- Para ir ao Chile não é necessário passaporte nem visto, basta um RG original. A CNH serve apenas para alugar carros, não para entrar no país. Caso utilize o RG, é recomendável ter um documento recente, em que seja fácil identificar a foto do portador.
- Não é obrigatória a apresentação de seguro-viagem e nenhum tipo de vacina específica para entrar no Chile.
- A moeda usada no Chile é o peso chileno e é fácil se confundir com a quantidade de zeros nos valores. Estipular que 1000 pesos, atualmente, valem em torno de R$5, é uma boa maneira para não se perder nos números.
- Se tiver alguma dúvida, pergunte. Os santiaguinos são solícitos e não hesitarão em ajudar.
- Há agências do banco Itaú e Santander em diversos pontos de Santiago, e uma agência do Banco do Brasil em Las Condes. Caixas eletrônicos estão presentes em inúmeros locais e através deles você pode fazer saque da sua conta corrente em pesos chilenos. Lembre-se que ao fazer compras com cartão de crédito em um país estrangeiro, há a incidência de IOF.
- Assistir a Troca de Guarda dos Carabineros no Palácio La Moneda é uma das grandes atrações de Santiago. A troca de guarda acontece em dias alternados - ou seja, dia sim, dia não. Veja aqui mais informações.
Segurança:
- No geral, Santiago é uma cidade bem mais segura do que as capitais brasileiras, porém, nas áreas de grande movimento, como o Centro da cidade, tenha mais cuidado aos seus pertences. Roubos são incomuns, mas furtos são recorrentes, então dê uma atenção maior a bolsas e mochilas quando estiver em áreas com muita gente. Evite também caminhar tarde da noite em locais de pouco movimento.
Câmbio de pesos em Santiago
É possível trocar dólar ou reais por pesos chilenos no Aeroporto de Santiago, em Providência ou na Rua Agustinas, que foi onde vimos as melhores cotações, enquanto o aeroporto oferece os piores valores para o câmbio. A rua Agustinas fica no centro da cidade e tem várias casas de câmbio – nesse caso, caminhe pela rua, compare o valor em todas as casas e faça a transação no local que oferecer o melhor valor.
Em nossa viagem mais recente, pareceu mais vantajoso levar reais do Brasil e trocar em Santiago por pesos chilenos. É possível também trocar reais por dólares americanos no Brasil e em Santiago trocar os dólares por pesos chilenos, mas essa opção pode ou não ser uma boa opção, a depender do preço do dólar no Brasil.
Inverno em Santiago
- Leve roupas de frio no inverno e roupas frescas no verão. As estações de Santiago são bem definidas e cada uma delas têm temperaturas distintas.
Para se proteger do frio intenso, utilize roupas térmicas, que deixam o corpo mais aquecido, além de luvas, gorros, cachecóis e casacos para baixas temperaturas. Para esquiar é interessante ter roupas impermeáveis, que não molham ao haver contato com a neve.
O Consulado Brasileiro no Chile fica em Santiago, no centro da cidade, em uma região de fácil acesso.
O turista que tiver eventuais problemas na cidade ou no Chile, deve procurar o Consulado ou entrar em contato por telefone ou e-mail. Se você sofrer com a perda de sua documentação, necessitar de uma procuração ou...
Esse texto sobre Dicas de Santiago faz parte do guia de Santiago no Melhores Destinos
: Ao sair do aeroporto fique atento ao serviço de transfer que existe - não lembro o nome agora - pois dependendo do horário que você chega ajuda muito - e lhe deixa na porta do hotel - estive em Santiago em Agosto desse ano e o transfer ajudou muito.Caso voce consiga chegar de dia você também pode optar por pegar um dos ônibus que saem do aeroporto - TURBUS e Centropuerto - porém você deve ficar atento, pois o da TURBUS tem 2 paradas diferentes no centro da cidade e o da Centropuerto 1.Fique atento também aos horários, tanto para saída do aeroporto quanto para ida ao mesmo(pois os ônibus não circulam até muito tarde),o último horário é 21h30 saindo do centro de Santiago.O preço da passagem nao é caro - ficou em 1.600 se não me engano(ônibus)e 5.000 pesos o transfer.
Compre um cartão do metrô e ponha crédito. É seguro voltar da balada a noite de ônibus, quando o metrô já está fechado, ams eles não aceitam dinheiro, somente o cartão pré-pago.
Cuidado com os taxistas e o velho truque de você dar uma nota alta e depois ele dizer que a cédula que você deu era de um valor baixo. Isso aconteceu comigo voltando meio bêbado da balada. A sorte era que eu tinha acabado de sacar dinheiro do caixa eletronico e todas as minhas cedulas eram de um valor unico.
Amigos, sempre vejo citações de inverno ou verão, seria bacana citar meio termo também, se não fica 8 ou 80. Abraços, estou conhecendo o site agora é adorando a organização.
Só atualizando: hoje (28/10/2015), 1000,00 pesos equivalem a R$ 5,70.
Realmente as pessoas são prestativas. Nesse sentido bem diferente de buenos aires, na minha opiniao.
Comam em lugar que tenha cardápio porque eles costumam aumentar o preço de tudo para estrangeiros , evite táxi use somente em caso de extrema necessidade , eles alteram o taxímetro sem você perceber, Para o transfer até o aeroporto peguei o contato de um taxista que alguém daqui indicou o nome dele é German +56992218236, esse foi o único que não tentou me passar a perna !
- Peguei o transfer com a Delfos ( Whatss +596 619-6600 ) no próprio aeroporto, paguei CLP$ 6.800 sem o menor stress, me deixou na porta do meu hotel com conforto e segurança
- Quem me deu essa dica valiosa foi o José, um paulista que mora lá e vende passeios com preços baratos ( Whats 11 94584-9381 - Não lembro o nome da agência dele ). Com ele peguei a Concha y Touro, Cajón de Maipo e um passeio até Vinha del Mar.
- Não deixe de visitar o Mercado Central e comer os pratos de frutos do Mar.
- Visite o Patio Bela Vista, um lugar super descolado com bons bares.
- Uber funciona na cidade, meio ilegal, mas funciona ( sente no banco da frente )
- Compre vinhos nos supermercados, muito mais barato que nas lojas.
- Suba na Torre Costaneira, é caro mas vale a pena ( pergunte antes sobre a visibilidade para não perder dinheiro )
- Compre Chip nas lojas das operadoras, comprei 2 nas bancas de jornal e não funcionou. ( Movistar parece ser a melhor )
- Chilenos em geral são educados.
Eu também comprei com o José, ele é realmente de confiança. Comprei 3 passeios e tudo ocorreu bem. Obrigada @ricardodutraneto pela indicação.
Para informação em 01/04/2019 troquei o 1 Real por 163 Pesos, no Patio Bella Vista. Tem restaurantes que paguei em Reais por 170.
Mano do céu, acho que todo mundo compra com o José, o cara é phoda mesmo. Ele me ajudou muito com uns e-book que ele me mandou. além do cara ser brasileiro.
Pelo visto falar bem do José, é chover no molhado. Mas dixo o meu agradecimento especial para ele e toda a sua equipe pelo trabalho realizado com os brasileiros em Santiago.
Peguei dicas e passeios com o José. Recomendo !!!
- Transfer: Delfos
- Cambio: Rua Pedro de Valdivia tem umas 6 casas de cambio uma após a outra ( 12/6 a 18/6 variou entre 170 - 172 Pesos para 1 Real )
- Transporte : Onibus e Metro ( BIP Card )
Eu tb comprei com o José, que fenômeno esse cara.
Lamentavelmente apenas 1 passeio mas foi show.
- Transfer é Delfos mesmo, rápido e barato.
- Vale a pena comer na Praza de Armas, tem tipo uma feirinha de comida todos os dias no lado oeste
- Chip da Claro, funciona bem
- Vinho é muito mais barato no mercado COTO, tem vários no Centro
- Sobre segurança em março/20 sem problemas, achei bem tranquilo.
- Preço / Custo de vida é igual ao do Rio.
Espero ter ajudado.