Passeios em Puerto Varas
Puerto Varas e suas cidades vizinhas são cheias de atrativos diferentes. Por isso, não espere se prender a uma cidade em si; esteja pronto para explorar tudo que a Região dos Lagos Chilenos é capaz de oferecer. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria, de carro ou ônibus; outros podem ser feitos através das empresas que os organizam.
Aproveitar o lago Llanquihue é prática rotineira entre os viajantes. Seja para fazer uma caminhada ou passear de bicicleta às suas margens, para fazer um passeio de barco ou remar em um caiaque, o lago é sempre uma boa opção. No verão, principalmente, o lago fica mais cheio, devido ao tempo mais agradável para atividades ao ar livre.
Subir ao Vulcão Osorno é um passeio imperdível que não pode faltar no roteiro de quem visita a cidade. O lugar funciona como estação de esqui no inverno, mas está aberto para visitação no verão e tem um teleférico que proporciona uma vista belíssima - vá acompanhado de sua câmera fotográfica e não se arrependerá.
Para conhecer as belezas lacustres dessa região, visitar os Saltos de Petrohué é indispensável. Esse passeio pode ser feito em conjunto com o que leva a Peulla (pequeno vilarejo chileno, quase na fronteira com a Argentina, cujo acesso é feito através de uma navegação no Lago Todos Los Santos, também chamado de Lago Esmeralda devido à cor de suas águas). Nesse passeio descortinam-se cenários surpreendes, motanhas que ficam cobertas de neve no inverno e árvores de cores vivas no verão.
Se puder, aproveite para visitar a Reserva Lahuel Ñadi, onde poderá conhecer os alerces, árvores milenares e de proporções colossais. Cidades próximas, como Frutillar, colonizada por alemães, e a ilha de Chiloé, com suas casas de palafita, rendem excelentes passeios de um dia.