Puerto Varas

Quando ir a Puerto Varas

Escolher quando ir a Puerto Varas é uma questão pessoal, mas a gente pode ajudar a descobrir qual época do ano se encaixa melhor nos seus planos. Se a ideia é conhecer a neve, o inverno é a melhor época; já se a intenção é não sentir tanto frio e fazer várias atividades ao ar livre, o verão é recomendado. 

O verão é o período de alta temporada, em que as temperaturas estão mais agradáveis e o tempo, mais seco. Esse período tem mais dias e horas de sol, permitindo que as atividades ao ar livre sejam gostosas. É a época ideal para fazer caminhadas e passeios de barco, por exempo, ou aproveitar eventos culturais, que são mais frequentes em janeiro e fevereiro. Nessa época as pessoas também costumam utilizar as praias de água doce da região, mas, para quem vive em locais quentes no Brasil, vai ser difícil cair na água gelada de Puerto Varas. 

O inverno é o período mais chuvoso, mais frio e, consequentemente, o momento em que os vulcões próximos da cidade ficam com mais neve. É uma época em que a cidade está com menos turistas, os hotéis têm preços melhores e você poderá conhecer o Vulcão Osorno com neve e até esquiar por lá. 

Entre maio e agosto as chuvas são mais frequentes, mas não significa que o verão seja seco; no verão chove, porém em quantidade menor. É preciso saber que essa região é bastante chuvosa - as médias ultrapassam os 200 dias com chuva por ano - e que ter alguns dias nublados durante a viagem é comum. 

No inverno, a média é de 7ºC, chegando a temperaturas negativas nos dias mais frios. No verão, com temperaturas agradáveis, a média é de 14ºC, podendo passar dos 20ºC durante o dia, assim como podem cair à noite. Independentemente da época em que viajar, esteja preparado para temperaturas baixas. 

Puerto Varas recebe turistas durante todo o ano e cada estação oferece um atrativo diferente.

Tudo que você precisa saber sobre Puerto Varas!

Esse texto sobre Quando ir a Puerto Varas faz parte do guia de Puerto Varas no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Puerto Varas

  • Missing Eduardo Luiz há mais de 3 anos

    Olá Camile, como ficou um pouco em cima da hora o melhor período pra mim seria entre 03/08/17 - 09/08/17, é uma boa ideia ir nesse período de agosto ? É um perído de alta ou baixa temporada ? Obrigado !

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Eduardo.
    Agosto diria que é temporada média/baixa... não tem muitos visitantes em férias e também não tem o público do verão, que é realmente período de alta.

  • Missing Gabriela há mais de 3 anos

    Olá Camille, minha intenção é a neve. Você indica a ida até Puerto Varas pelos vulcões ou o Vale Nevado em Santiago é suficiente?
    Vou em Agosto.
    Obrigada

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Gabriela.
    Eu acho a paisagem de Puerto Varas uma graça, então sou suspeita para falar...
    Mas se seu único objetivo é ver neve ou esquiar, ir aos arredores de Santiago é suficiente. O Valle Nevado é legal e se estiver disposta a ir um pouco mais distante ou se hospedar na estação, Portillo pode ser bom. Bjs

  • A63nr Pamela Peruzzi há mais de 3 anos

    Olá Camille, tudo bem? Estou pensando em ir final de agosto. será que corro o risco de pegar só dias chuvosos?
    Obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Pamela. Puerto Varas é um lugar chuvoso o ano inteiro, em especial no inverno.

  • Missing Rafaelo há mais de 3 anos

    Oi Camille. Tenho pensado em ir na segunda quinzena de setembro para fazer a travessia dos lagos. Acredita que 10 dias daria pra fazê-la, terminando em Bariloche, uma vez que Santiago já conhecemos? E o clima para este período?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Rafaelo. Não entendi muito bem sua pergunta... a travessia é feita em um único dia... certamente com 10 dias você poderia fazê-la e aproveitar tanto Puerto Varas quando Bariloche.
    Sobre o clima... dê uma olhada no link: http://www.weatherbase.com/weather/weather.php3?s=99758&cityname=Puerto-Montt-Chile&set=metric

  • Hhhjk Talita Vitoriano há quase 3 anos

    Estou programando para ir na primeira semana de Dezembro. Compensa? Gostaria de ter o privilégio de ver neve no vulcão.

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Em dezembro a quantidade de neve será pouca pois é verão no local. Entretanto, verão é período de bastante turismo em Puerto Varas.

  • Kptac Saulo Moraes há quase 3 anos

    Camille, estou me programando pra ir em meados de Abril. Como é o outono por lá? Chove muito?

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Saulo. Chove o ano inteiro... não tem nem um mês que dá pra dizer que chove pouco. Dá uma olhadinha nesse gráfico que vou deixar e confere a parte que diz "Most Rain Reported in a Month": http://www.weatherbase.com/weather/weather.php3?s=99758&cityname=Puerto-Montt-Chile

  • Missing Alessandra Bassotelli Cauduro há quase 3 anos

    Olá Camille! Estamos programandoa viagem em Fev... e iremos de Santiago a Puerto Varas. Mas queremos conhecer Pucon e a Reserva Huilo Huilo. Tudo em 4 dias. Qual o melhor trajeto? A nossa intenção é alugar carro. Vale a pena fazer bate-volta de Puerto Varas?
    Abraços

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Alessandra.
    Não sei se entendi todo seu comentário... qual seria seu local de hospedagem? 4 dias é o tempo disponível para sair de Santiago de carro e voltar para a capital? Puerto Varas está a cerca de 340km de Pucón. Em 4 dias não acho que valha a pena ir para todos esses lugares porque dessa forma você passaria muito tempo viajando e pouco tempo aproveitando os destinos. Abs

  • Missing Alessandra Bassotelli Cauduro há quase 3 anos

    Olá Camille! Os 4 dias seriam para Puerto Varas e Pucón. Mas como 340 km é intenso acredito que não vale a pena pela correria.

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Alessandra. Bem... até acho possível... mas dessa forma você teria que ficar 2 dias em Puerto Varas e 2 dias em Pucón - eu desconsideraria Huilo Huilo. Ainda que seja possível, acho que vocês deveriam avaliar porque deixaria a viagem de vocês bem corrida. Bjs

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.