Melhores Destinos
Salvador
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Salvador

Uma viagem a Salvador rende ótimos passeios e não falta o que fazer na capital baiana. Um final de semana será suficiente apenas para ver os principais ponto turísticos, mas Salvador merece muito mais. Se possível, fique uma semana na cidade. Você terá tempo de conhecer as principais praias de Salvador, visitar os museus, se encantar com as igrejas, curtir o Pelourinho, ver o pôr do sol em diferentes cenários, experimentar os melhores restaurantes, fazer algumas comprinhas e ainda dar um pulinho nas atrações vizinhas, como Praia do Forte, Ilha dos Frades e até mesmo Morro de São Paulo.

Quanto mais tempo em Salvador, mais Axé você receberá por lá. Quanto mais tempo você ficar em Salvador, melhor entenderá a cidade. Confira nossas dicas do que fazer em Salvador durante a sua viagem!

O que fazer em Salvador

Escolha um bom hotel em Salvador

Salvador tem uma ampla rede hoteleira, que abrange grande parte da cidade, o que sempre dificulta na hora da escolha. A boa notícia é que os hotéis em Salvador têm preços acessíveis e é fácil encontrar uma hospedagem bem localizada, com valores que cabem em todos os bolsos. Difícil mesmo será definir a melhor região para se hospedar, já que são muitas! 

A área mais turística de Salvador, e que abrange boa parte da rede hoteleira, é marcada pela orla, entre o Pelourinho e o bairro do Rio Vermelho. Nesse trecho, está a Avenida Contorno, Campo Grande, Corredor da Vitória, Barra, Avenida Oceânica e Ondina, além do Pelourinho e Rio Vermelho.

Ainda que toda esta região seja mais atraente aos olhos do turista, ela não é a única opção para quem visita Salvador. Outros bairros fora do roteiro principal podem render boas hospedagens com excelente preço.

Quer mais dicas? Confira todos os detalhes sobre onde ficar em Salvador e dicas dos melhores hotéis para ficar na cidade.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Bahia do Sol 8.8 Ver preços
Wish Hotel da Bahia 8.5 Ver preços
Fiesta Bahia Hotel 8.5 Ver preços
Vila Galé Salvador 8.5 Ver preços
Intercity Salvador 8.4 Ver preços
Quality Hotel & Suítes São Salvador 8.4 Ver preços
Grande Hotel da Barra 8.4 Ver preços
Bahiamar Hotel 8.1 Ver preços
ibis Salvador Rio Vermelho 8.0 Ver preços
Rede Concept - Hotel Salvador 7.4 Ver preços

Passe um dia no Pelourinho

O Pelourinho é o lugar mais famoso e visitado de Salvador. Importante pela história e cultura que carrega, o Pelourinho é destino obrigatório de todo turista que vai à capital baiana. Não há motivo para fugir dele.

O Pelourinho é animado, repleto de museus e igrejas, tem uma grande variedade de restaurantes, lojinhas ótimas e o Axé corre solto por lá. Estamos falando do Axé tanto no sentindo da boa energia quanto da música, que sempre toma conta do lugar. Ao visitar o Pelourinho, vá com tempo para andar com calma, entrar nas atrações e conhecer cada viela e praça do lugar. Confira tudo o que fazer no Pelourinho.

O que fazer em Salvador

Use o Elevador Lacerda para descer da Cidade Alta à Cidade Baixa

Não tem experiência mais soteropolitana que descer o Elevador Lacerda. Primeiro elevador urbano do mundo, o Elevador Lacerda faz a ligação da Cidade Alta com a Cidade Baixa e conecta o Centro Histórico ao bairro do Comércio, onde está o Mercado Modelo.

Descer o elevador é rápido, prático e facilita bastante a vida do turista. Na prática, o Elevador Lacerda é muito mais que um ponto turístico de Salvador. Ele é um importante meio de transporte para a cidade.

O que fazer em Salvador

Assista a um pôr do sol em Salvador

Salvador tem um pôr do sol incrível e é possível apreciar o entardecer de diversos pontos da cidade, com direito até mesmo ao sol se pondo no mar. Se estiver passeando por Salvador, programe-se para cada dia estar em um ponto diferente. O espetáculo é sempre lindo e vale variar o cenário.

Bons pontos para assistir ao pôr do sol em Salvador são a Ponta do Humaitá; com pôr do sol diante da Bahia de Todos os Santos; no alto do Elevador Lacerda, um clássico soteropolitano; aos pés do Farol da Barra, um dos mais famosos da cidade; no alto do Morro do Cristo, com vista para a Praia do Farol da Barra; na Praia do Porto da Barra, com pôr do sol no mar; na Praia da Ribeira, com petiscos e cerveja gelada; no Solar do Unhão, com jazz à beira-mar; e ainda em diversos bares e restaurantes no Santo Antônio Além do Carmo, com ótimos drinks. O importante é não perder o pôr do sol em Salvador.

O que fazer em Salvador

Vá às praias de Salvador

Salvador tem ótimas praias, tanto no centro da cidade quanto um pouquinho mais afastadas. Vale conferir algumas delas durante a sua viagem, a começar pela Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra, ambas com deliciosas formações de piscinas naturais na maré baixa.

Ainda no centro de Salvador, a Praia de Ondina, a Praia do Buracão e a Praia da Paciência costumam agradar a quem busca um cantinho mais tranquilo. Para que está disposto a ir mais longe, Stella Maris e Flamengo certamente são boas pedidas. Confira mais dicas de praias em Salvador para a sua viagem.

O que fazer em Salvador

Caminhe da Praia do Porto da Barra até o Farol da Barra

A caminhada entre a Praia do Porto da Barra e o Farol da Barra está entre os mais prazerosos passeios em Salvador. A orla entre as duas praias é um deleite para os amantes do mar, que podem curtir o visual da Baía de Todos os Santos durante todo o percurso.

O trajeto tem apenas 1 km e rende lindas fotos, além de vários banhos de mar. O passeio será ótimo a qualquer hora do dia, mas ao pôr do sol é ainda mais especial.

O que fazer em Salvador

Suba o Farol da Barra e aproveite o happy hour

O Farol da Barra é um dos mais famosos cartões postais de Salvador e você poderá visitá-lo também por dentro. Na verdade, você poderá até mesmo subir ao topo do farol! Vá com tempo e não perca a chance de ver Salvador do alto.

Além da subida ao topo, quem visita o farol poderá conhecer também o Forte de Santo Antônio da Barra, o Museu Náutico da Bahia e ainda aproveitar o final de tarde para um happy hour no bar localizado aos pés do farol, no forte. Uma maravilhosa pedida para o fim de tarde em Salvador.

O que fazer em Salvador

Dê um pulo na Praia do Forte e outras praias da Costa dos Coqueiros

Pertinho de Salvador, a Costa dos Coqueiros reserva algumas das melhores praias da Bahia para dias de descanso à beira-mar. Se você é fã de praias e está na capital baiana, não perca a chance de dar um pulinho por lá, seja em um passeio ou por conta própria.

A grande estrela da Costa dos Coqueiros — ou Estrada do Coco — é a Praia do Forte, que conta com diversas praias e ainda o Projeto Tamar. Na região, confira também a Praia de Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí e a Praia de Santo Antônio. Com mais tempo, vale ir à Costa do Sauípe. Não falta praia linda pertinho de Salvador.

Faça o passeio para a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica

A Ilha dos Frades está entre os melhores passeios em Salvador. É o lugar ideal para quem ama praias e deseja um mar com jeitinho de paraíso para curtir durante a viagem. Localizada na Baía de Todos os Santos e com acesso de barco ou escuna a partir de Salvador, a Ilha dos Frades rende um dia inteiro de passeio, com diferentes praias, mirantes e restaurantes deliciosos que completam a delícia do dia por lá.

Você poderá conhecer apenas a Ilha dos Frades ou fazer um tour que inclua também uma parada na vizinha Ilha de Itaparica, que também merece a visita.

O que fazer em Salvador

Visite os museus de Salvador

Salvador é repleta de história e vale conhecer cada uma delas. Ao visitar a cidade, não deixe de conferir alguns dos museus locais, onde você poderá entender melhor sobre a formação do povo baiano, conhecer artistas locais e aprofundar-se na cultura riquíssima quem envolve toda a Bahia. Os museus têm temáticas bastante variadas e vale a pena conferir todos eles.

Para começar a explorar os museus de Salvador, experimente uma visita ao Museu de Arte Moderna da Bahia, que funciona no lindíssimo Solar do Unhão. Depois, divirta-se na Cidade da Música da Bahia e na Casa do Carnaval da Bahia, que contam e cantam toda a alegria da música de maneira interativa.

Na Casa do Rio Vermelho e na Fundação Casa de Jorge Amado, conheça a vida e obra dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Já no Museu da Misericórdia o destaque é o acervo histórico da Bahia. Para quem ama o mar, as pedidas são o Museu Náutico da Bahia e o Museu do Mar Aleixo Belov, dedicados à história náutica.

Se o seu foco são as raízes afro, vá à Casa do Benin e ao Muncab - Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira. Para completar o circuito, dê uma passadinha no Museu de Arte da Bahia, no Palacete das Artes e no Museu Carlos Costa Pinto, dedicados a mobiliários de época e artistas locais.

Não faltam museus interessantes em Salvador para conhecer durante a sua viagem.

O que fazer em Salvador

Conheça a Casa do Rio Vermelho e a história de Jorge Amado e Zélia Gattai

Jorge Amado e Zélia Gattai estão intimamente ligados a Salvador. Conhecer parte da obra e história do casal é como entender melhor a capital baiana. Não deixe de visitar os espaços da cidade dedicados à vida e obra dos escritores.

A Casa do Rio Vermelho é um memorial montado no lar onde viviam, onde você poderá visitar todos os cômodos e ver de perto obras raras e também o dia a dia do casal. Já a Fundação Casa de Jorge Amado é um espaço dedicado à preservação das obras, com localização privilegiada e incrível vista para o Largo do Pelourinho.

Uma visita completa a outra, mas bom mesmo é se dedicar a ler ao menos um das obras de Jorge Amado com Salvador como pano de fundo.

O que fazer em Salvador

Aprecie as igrejas de Salvador

As igrejas de Salvador também contam parte importante da história da cidade e elas estão por diversos bairros. Como é quase impossível conhecer todas elas, comece pelas mais significativas.

Entre as igrejas imperdíveis de Salvador estão a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, famosa pela lavagem das escadarias e as fitinhas coloridas; a Catedral Basílica de Salvador, com um dos acervos de arte sacra mais valiosos do Brasil; a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, cartão postal do Pelourinho e famosa pelos cultos com instrumentos e músicas afro; a Igreja e Convento de São Francisco, uma das mais belas da cidade; e ainda a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, famosa pela escadaria do filme O Pagador de Promessas.

Todas valem a visita, mas elas não são as únicas. Preste atenção ao passar pela porta de outras igrejas de Salvador, você pode estar diante de um registro histórico da cidade. Veja mais dicas de pontos turísticos em Salvador.

O que fazer em Salvador

Faça algumas compras no Mercado Modelo e nas feiras livres

Salvador é uma cidade que rende ótimas compras, especialmente se você estiver em busca de produtos típicos e artesanatos locais. A cultura da cidade está presente nos mercados e feiras-livres e vale conferir alguns deles de perto.

O grande destaque para quem busca algumas compras típicas em Salvador é o Mercado Modelo, com mais de 250 barracas de produtos regionais. Se você está em busca de uma experiência mais autêntica e menos turística, certamente a Feira de São Joaquim irá agradar. Você encontrará toda a sorte de produtos a preços excelentes. Vale a visita!

O que fazer em Salvador

Delicie-se com a comida baiana

A comida baiana é mesmo espetacular e vale dedicar parte do seu tempo a experimentar alguns dos melhores temperos regionais. A oferta de restaurantes em Salvador é grande, mas alguns deles merecem destaque pela boa culinária aliada à tradição.

Se você está em busca dos autênticos sabores da Bahia, vale começar o tour gastronômico por restaurantes como Casa de Tereza, Dona Mariquita e, claro, os famosos acarajés, como o da Cira, Regina e Dinha.

Se você quer ir além dos cardápios tradicionais, a cidade também não irá decepcionar. Há excelentes menus que mesclam comida contemporânea à baiana, como nos restaurantes Mistura Contorno, Poró e Amado. Quer mais dicas? Confira o nosso completo sobre os melhores restaurantes de Salvador.

O que fazer em Salvador

Curta a noite de Salvador no Rio Vermelho e no Santo Antônio Além do Carmo

A noite de Salvador é bem animada e ideal para quem não abre mão de curtir depois que o sol se põe. Se você é da turma dos baladeiros, não faltará o que fazer em Salvador.

Uma das noites mais animadas da cidade é no bairro do Rio Vermelho, onde há grande variedade de bares, restaurantes e baladas para todos os gostos. Um clássico soteropolitano.

Já a noite do bairro do Santo Antônio Além do Carmo começa a despontar com um lado mais alternativo e descolado. Ideal para quem busca novidades.

Tá no time dos baladeiros ou ama um bom bar? Confira mais dicas sobre a noite de Salvador.

Passe um carnaval em Salvador

O carnaval é a expressão máxima da alegria que envolve a cidade de Salvador. Para quem ama a festa e gosta de se jogar nos blocos e trios, participar do Carnaval de Salvador é uma experiência única e inesquecível.

A gente entende que não é para todo mundo, já que é muito cheio e também caro estar em Salvador no carnaval. Se você não quiser viajar no feriado, mas ainda assim estiver com vontade de curtir os blocos, a pedida são os ensaios que acontecem a partir de dezembro e preparam a cidade para os festejos.

Veja mais dicas sobre quando ir a Salvador.

Assista a um Ba-Vi na Arena Fonte Nova

Os baianos são apaixonados por futebol. E a expressão máxima dessa paixão é conhecida como Ba-Vi, o clássico entre os times do Bahia e Vitória. Se você é um amante do esporte e não abre mão de um jogo cheio de emoção, confira a agenda de jogos da Arena Fonte Nova e tente assistir ao Ba-Vi ao vivo.

Se futebol não é a sua praia, confira se haverá um bom show por lá. Quando estiver pela área, não deixe de conhecer ainda o Dique do Tororó, o lago nos arredores do estádio onde estão diversas estátuas de orixás que contam um pouco a história da fé dos baianos.

Estique a viagem até Morro de São Paulo

Salvador rende uma viagem deliciosa, mas Morro de São Paulo pode ser ainda melhor! Se você está com tempo na capital baiana e já visitou tudo o que gostaria, estique o passeio até Morro de São Paulo. Você poderá fazer um bate e volta, mas já adiantamos que será muito corrido.

O ideal é ficar alguns dias por lá. Você terá tempo de conhecer paraísos como a Segunda Praia, a Terceira Praia, a Quarta Praia e a quase desconhecida Garapuá. Com mais dias, você poderá até mesmo investir em uma viagem à Ilha de Boipeba.

O que fazer em Salvador

Receba o Axé da Bahia

O axé é toda a energia, todo poder presente em cada um, em cada lugar, em cada orixá, em cada cantinho de Salvador.

Quando estiver pela cidade, abra o seu coração para receber o Axé da Bahia. Pode ser em um abraço, em uma reza, em uma casa de candomblé, um banho de folha ou na comida de uma baiana do acarajé.

O axé está em todo lugar. Receba!

As 7 atividades preferidas dos turistas em Salvador