Los Angeles

Quem poderia imaginar que o pequeno povoado de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles, fundado pelos mexicanos em 1781, se tornaria a segunda cidade mais populosa dos EUA? Los Angeles - ou apenas LA, como chamam os angelinos - tem quase quatro milhões de habitantes. Metade da população é composta por imigrantes de todo o mundo, que vivem em uma das regiões mais multiculturais do país. Com um povo bem moderninho e misturado é que LA cresceu e se tornou um dos mais procurados destinos turísticos dos EUA.

Sob o sol da Califórnia a cidade vem mostrando que vai muito além de Hollywood. Todavia, é quase impossível deixar de lado o mundo do cinema. Na verdade, nem há motivo para isso. A imagem pode ser tão familiar que nem nos surpreende mais, porém andar pela Calçada da Fama e fazer algumas fotos com sósias (nem sempre tão bonitos quanto os originais) é uma das obrigações mais divertidas dos turistas que estão na cidade - leva apenas algumas horas e você guardará a recordação para sempre. Não há motivos para ir contra o fluxo e deixar de registrar o letreiro de Hollywood. Entre no clima e divirta-se turistando. O único conselho a seguir, no entanto, é não cair na falsa conversa de que Los Angeles resume-se à Hollywood Boulevard.

Quem está disposto a visitar LA apenas para andar no famoso circuito básico acabará entrando para o hall de turistas que odeiam a cidade. Sim, é verdade. Los Angeles é desses destinos que dividem opiniões, do tipo "ame ou odeie". O trânsito maluco é um dos fatores que levam muitos visitantes a não gostarem de LA. Por outro lado, amar a Cidade dos Anjos é tarefa bem fácil; basta sair da área da Calçada da Fama e das Highways engarrafadas.

Como não gostar do clima descontraído em mais de 120km de praias californianas? Ou de tantas opções de restaurantes de nacionalidades diferentes? Sem falar nos museus, nos mercados gourmet, na vida noturna animadíssima, nas incalculáveis possibilidades de compras, nos parques de diversões temáticos e nos estúdios de cinema... Onde mais você poderia assistir às gravações de seriados como The Big Bang Theory e ser uma das gargalhadas da plateia? Só Los Angeles faz isso por você!

Entenda a região

Admitimos que LA não é muito fácil de ser compreendida. Distritos, cidades, região metropolitana e condado confundem a cabeça de qualquer turista. Que choque descobrir que Beverly Hills não faz parte da cidade de Los Angeles! Na prática, tudo parece um conglomerado de bairros, porém na teoria é bem diferente.

Vamos do maior para o menor: com mais de 10 milhões de habitantes, o Condado de Los Angeles é o maior no estado da Califórnia, sendo formado por cerca de 88 cidades (entre elas Los Angeles - sede do condado -, Beverly Hills, Burbank, Santa Monica, Malibu, West Hollywood, Orange Count e Pasadena); muitas das cidades são tão pequenas e coladas a Los Angeles que funcionam como bairros, como são os casos de Beverly Hills, West Hollywood e Santa Monica. 

A cidade de Los Angeles é dividida por distritos e bairros (neighborhoods). A confusão é grande! Regiões como Fashion District, Arts District e Financial District, na verdade, são apenas bairros que fazem parte do distrito de Downtown LA. Os mais procurados para visitação são: Hollywood (distrito), Downtown LA (distrito), Civic Center, Fashion District, Arts Districts, Little Tokyo, Chinatown, Historic Dowtown, South Park, Bunker Hill, East Hollywood e La Brea.

Que tal fazer parte do grupo de 40 milhões de turistas que descobrem a região metropolitana de Los Angeles todos os anos? O Melhores Destinos preparou um guia recheado de dicas sobre a cidade que o levarão muito além das estrelas de Hollywood. Veja o que fazer em LA, os pontos turísticos, dicas sobre os estúdios de cinema e parques de diversão como Disney e Universal, além de ótimas opções de compras, tudo o que acontece nas praias californianas, os museus mais visitados e muito mais!