Dicas de Providência e Santa Catalina
- Não é obrigatório apresentar passaporte nem visto para viajar a Providência. Por pertencer à Colômbia, brasileiros que viajam a turismo poderão entrar no país apenas portando um RG com foto identificável, que tenha, de preferência, menos de 10 anos de emissão.
- Não há como chegar em Providência sem antes passar por San Andrés, a principal ilha do arquipélago. Planeje-se e considere dividir sua estada de duas partes: ora em Providência, ora em San Andrés - os dois lugares são belíssimos e você não irá se arrepender!
- Desde março de 2017 é exigido dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação comprovando que o viajante tomou a vacina contra febre amarela.
- Um cartão de turismo, no valor de 46.800 COP, é exigido para conhecer as ilhas de San Andrés, Providência e Santa Catalina. O cartão é vendido nas próprias companhias aéreas antes da chegada a San Andrés, sendo exigido tanto na entrada como na saída de Providência; por isso, não o perca. Outra dica importante é observar, junto à companhia aérea que fará sua viagem, qual é a moeda aceita para o pagamento desse cartão. Em Bogotá, por exemplo, a Copa só aceita o pagamento em pesos colombianos.
- A moeda utilizada em San Andrés e Providência é o peso colombiano. O dólar americano também é aceito, mas lembre que nem sempre a conversão utilizada pelos estabelecimentos é favorável aos turistas. Cartões de crédito são aceitos apenas em locais de maior porte, então não deixe de ter dinheiro vivo para pagar seus gastos.
- Há dois bancos em Providência e através deles você consegue fazer saques na moeda local. Recomendamos, no entanto, já ter pesos colombianos ao desembarcar na ilha para poder custear os gastos iniciais em moeda local.
- Faça a reserva de sua hospedagem antes de chegar a Providência. Logo na entrada da ilha um órgão de fiscalização pergunta o local de hospedagem do turista, por isso é importante não deixar para escolher um hotel apenas ao chegar.
- Providência tem a terceira maior barreira de corais do mundo e é conhecida como um excelente local para mergulho, porém é importante saber que a barreira está em uma área protegida e só é permitido mergulhar próximo a ela. A área comumente utilizada pelos amantes do mergulho fica no lado oposto ao da barreira, na região oeste da ilha.
- Nas ilhas fala-se o espanhol e o inglês criolo - que se escreve como o inglês convencional, porém na hora de falar as palavras são "cortadas" e têm entonação diferenciada.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.