Santiago
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas de Santiago

- Para ir ao Chile não é necessário passaporte nem visto, basta um RG original. A CNH serve apenas para alugar carros, não para entrar no país. Caso utilize o RG, é recomendável ter um documento recente, em que seja fácil identificar a foto do portador. 

- Não é obrigatória a apresentação de seguro-viagem e nenhum tipo de vacina específica para entrar no Chile.

- A moeda usada no Chile é o peso chileno e é fácil se confundir com a quantidade de zeros nos valores. Estipular que 1000 pesos, atualmente, valem em torno de R$5, é uma boa maneira para não se perder nos números.

- Se tiver alguma dúvida, pergunte. Os santiaguinos são solícitos e não hesitarão em ajudar.

- Há agências do banco Itaú e Santander em diversos pontos de Santiago, e uma agência do Banco do Brasil em Las Condes. Caixas eletrônicos estão presentes em inúmeros locais e através deles você pode fazer saque da sua conta corrente em pesos chilenos. Lembre-se que ao fazer compras com cartão de crédito em um país estrangeiro, há a incidência de IOF.

- Assistir a Troca de Guarda dos Carabineros no Palácio La Moneda é uma das grandes atrações de Santiago. A troca de guarda acontece em dias alternados - ou seja, dia sim, dia não. Veja aqui mais informações.
 

Segurança:
- No geral, Santiago é uma cidade bem mais segura do que as capitais brasileiras, porém, nas áreas de grande movimento, como o Centro da cidade, tenha mais cuidado aos seus pertences. Roubos são incomuns, mas furtos são recorrentes, então dê uma atenção maior a bolsas e mochilas quando estiver em áreas com muita gente. Evite também caminhar tarde da noite em locais de pouco movimento. 

Câmbio de pesos em Santiago
É possível trocar dólar ou reais por pesos chilenos no Aeroporto de Santiago, em Providência ou na Rua Agustinas, que foi onde vimos as melhores cotações, enquanto o aeroporto oferece os piores valores para o câmbio. A rua Agustinas fica no centro da cidade e tem várias casas de câmbio – nesse caso, caminhe pela rua, compare o valor em todas as casas e faça a transação no local que oferecer o melhor valor. 

Em nossa viagem mais recente, pareceu mais vantajoso levar reais do Brasil e trocar em Santiago por pesos chilenos. É possível também trocar reais por dólares americanos no Brasil e em Santiago trocar os dólares por pesos chilenos, mas essa opção pode ou não ser uma boa opção, a depender do preço do dólar no Brasil. 

Inverno em Santiago
- Leve roupas de frio no inverno e roupas frescas no verão. As estações de Santiago são bem definidas e cada uma delas têm temperaturas distintas. 
Para se proteger do frio intenso, utilize roupas térmicas, que deixam o corpo mais aquecido, além de luvas, gorros, cachecóis e casacos para baixas temperaturas. Para esquiar é interessante ter roupas impermeáveis, que não molham ao haver contato com a neve. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Santiago