica em torno de dois eixos principais (como um avião), que formam o corpo do Plano Piloto. A Rodoviária, no Eixo Monumental, é o centro de tudo. A partir dela os endereços ganham números crescentes tanto de norte a sul quanto de leste a oeste. Ela é o marco zero. Basta seguir os pontos cardeais para não se perder!
Em Brasília, os prédios não têm cercas e não há ruas residenciais, mas quadras. SQN, SBS, CLS e W3 são endereços muito comuns aos brasilienses, como outras dezenas de siglas. Aliás, brasiliense é quem nasce na cidade; candango é o nome dado às pessoas que construíram a nova capital. Tudo parece muito estranho aos olhos de quem visita Brasília pela primeira vez. Cada coisa em seu setor. Hospitais, bancos, casas, apartamentos, comércio... E quando o setor não é oficial, os moradores tratam de criá-lo, como a “rua das farmácias”. Muito estranho? Com um pouquinho de atenção e de coração aberto você entenderá Brasília rapidinho! Enquanto isso, confira tudo o que fazer em Brasília!
Onde ficar e as melhores opções de hotéis em Brasília para a sua viagem
Os hotéis em Brasília estão bem concentrados em poucas áreas, o que facilita na hora de escolher onde se hospedar. A maior parte dos hotéis em Brasília está nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN), à beira do Eixo Monumental, que conta com bons hotéis, entre eles o o Cullinan Hplus Premium e o Athos Bulcão Hplus Executive.
É possível ainda se hospedar no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), próximos ao Palácio da Alvorada e Lago Paranoá, onde está o refinado Royal Tulip Brasília Alvorada e o histórico Brasília Palace Hotel. Para quem está de passagem rápida pela cidade, vale conferir os hotéis próximos ao Aeroporto de Brasília, entre eles o Ibis Styles Brasilia Aeroporto; ou perto da Rodoviária de Brasília, como o Quality Hotel & Suites Brasília.
Royal Tulip Brasília Alvorada. Foto: Booking.com
Ao escolher os hotéis em Brasília, fique atento ao fato de que as diárias costumam ter valores bem mais altos durante a semana, quando a cidade está mais movimentada. Já nos finais de semana, os preços são mais camaradas e é possível investir em excelentes hotéis a preços bem acessíveis. Veja mais dicas de hotéis em Brasília.
Se você ainda não sabe onde ficar, confira a nossa seleção com as melhores opções de hotéis em Brasília para a sua viagem. As acomodações foram escolhidas priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Todas com ótima relação custo-benefício. Também incluímos na lista as notas do Booking.com, que indicam a avaliação de hóspedes reais sobre a hospedagem.
Quando ir a Brasília
Brasília pode ser visitada durante todo o ano, mas para fugir das chuvas, pegar os ipês floridos e um pôr do sol sensacional, o ideal é viajar entre os meses de maio e agosto, quando o clima na cidade está seco e sol reina no céu. O período é ótimo ainda para aliar a visita a Brasília um dos destinos de natureza nos arredores, como a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis.
Outro detalhe a ser levado em consideração na hora de escolher a data para visitar Brasília é o valor das hospedagens. Durante os dias de semana, a cidade costuma ficar bem cheia e os preços de diárias são mais altos. Já nos finais de semana, os valores são bem camaradas, o que facilita a vida de quem deseja apenas turistar pela cidade.
Quanto tempo ficar em Brasília
Brasília é ótima pedida de destino para quem deseja uma viagem rápida e sem complicação. A cidade concentra bem os pontos turísticos e em um final de semana você poderá ver as principais atrações. Ainda que seja possível ter a sensação de conhecer Brasília tão rápido assim, podemos adiantar que somente ficando um pouco mais de tempo na cidade você terá a oportunidade de curtir e entendê-la melhor. Essa é a vantagem de Brasília: é possível conhecer a cidade em uma hora ou em um mês. Aproveite tudo o que fazer em Brasília, mesmo que seja aos pouquinhos.
Está com viagem marcada para Brasília, no Distrito Federal? Confira todas as dicas do nosso guia e aproveite o melhor da capital do Brasil!