Melhores Destinos
Providência e Santa Catalina
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Como chegar a Providência e Santa Catalina

Para chegar a Providência e Santa Catalina não há voos saindo do Brasil, nem mesmo da parte continental da Colômbia. É preciso primeiro desembarcar em San Andrés, ilha vizinha a 95km de distância, e só então partir para Providência. É a interação e a proximidade entre as ilhas do arquipélago que faz com o que muita gente passe parte da viagem em San Andrés e parte em Providência.

Para chegar a Providência há duas maneiras: avião e catamarã, ambos saindo de San Andrés.
O voo, que dura cerca de 20 minutos, é feito em um avião pequeno, com capacidade para cerca de 17 passageiros; a viagem pelo mar é feita num catamarã com capacidade para 69 pessoas e dura mais ou menos 3 horas. 

Avião ou Catamarã?
Sabendo que é possível chegar a Providência pelo mar e pelo ar, surge aquela dúvida sobre qual meio de transporte seria mais aconselhável para desfrutar do destino. Aconselhamos o avião, porém vamos expor aqui prós e contras de ambos os meios. 

O voo entre San Andrés e Providência dura cerca de 20 minutos e custa em torno de 125.000 COP por trecho. As duas empresas que fazem o trajeto são a Satena e a Searca, conveniada à rede Decameron. O avião utilizado é de pequeno porte, pois o aeroporto de Providência não tem condições suficientes para receber aviões grandes - cada passageiro tem franquia de bagagem de 10kg. 
Apesar de ser um voo tranquilo e com visual para o mar muito bonito, o tamanho do avião causa um pouco de receio em muitos viajantes.

Prós: é rápido, com voos todos os dias

Contras: é mais caro e o avião é barulhento

A viagem de catamarã custa 65.000 COP por trecho (ou 130.000 COP, ida e volta), acontece entre 3 e 4 vezes na semana e tem duração de cerca de 3 horas, porém pode se prolongar se o mar não estiver em condições favoráveis. É uma viagem que frequentemente causa enjoo nos passageiros, devido ao balanço das ondas. A própria empresa que faz o trajeto aconselha os turistas a tomarem remédio contra enjoo antes de fazer a viagem. 
Uma dica importante a respeito do catamarã é que no trajeto San Andrés - Providência o mar costuma ser bem agitado, enquanto no trajeto Providência - San Andrés (a favor do vento) o mar é bem mais tranquilo. Dito isso, uma boa opção pode ser ir em um avião para Providência (evitando, assim, o agito do mar) e voltar de catamarã, com menos balanço na embarcação. 

Prós: o valor, com 30kg de franquia
Contras: balanço do mar, a demora para chegar e  não estar disponível todos os dias

Vale lembrar que para entrar em Providência é feito o mesmo procedimento requerido em San Andrés: É preciso ter em mãos o cartão de turista adquirido com a companhia aérea (46.800 COP) e indicar um local de hospedagem. Portanto, não se esqueça de fazer a reserva do hotel, pois ela será requerida na entrada de Providência. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Providência e Santa Catalina