Dicas de Ushuaia

- Turistas brasileiros que ficam até 90 dias em território argentino não necessitam de visto, nem mesmo do passaporte, pois o RG com foto de fácil identificação é suficiente para os trâmites de imigração. Vacinas não são obrigatórias. Para alugar um carro, leve sua CNH. 

Atenção: se você pretende estender a viagem à Antártica, os documentos e a necessidade de vacinas podem ser diferentes. É recomendável entrar em contato diretamente com a empresa que fará sua viagem para obter informações mais precisas.  

- Se estiver pensando em utilizar o RG, mas dispõe de um passaporte válido (ou tem um passaporte antigo com folhas em branco), lembramos que no escritório turístico da cidade e no Parque Nacional Tierra del Fuego estão disponíveis carimbos comemorativos em que o visitante estampa seu passaporte. Os carimbos são legais para quem quer marcar em seu documento de viagem que esteve no "fim do mundo". 

- Em um destino de temperaturas extremas como Ushuaia, é muito importante ficar atento ao modo de se vestir. Independentemente da época da viagem, esteja preparado para sentir frio! Leve na mala, ou compre na própria cidade, peças como: segunda pele (calça e blusa), casacos impermeáveis, suéteres, gorros, cachecóis, calça impermeável, casaco corta-vento, bota de trekking, luvas impermeáveis, sapatos de trekking para caminhadas, sapatos para neve (mais indicados para o inverno) etc. A melhor forma de se vestir em um lugar frio é o chamado estilo cebola, em que você se veste em camadas. Como os ambientes fechados são quentes e os ambientes externos, gelados, você pode colocar ou tirar camadas de roupas à medida que sente frio ou calor.
Caso não tenha roupas impermeáveis para esquiar e não pretenda comprá-las, você poderá alugá-las em lojas de Ushuaia, como a Ushuaia Extremo. 

- O horário de funcionamento das lojas em Ushuaia é pouco convencional para o costume dos brasileiros. As lojas abrem em torno das 9h/10h da manhã, fazem um intervalo para almoço (normalmente entre 13h/16h) e encerram suas atividades entre 20h/21h - cada uma das lojas segue seu horário próprio. Faça suas compras pela manhã ou, melhor ainda, à noite, quando a Av. San Martín, principal via da cidade, fica mais movimentada.

-  Não deixe de usar protetor solar ao visitar Ushuaia. A ação do vento e o frio tendem a nos dar a sensação de que o sol não está queimando, mas no final do dia você pode constatar que se queimou. Viajando no inverno e permanecendo o dia todo na neve, principalmente, não deixe de passar - e repassar - o protetor solar. 

- A água mineral em Ushuaia contém sódio, dando um gostinho diferente e deixando a água um pouco salgada. Se quiser beber uma água com sabor mais próximo do que se vê no Brasil, procure por uma água com "bajo sodio". 

- O padrão de tomadas argentinas é diferente do Brasil. As tomadas em Ushuaia têm três pinos chatos, sendo dois deles tortos. Aconselhamos comprar um adaptador de tomadas em uma ferretería para recarregar seus dispositivos eletrônicos.

- Quem visita o sul da Argentina costuma combinar Ushuaia e El Calafate na mesma viagem. O destaque de El Calafate são os passeios para conhecer a geleira Perito Moreno e os passeios de barco.

  • Consulado do Brasil em Buenos Aires

    Nota:  de 10 (0)

    Brasileiros que necessitem de serviços consulares, como visto, emissão de novos documentos ou orientações em geral, deverão recorrer ao consulado brasileiro na cidade de Buenos Aires. Caso você perca ou tenha seus documentos roubados, entre em contato com o consulado para obter assistência e saber quais providências...

  • Secretaria de Turismo

    Nota:  de 10 (0)

    A Secretaria de Turismo de Ushuaia tem três escritórios de atendimento ao viajante: um no porto, um na Av. San Martín e outro no aeroporto. Sugerimos que você passe em algum dos escritórios para obter informações a respeito dos passeios e para pegar uma folha disponibilizada por eles, que informa todos os passeios...

Tudo que você precisa saber sobre Ushuaia!

Esse texto sobre Dicas de Ushuaia faz parte do guia de Ushuaia no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Ushuaia

  • Rftwf Mabel Coelho há quase 5 anos

    Olá, Camille, adorei as dicas! Consegui uma semana a mais para passear pela Argentina, porém estou com dúvida se consigo em 4 dias visitar os pontos mais turísticos em Ushuaia, para tentar ir para el Calafate. O que você sugere em 7 dias, foco só em Ushuaia mesmo? Obrigada pela ajuda.

  • 264mw Camille Panzera há quase 5 anos

    Mabel, em quatro dias você consegue visitar os pontos principais da cidade... Ushuaia não é tão grande assim, se você conseguir organizar bem os passeios (fazer mais de um por dia) e o tempo colaborar, dá pra fazer bastante coisa. É claro que em algum momento você pode ter que abdicar de um passeio pra fazer outro, mas aí é questão do que você considera prioridade. Eu não fui para el Calafate, mas morro de vontade. Abs!

  • Missing Marcus Martins há mais de 4 anos

    Camile, tudo bem?
    Estou precisando da ajuda de vocês!!!
    Minha esposa e eu estaremos em El Calafate e Ushuaia para passagem de ano e estamos com duvidas quanto ao tipo de roupas... lemos muitas informações na internet mas elas acabaram nos confundindo um pouco.

    Somos de BH mas moramos durante um tempo em Curitiba, então temos alguns casacos, blusas, gorros, meias, etc... A dúvida é com relação ao casaco impermeável. Ele é imprescindível apenas nos passeios ou para as atividades normais na cidade também são necessários? Compro aqui ou compro lá?

    Vale levar em conta que minha esposa precisou fazer uma cirurgia de emergência e não estará liberada para os passeios Hart.

    Obrigado,

    Marcus

  • Missing Marcus Martins há mais de 4 anos

    Passeios hard... não hart..

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Marcus... eu penso que se você morou em Curitiba, deve ter roupas suficientes para se virar em Ushuaia. Nessa época que você vai viajar não é tãão frio, só faz mais frio durante a noite.
    A roupa impermeável não é imprescindível, mas digamos que facilita bastante dependendo da época da viagem... ela ajuda na neve (não é seu caso) e me ajudou muito quando chovia e eu não queria deixar de fazer alguma coisa, então eu ia na chuva mesmo.
    Essas roupas impermeáveis também são boas porque ajudam a proteger do vento, mas se você já tem roupa de frio, leva o que você já tem.
    Use suas roupas normais (todos os dias eu usava calça jeans com uma segunda pele por baixo) e se vista em camadas, pra ir tirando as camadas de roupa de cima quando entrar em um local quente.
    Abs!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Marcus, olha essa página para ter uma ideia do clima lá em UshuaiaL http://www.weatherbase.com/weather/weather.php3?s=83978&cityname=Ushuaia-Argentina

    Abs!

  • Missing Marcus Martins há mais de 4 anos

    Oi Camille, obrigado pelo retorno!!!
    Faremos assim então: segunda pele aqui do Brasil e roupas do inverno curitibano!!! RS
    Para os passeios, alugamos ou compramos por lá conforme a necessidade!!!
    No passeio do trem do fim do mundo estou vendo varias pessoas indicando fazer apenas um trecho ... Se fizer só o da ida, a volta só tem como fazer a pé ou existe outro método???? Minha esposa não vai poder fazer graaaaaades caminhadas ainda..
    Abs

  • Img1456 Mari há mais de 4 anos

    Camille, Ushuaia é um lugar onde posso ir sozinha??
    Pensei em passar o natal . Lá, mas não sei se é muito frio e se dá p fazer passeios sozinha... Ab

  • W43t9 Electra Joannidis há 4 anos

    Boa Noite. Moro no Rio de Janeiro e vou em dezembro de 05/12 a 17/12 qu euro tipo de Roupa e Sapatos devo levar. Seja Bem especifica por favor. Só tenho camiseta e calça termica para usar por baixo; mais nada. Me auxilie por favor.
    Devo levar blusas de manga curta?
    Aguardo resposta. Muito obrigado Electra

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Ushuaia é um lugar muito tranquilo, não há qualquer problema em viajar sozinha.

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Para viajar a Ushuaia, além da roupa térmica, vale levar calça jeans, suéter, blusa de frio, casaco à prova d'água/vento e calçados fechados, como tênis e bota de trekking.
    Nos momentos mais quentes do dia no verão, dá para usar calça jeans e blusa de manga curta, mas isso também depende se você costuma sentir muito frio ou não.

  • Hjm7w Carlinha Lima há quase 4 anos

    Oi Camille, estou planejando ir com minha filha de 12 anos em Dezembro. Quais passeios são bacanas pra fazer com os teens? Você tem uma estimativa de gasto médio diário, sem contar com os passeios? Bjoooo

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Oi, Carlinha. Não tenho uma estimativa, mas você pode conferir aqui (http://guia.melhoresdestinos.com.br/dinheiro-e-gastos-ushuaia-112-1656-p.html) os valores médios de quando realizei minha viagem. Acho que nessa idade seria bacana ver os animais no passeio de barco pelo canal, fazer o passeio de trem e ir na Estancia Harberton, que tem pinguins. Beijos!

  • 772x6 Bruno Lopes da Silva há mais de 3 anos

    oi Camile Boa noite
    Irei a USHUAIA com minha namorada você me aconselharia a comprar roupas aqui ou lá e quanto vc me indicaria levar para passar uns 5 dias lá

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Bruno. Você irá viajar quando?
    Roupas que ficam diretamente na pele, como a segunda pele, eu acho melhor comprar aqui no Brasil. Já indiquei para várias pessoas a Decathlon, que é uma loja física presente em algumas cidades brasileiras e que também tem loja online. Para segunda pele você pode procurar pelas roupas da Quechua, que tem um bom custo-benefício. Já para roupas de neve, se você não irá usar com frequência, poderá alugar em Ushuaia mesmo.
    Sobre os gastos... depende muito das atividades que você pretende realizar, esse link pode ajudar: http://guia.melhoresdestinos.com.br/dinheiro-e-gastos-ushuaia-112-1656-p.html
    Abs!

  • 11025705818572078211361807524075612229676n Lígia Pereira há mais de 3 anos

    Oi, Camille
    Tudo bem?
    Estou plenejando ir para Ushuaia e El Calafate agora em 2016.
    Pensei em ir em maio, na primeira quinzena, mas estou com medo de já encontrar alguns passeios fechados. Meu intuito é mais trekking, ver a flora e fauna etc. Você acha que vale arriscar? Ou melhor deixar para depois do inverno? (setembro)
    Vale conversar com alguma agência para saber se os pais ainda estarão sendo feitos na época que quero ir?
    Parabéns pelo conteúdo e obrigada pelas dicas!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Lígia. Tudo bem? :)
    Eu acho que em maio já deve estar bem frio e com neve... minha sugestão é essa que você já teve: entrar em contato com as agências para saber o que esperar e saber como estão os passeios.
    Esses dias, agora em dezembro mesmo, vi uma foto dos @brasileirosemushuaia mostrando que estava nevando por lá. Você teria disponibilidade de fazer a viagem antes de maio ou depois de setembro? Eu acho que seria mais interessante para o seu propósito de viagem. Beijos!

  • 11025705818572078211361807524075612229676n Lígia Pereira há mais de 3 anos

    Oi, Camille!
    Tudo bem e você? :)
    É, eu estou esperando o contato deles para fechar as passagens (ou não). Mas acredito que deixe para ir no final de setembro/começo de outubro, para não correr o risco!
    Obrigada pela resposta!
    Beijos!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Tudo bem também! :)
    Eu acho melhor outubro mesmo... Qualquer novidade, posta aqui! Beijos!

  • Xxxwz Fernando Fleming há mais de 3 anos

    Oi Camille, td bem? Tenho um filho de 4 anos, ql a melhor epoca para levar ele ou as crianças sofrem um pouco la por causa do frio?? E em relacao aos animais, ql a melhor epoca tbm? Obrigado!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Fernando. Pelo que você procura a melhor época seria o verão. Abs.

  • 1340705611126941221223808401670110943881774n kaio marques há 3 anos

    Satisfações Camila!
    Pois bem, esse ano pretendo viajar para Ushuaia, especificamente em Novembro.
    Preciso urgentemente de sua ajuda.
    o que levar
    quanto levar (pretendo levar 4000 sem as passagens)
    onde ficar
    e um roteiro que vc opinaria para fazer lá
    quero ficar no máximo 10 dias.
    ansioso pelo seu retorno. :D

  • Missing mateus santos há quase 3 anos

    eu vou a ushuaia em outubro do ano q vem, pretendo ficar nas Cabanas del Martial, alguem me indica um meio de transporte melhor para o centro e para atividades turisticas e quais atividades recomendam, ate pela estaçao do ano???? desde ja agradeço

  • Povlogoquadrado Pra Onde Viajei há 2 anos

    Mateus, seu hotel não fica tão longe do centro, mas realmente ir a pé é inviável. Eu te recomendo usar taxi mesmo, ou pedir no próprio hotel indicação de coche, motorista particular sem taxímetro. Lembra de combinar o preço antes :) A maioria dos passeios vc pode combinar de te pegarem no hotel, alguns vc consegue fazer a pé uma vez que estiver no centro. Eu recomendo o Trem do Fim do Mundo, o presídio e um passeio de Catamarã no Canal Beagle, pelo menos. Dá uma olhadinha nessas dicas no blog https://praondeviajei.wordpress.com/2017/06/04/passeios-que-valem-a-pena-em-ushuaia/

  • Missing Gabriela Riul há quase 2 anos

    Olá!! Vou para Ushuaia passar o Natal e Ano Novo... estou com muitas dúvidas em relação ao que levar de roupas e sapatos.. poderia me dar alguma dica?
    Outra dúvida, vejo muitos sites falando sobre os sapatos de trekking... são realmente necessários, ou posso usar botas e tenis normal? Agradeço desde já!

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Oi, Gabriela. No próprio post dei dicas de roupas para usar e levar para Ushuaia.
    Os sapatos para trekking são indicados porque têm mais aderência ao solo e, muitas vezes, protegem melhor da água/neve. Você pode usar tênis, mas dependendo do local em que for passear e da época da sua viagem, o calçado pode ficar com lama ou entrar água.

  • Missing WELLINGTON RODRIGUES DE CARVALHO há mais de 1 ano

    Estive em Ushuaia entre o dia 12 e 17/11. Atualizando algumas informações:
    Taxi do aeroporto para ushuaia: 205 pesos
    Aluguel de carro por 5 dias: 7745 pesos (Spin, não tinha carro popular)
    Dois hamburgues, bebidas e gorgetas no Hard Rock: 1330 pesos (Mais caro que na Europa)
    A média dos valores das refeições é de 1100 pesos para dois. Onde, 400 por pessoa num All you can eat, mais bebidas e gorgetas vai passar dos 1000 pesos.
    Cotação do real no BNA do aeroporto de BA: 4,35
    Cotação no hotel Antártida Argentina em Ushuaia: 5,20. Dependendo da cotação vale muito a penda gastar no cartão.
    Passeio pelo Canal Beagle: 1400 pesos por pessoa. (Levem comida e um fone de ouvidos para este passeio. O retorno é extremamente monótono e demora 3 horas)
    Como fui fora de temporada não fiz as montanhas.
    Centolla (King Crab): entre 400 e 800 pesos o prato.
    Ushuaia é uma cidade extremamente cara. Fomos ao mercado grande que tem por lá e compramos diversas coisas pra o café da manhã e uma ceia à noite, fazendo apenas o almoço nos restaurantes. Muito vento e apesar de não haver neve, muito frio, chegando a -1 algumas dias dos que estivemos lá.

  • E1871a6278e64aa0996961f098df59b8 Maria Luiza há 7 meses

    Eu e meu namorado fomos para Ushuaia em julho, fomos com o propósito de pegar frio mesmo!
    Dias que ficamos: 7 dias na cidade
    (Creio que no inverno 5 dias é suficiente, pois fizemos todos os passeios e sobrou tempo)
    Roupas: levei muita coisa que não usei... luvas e gorros pode levar o que tiver pq sempre usa. Roupas térmicas são ótimas se tiver leve, se não tiver não tem problema tbm... eu por exemplo não tenho nada térmico então eu colocava uma meia calça grossa e uma calça de academia por cima e mais a calça jeans... top. Nunca passei frio!
    Passeios:
    Canal de Beagle com catamarã! Valeu a pena ótimo
    Passeio com trenó de cachorros, maravilhoso (lanos del castor)
    Museu: achei um saco, mas meu namorado achou que se vc está lá tem que ir. A parte que eu mais gostei do museu foi ir embora.
    Hard rock café: vale a pena, legal ir na quinta, sexta, sábado que tem música ao vivo.
    Aventura 4x4 bem legal, vale a pena
    Não compramos nenhum passeio com antecedência, tudo lá na viagem mesmo, conseguia melhores preços por negociar em dólar.
    Hotel que ficamos: las lengas, muito bom. Mas no café da manhã tem bastante coisa doce e pouco salgado... mas tudo é gostoso. Achei o hotel limpo, pessoal que trabalha lá é bem educado e dentro do hotel mesmo tem um bar de pizzas que é ótimo e não é caro.
    Preço médio das nossas refeições: 40-50 reais por pessoa. -no hard rock café que é caro-
    Lá tem muito lugar bom pra comer... mas tbm da pra ir no mercado e comer no quarto um sanduíche! Mercado la mia
    basicamente é isso! Espero ajudar com minhas dicas. Podem me pedir se tem alguma dúvida!
    Ushuaia é mto legal

  • Missing DEVAIR SOARES DA MOTTA há 6 meses

    Oi Camille, estou montando uma viajem para Ushuaia em janeiro de 2020. Aluguei um motorhome e gostaria de saber os melhores locais para ficar na cidade...Campings, estacionamento com estrutura, etc. Tenho lido que o porto é um local bom, mas será que disponibiliza estrutura como energia elétrica, água, área para limpeza, etc? Agradeço antecipadamente.

  • 264mw Camille Panzera há 6 meses

    Boa noite, Devair. Não tenho muito conhecimento sobre locais para estacionar um motorhome em Ushuaia, mas realmente a área do porto é bem centralizada. Eu não me recordo de ver nessa região algo que se assemelha ao que você procura. De toda forma, pesquisando no Google, li sobre um camping chamado Río Pipo, que parece ter a estrutura que você busca. Acho que o ideal mesmo é buscar informações no Google e blogs especializados de quem viajou em motorhome pra lá. Boa viagem!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.