Puerto Varas

Dicas de Puerto Varas

Brasileiros que queiram conhecer Puerto Varas ou outras cidades do território chileno por até 90 dias não precisam apresentar visto prévio, nem mesmo passaporte. O RG é suficiente para fazer os trâmites de imigração, porém aconselhamos que o documento permita a fácil identificação da fotografia do portador. A CHN não serve para entrar no país, mas é indispendável para alugar um carro. Vacinas não são obrigatórias.

A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP), representado por "$", que pode ser comprado no Brasil ou no Chile. Puerto Varas tem casas de câmbio, diversos caixas eletrônicos e bancos de diferentes instituições. Para maiores informações sobre o assunto, leia nosso post a respeito do tema

Fala-se espanhol no Chile e, pela semelhança entre as duas línguas latinas, você poderá compreender e ser compreendido ao falar português. Recomendamos tentar usar o "portunhol" e aprender palavras básicas de espanhol para se comunicar melhor. 
O sotaque dos chilenos e a rapidez com que falam às vezes pode dificultar a compreensão de algumas frases, mas tudo pode ser contornado com paciência. 

Além de fazer frio, chove com frequência em Puerto Varas. Recomendamos caprichar nos agasalhos e levar roupas impermeáveis para continuar aproveitando as atividades ao ar livre mesmo que haja um pouco de chuva. 

Na hora de se vestir, utilize o "estilo cebola", cujas roupas são colocadas em camadas e retiradas conforme a necessidade - em ambientes aquecidos você pode retirar as peças de roupa mais quentes para não sentir calor. 

O comércio local funciona entre as 9h/10h e as 13h/14h, reabrindo às 15h/16h e encerrando seu expediente às 19h30/20h, aproximadamente. Cada loja tem seu horário próprio, porém é comum a prática de fechar as portas após o almoço. Aos domingos, o comércio fica praticamente todo fechado; portanto, esse não é um dia tão indicado para caminhar pelo centro. 

Puerto Varas é uma cidade tranquila quanto à segurança. Há pouco policiamento nas ruas e os índices de crimes são baixos. Ande tranquilamente pela cidade em qualquer hora do dia e tenha mais atenção ao visitar Puerto Montt, especialmente na área do Mercado Angelmó, onde turistas frequentemente sofrem com furtos.

Informações básicas:
Fuso horário: UTC -4
DDD: 56 (Chile) 065 (Puerto Varas)

Tudo que você precisa saber sobre Puerto Varas!

Esse texto sobre Dicas de Puerto Varas faz parte do guia de Puerto Varas no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Puerto Varas

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.