Melhores Destinos
Ushuaia
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas de Ushuaia

- Turistas brasileiros que ficam até 90 dias em território argentino não necessitam de visto, nem mesmo do passaporte, pois o RG com foto de fácil identificação é suficiente para os trâmites de imigração. Vacinas não são obrigatórias. Para alugar um carro, leve sua CNH. 

Atenção: se você pretende estender a viagem à Antártica, os documentos e a necessidade de vacinas podem ser diferentes. É recomendável entrar em contato diretamente com a empresa que fará sua viagem para obter informações mais precisas.  

- Se estiver pensando em utilizar o RG, mas dispõe de um passaporte válido (ou tem um passaporte antigo com folhas em branco), lembramos que no escritório turístico da cidade e no Parque Nacional Tierra del Fuego estão disponíveis carimbos comemorativos em que o visitante estampa seu passaporte. Os carimbos são legais para quem quer marcar em seu documento de viagem que esteve no "fim do mundo". 

- Em um destino de temperaturas extremas como Ushuaia, é muito importante ficar atento ao modo de se vestir. Independentemente da época da viagem, esteja preparado para sentir frio! Leve na mala, ou compre na própria cidade, peças como: segunda pele (calça e blusa), casacos impermeáveis, suéteres, gorros, cachecóis, calça impermeável, casaco corta-vento, bota de trekking, luvas impermeáveis, sapatos de trekking para caminhadas, sapatos para neve (mais indicados para o inverno) etc. A melhor forma de se vestir em um lugar frio é o chamado estilo cebola, em que você se veste em camadas. Como os ambientes fechados são quentes e os ambientes externos, gelados, você pode colocar ou tirar camadas de roupas à medida que sente frio ou calor.
Caso não tenha roupas impermeáveis para esquiar e não pretenda comprá-las, você poderá alugá-las em lojas de Ushuaia, como a Ushuaia Extremo. 

- O horário de funcionamento das lojas em Ushuaia é pouco convencional para o costume dos brasileiros. As lojas abrem em torno das 9h/10h da manhã, fazem um intervalo para almoço (normalmente entre 13h/16h) e encerram suas atividades entre 20h/21h - cada uma das lojas segue seu horário próprio. Faça suas compras pela manhã ou, melhor ainda, à noite, quando a Av. San Martín, principal via da cidade, fica mais movimentada.

-  Não deixe de usar protetor solar ao visitar Ushuaia. A ação do vento e o frio tendem a nos dar a sensação de que o sol não está queimando, mas no final do dia você pode constatar que se queimou. Viajando no inverno e permanecendo o dia todo na neve, principalmente, não deixe de passar - e repassar - o protetor solar. 

- A água mineral em Ushuaia contém sódio, dando um gostinho diferente e deixando a água um pouco salgada. Se quiser beber uma água com sabor mais próximo do que se vê no Brasil, procure por uma água com "bajo sodio". 

- O padrão de tomadas argentinas é diferente do Brasil. As tomadas em Ushuaia têm três pinos chatos, sendo dois deles tortos. Aconselhamos comprar um adaptador de tomadas em uma ferretería para recarregar seus dispositivos eletrônicos.

- Quem visita o sul da Argentina costuma combinar Ushuaia e El Calafate na mesma viagem. O destaque de El Calafate são os passeios para conhecer a geleira Perito Moreno e os passeios de barco.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia