Ilhabela

A balsa que parte de São Sebastião leva turistas ávidos por maravilhosos dias de praia em meio a deslumbrantes cenários. O destino é Ilhabela, um pedacinho de paraíso em meio ao belo Litoral Norte de São Paulo. Poucos minutos separam os viajantes das porções de areia emolduradas por grandes montanhas e intenso verde que cerca o lugar. Enquanto a balsa atravessa, impossível não alternar o olhar entre a paisagem e o céu. A torcida é por dias de muito sol, claro! E quando ele aparece, Ilhabela é ainda mais linda! Aproveite o feriado, as férias ou um intervalinho no trabalho. O destino é ótima pedida para quem está com pressa de ser feliz, mesmo que reste apenas um dia de folga para aproveitar!

Praia-da-feiticeira  

Ilhabela está entre os destinos litorâneos mais procurados por moradores de todo o estado de São Paulo. Entretanto, nem só de paulistas vive o arquipélago. Ilhabela desperta paixões em turistas de todo o Brasil, que veem no lugar uma ótima oportunidade de aliar conforto, preço acessível e bons serviços a excelentes praias. No pacote, entretanto, não podemos deixar de dizer que vem uma pequena pegadinha: os borrachudos. Pois é! Os moradores de Ilhabela costumam dizer que seria perfeição demais se não houvesse os incômodos mosquitinhos. Passado o repelente... É hora de aproveitar!

Praia-do-jabaquara  

A paisagem acidentada que recobre Ilhabela ajuda na formação dos seus principais pontos turísticos. Os dias de folga serão regados a muito banho de mar e cachoeiras deliciosas em meio à Mata Atlântica. São mais de trinta praias para os turistas que desejam descanso com os pés na areia. E a boa notícia é que grande parte delas é facilmente acessível por estrada, sem necessidade de barco ou trilhas. 

Algumas porções de beleza mais isoladas, não vamos negar, exigem algum sacrifício a mais para serem visitadas ou não haveria tanta graça no passeio. Chegar à Praia do Bonete, Praia de Castelhanos, Praia do Jabaquara e outros pequenos paraísos exige um pouco mais que uma despretensiosa caminhada pela orla. Nada que um passeio de barco ou 4x4 não resolva. O importante é curtir o máximo possível, do início da manhã até o pôr do sol, que costuma ser deslumbrante à beira-mar em porções de areia como a Praia do Curral, Praia do Julião e Praia do Perequê.

Praia-de-castelhanos  

Ilhabela, fora das praias, agrada em cheio com pousadas charmosas, bons restaurantes, noite animada e farta agenda cultural, com eventos que atraem milhares de turistas. Bem… Nesse caso, é bom se programar. Sabe como é… Muita gente terá a mesma ideia de viajar naquele feriadão em que você estará livre. E o engarrafamento pra chegar em Ilhabela pode atrapalhar um pouco os planos de sossego. Garantimos, entretanto, que, passada a travessia da balsa, você poderá escolher um cantinho na praia para ser feliz. Não faltará um lugar ao sol e, claro, de frente para o mar! Seja bem-vindo a Ilhabela. 

Praia-de-santa-tereza-e-praia-do-indaia-prainha  

Entenda a região de Ilhabela

Ilhabela é, oficialmente, um município-arquipélago marinho e faz parte da microrregião de São Sebastião, no Litoral Norte do estado de São Paulo. Por coincidência, a principal ilha do arquipélago (que conta com quatorze ilhas e ilhotes) também recebe o nome de São Sebastião. Contudo, o mais usual é chamá-la mesmo de Ilhabela. A ilha principal — com mais de 340 km² de área — tem uma pequena parte com infraestrutura, onde estão as praias urbanas do Sul, Centro e Norte de Ilhabela. O restante, que corresponde a cerca de 80% do arquipélago, faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, região protegida e onde estão a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, Cachoeira do Gato e outras atrações.

Praia-do-engenho-d-agua