Ouro Preto

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

0 avaliação
0% recomendam
0

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar está entre as mais belas de Ouro Preto. Grandiosa, ela causa emoção nos visitantes que passam pela porta, especialmente pelo intenso dourado que decora o interior. Estima-se que a igreja esteja entre as que mais receberam ouro em sua decoração em Minas Gerais e no Brasil. Construída na primeira metade do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar substituiu a antiga capelinha construída em madeira e taipa. A nova igreja ganhou reputação de templo oficial, por ser local de cerimônia de posses de governadores e também festividades governamentais. A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar era também uma das mais ricas da cidade, já que abrigava um grande número de irmandades. 

Hoje a igreja encanta não só pelo belo interior e fachada, mas também pelo Museu de Arte Sacra que sedia em suas instalações. No passeio, é possível ver objetos e peças de arte sacra que fizeram parte da história de Ouro Preto. O acervo não é grande, mas certamente enriquece ainda mais a visita à Matriz. 

Não são permitidas fotografias no interior da igreja. O ingresso para a igreja e o Museu de Arte Sacra tem custo de R$ 10. 

Pça. Monsenhor Castilho Barbosa, 17, Ouro Preto - MG - CEP: 35400-000
+55 31 3551-4735
http://www.ouropretoparoquiadopilar.com.br
Terça a domingo, de 9h a 10h45 e de 12h a 16h45.

Igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-pilar Igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-pilar Igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-pilar Igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-pilar
Avalie Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar