Melhores Destinos
Ouro Preto
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Museu de Congonhas

O mais novo espaço dedicado às obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é o Museu de Congonhas. O espaço, localizado ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, é um moderno museu que busca preservar a memória de um dos maiores trabalhos de Aleijadinho. No local, é possível ter informações e experiências que contam mais sobre o sítio declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A qualidade e modernidade do Museu de Congonhas surpreende os visitantes. É um dos melhores espaços destinados à arte e cultura no estado de Minas Gerais. Durante a visita, será possível ver detalhes de peças de Aleijadinho, vídeos informativos e diversas obras sacras. O circuito propõe diferentes maneiras de conhecer o Santuário, como a história de sua construção, as conexões com outros pontos de peregrinação e os significados iconográfico, religioso e artístico do trabalho. É uma excelente maneira de entender o porquê de o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos ser tão importante. O museu também se dedida à preservação e divulgação das obras de arte. 

Ao final da visita, aproveite para comer alguns petiscos e tomar um bom café no Santíssimo Bistrô, espaço localizado dentro do museu. Um excelente ponto para almoçar ou descansar depois do passeio pelos Doze Profetas e as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo. 

O ingresso tem custo de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Fotografias são permitidas sem flash. 


Museu de Congonhas

Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77

Congonhas
36415-000
http://www.museudecongonhas.org.br