Melhores Destinos
Distrito Federal

Brasília

Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Diferente de tudo o que você já viu: eis a melhor maneira de começar a falar de Brasília. Única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília é peculiar sob todos os aspectos. Muito mais que a capital e centro político do Brasil, Brasília é um destino único e que merece a sua visita. Qualquer que seja o tipo de turismo que está buscando, você encontrará em Brasília. A cidade tem excelentes restaurantes, diversidade cultural, arquitetura inigualável, reservas florestais com belas cachoeiras e, claro, a história política do país acessível a todos os brasileiros.

Andar por Brasília é um convite à fotografia. A capital é dessas cidades recheadas de cartões-postais e pontos turísticos. Os prédios têm arquiteturas belíssimas, cheias de curvas e ângulos surpreendentes; o concreto, muito aparente, se contrapõe à arborização do Plano Piloto, cheio de árvores floridas e canteiros bem cuidados; sem falar no céu, que presenteia a todos tanto com o azul intenso quanto com o vermelho-fogo ao pôr do sol. Tudo para encantar os visitantes a cada novo horizonte.

Entenda Brasília

Duas linhas em formato de cruz. A partir desse traçado simples nasceu o Plano Piloto. Com projeto urbanístico de Lucio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília ganhou vida em 1960, pelas mãos do então presidente Juscelino Kubitschek. Construída em apenas 1.000 dias para ser a nova capital, ela surpreendeu pelo modernismo do traçado e das construções.

Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la. O passo seguinte é decorar que tudo fica em torno de dois eixos principais (como um avião), que formam o corpo do Plano Piloto. A Rodoviária, no Eixo Monumental, é o centro de tudo. A partir dela os endereços ganham números crescentes tanto de norte a sul quanto de leste a oeste. Ela é o marco zero. Basta seguir os pontos cardeais para não se perder! 

Em Brasília, os prédios não têm cercas e não há ruas residenciais, mas quadras. SQN, SBS, CLS e W3 são endereços muito comuns aos brasilienses, como outras dezenas de siglas. Aliás, brasiliense é quem nasce na cidade; candango é o nome dado às pessoas que construíram a nova capital. Tudo parece muito estranho aos olhos de quem visita a capital pela primeira vez. Cada coisa em seu setor. Hospitais, bancos, casas, apartamentos, comércio... E quando o setor não é oficial, os moradores tratam de criá-lo, como a “rua das farmácias”. Muito estranho? Com um pouquinho de atenção e de coração aberto você entenderá Brasília rapidinho! Enquanto isso, confira tudo o que fazer em Brasília!

O que fazer em Brasília 

A concentração de cartões-postais em uma mesma avenida dá ao turista que chega a Brasília a impressão de conhecê-la em pouco tempo. Não se engane! A capital é muito mais que os monumentos do Eixo Monumental. 

Se tiver apenas algumas horas para visitar a cidade, você sairá de lá com fotos que farão qualquer um acreditar que a conheceu intimamente. Em uma hora é possível circular por todo o Eixo Monumental: Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Catedral, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Museu da República, Torre de TV e Memorial JK darão um belo álbum de fotografias. Mas será suficiente? 

O encantamento que a beleza arquitetônica de Brasília causa satisfaz os turistas mais apressados, porém o segredo está mesmo no interior desses prédios e espaços fora do circuito do Eixo Monumental, como lindas áreas verdes, quadras residenciais aconchegantes, ótimos espaços culturais, bares e restaurantes convidativos, o sempre prazeroso Lago Paranoá e, claro, o sempre incrível pôr do sol. E para visitá-los é preciso um pouco mais do que algumas horas em Brasília.

Hotéis em Brasília

Os hotéis em Brasília estão bem concentrados em poucas áreas, o que facilita na hora de escolher onde se hospedar. A maior parte dos hotéis em Brasília está nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN), à beira do Eixo Monumental, que conta com hotéis como o Cullinan Hplus Premium e o Athos Bulcão Hplus Executive. É possível ainda se hospedar no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), próximos ao Palácio da Alvorada e Lago Paranoá, onde está o Royal Tulip Brasília Alvorada e o Brasília Palace Hotel; nos arredores do Aeroporto de Brasília, onde está o Ibis Styles Brasilia Aeroporto; ou perto da Rodoviária de Brasília, em opções como o Quality Hotel & Suites Brasília.

Ao escolher os hotéis em Brasília, fique atento ao fato de que as diárias costumam ter valores bem mais altos durante a semana, quando a cidade está mais movimentada. Já nos finais de semana, os preços são mais camaradas e é possível investir em excelentes hotéis a preços bem acessíveis. Confira mais dicas de hotéis em Brasília.

HOTEL NOTA LINK
Royal Tulip Brasília Alvorada 9.1 Ver preços
Cullinan Hplus Premium 9.0 Ver preços
Comfort Suites Brasília 8.8 Ver preços
Naoum Hotel 8.8 Ver preços
Manhattan Plaza 8.8 Ver preços
Athos Bulcão Hplus Executive 8.8 Ver preços
Hplus Vision Executive 8.7 Ver preços
Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental 8.6 Ver preços
St Paul Plaza Hotel 8.5 Ver preços
ibis Styles Brasilia Aeroporto 7.8 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Quando ir a Brasília

Brasília pode ser visitada durante todo o ano, mas para fugir das chuvas, pegar os ipês floridos e um pôr do sol sensacional, o ideal é viajar entre os meses de maio e agosto, quando o clima na cidade está seco e sol reina no céu. O período é ótimo ainda para aliar a visita a Brasília um dos destinos de natureza nos arredores, como a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis.

Outro detalhe a ser levado em consideração na hora de escolher a data para visitar Brasília é o valor das hospedagens. Durante os dias de semana, a cidade costuma ficar bem cheia e os preços de diárias são mais altos. Já nos finais de semana, os valores são bem camaradas, o que facilita a vida de quem deseja apenas turistar pela cidade.

Quanto tempo ficar em Brasília

Brasília é ótima pedida de destino para quem deseja uma viagem rápida e sem complicação. A cidade concentra bem os pontos turísticos e em um final de semana você poderá ver as principais atrações. Ainda que seja possível ter a sensação de conhecer Brasília tão rápido assim, podemos adiantar que somente ficando um pouco mais de tempo na cidade você terá a oportunidade de curtir e entender a cidade. Essa é a vantagem de Brasília: é possível conhecê-la em uma hora ou em um mês. Aproveite tudo o que fazer em Brasília, mesmo que seja aos pouquinhos. A cada visita, um novo roteiro permitirá que você se apaixone pela cidade.

Está com viagem marcada para Brasília, no Distrito Federal? Confira todas as dicas do nosso guia e aproveite o melhor da capital do Brasil!