Pontos Turísticos de Salvador
Salvador é uma cidade repleta de praias, museus, monumentos e vários cantinhos que merecem ser explorados durante a sua viagem. Os principais pontos turísticos de Salvador estão concentrados em uma região pequena e não será difícil percorrê-los enquanto você estiver pela cidade. A capital baiana é um prato cheio para viajantes que gostam de conhecer novas culturas, cenários e histórias.
Para percorrer os principais pontos turísticos de Salvador, o ideal é organizar o roteiro por região. Assim você não perderá tempo demais em deslocamento e poderá fazer bastante coisa a pé, sem enfrentar o trânsito nem sempre amigável da cidade. Os principais atrativos de Salvador têm acesso gratuito ou preços bastante acessíveis. É um ótimo destino para quem busca economia, mas não abre mão de muitas opções para visitar durante a viagem.
Se você está em busca dos melhores pontos turísticos para conhecer em Salvador, mas está perdido com tantas opções, preparamos um roteiro com as principais atrações separadas por região. Assim você poderá otimizar o tempo e conhecer cada detalhe da incrível capital da Bahia.
Top 15 pontos turísticos de Salvador
- Pelourinho
- Igreja e Convento de São Francisco
- Farol da Barra
- Porto da Barra
- Elevador Lacerda
- Mercado Modelo
- Basílica Nosso Senhor do Bonfim
- Casa do Rio Vermelho
- Solar do Unhão
- Cidade da Música da Bahia
- Casa do Carnaval da Bahia
- Rio Vermelho
- Praia do Flamengo
- Ilha dos Frades
- Praia do Forte
Ilha dos Frades e Itaparica
As duas ilhas da Baía de Todos os Santos estão entre os passeios mais procurados de Salvador. E vale investir um dia da viagem para conhecer esses pequenos paraísos. O passeio para conhecer as duas regiões pode ser feito por conta própria, porém o mais comum entre os turistas é optar pelos trajetos de escuna, que podem incluir as duas atrações no mesmo dia ou apenas uma delas.
Se você está com tempo de sobra, visite as duas ilhas separadamente para ter tempo de conhecer cada uma delas. Se estiver na correria, vale fazer o passeio duplo ou então ir apenas à Ilha dos Frades, que está entre as mais bonitas praias de Salvador. Confira mais detalhes sobre o passeio.
Pelourinho e Centro Histórico
A região entre o Pelourinho e o Centro Histórico de Salvador rende dois dias de passeio. É um reduto para mergulhar na história e sentir intensamente a cultura da capital baiana. Para percorrer os pontos turísticos entre o Pelourinho e o Centro Histórico, o mais recomendado é caminhar, já que diversas ruas são fechadas para os carros. Desacelere o passo, entre no ritmo e vivencie o melhor de Salvador a pé.
No Centro Histórico de Salvador, a pedida é começar pelo Largo do Pelourinho, onde está o mais famoso cenário da cidade. No local, não deixe de conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o clássico Restaurante do Senac, ao lado do Museu da Gastronomia Baiana. Aproveite para degustar os pratos da culinária regional e conferir os detalhes dos preparos no museu.
Depois do Largo do Pelourinho, confira o Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde está a lindíssima Igreja de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e ainda diversos restaurantes tradicionais da região.
Outra opção de percurso é descer até o Santo Antônio Além do Carmo, região que preserva casarios históricos e onde estão despontando espaços culturais, lojinhas descoladas, bares e restaurantes bem interessantes.
Por lá, visite a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador, o Museu Casa do Benin, e o Museu do Mar - Aleixo Belov.
Caminhando de volta ao Pelourinho, siga pela Rua Alfredo de Brito (com ótimas opções de compras) e visite o Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Depois, siga até a Catedral Basílica de Salvador.
Não deixe de passar pelo Cravinho para experimentar as cachaças locais e visite ainda as exposições da Casa do Carnaval da Bahia, do Palácio Episcopal da Sé e do Museu da Misericórdia, espaços dedicados à arte, história e cultura baiana.
Na sequência, dedique um tempo à Praça Municipal, onde está o Palácio Rio Branco, a Câmara Municipal de Salvador e o mirante do Elevador Lacerda. Depois das fotos, pegue o elevador e desça para uma visita ao Mercado Modelo e à Cidade da Música da Bahia. Nos arredores, vale ainda conferir a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Terminado o circuito à beira-mar, pela Cidade Baixa, siga novamente para a Cidade Alta. Passe pela Avenida Chile, Praça Castro Alves e aproveite o fim do dia com um drink no terraço do Fera Palace Hotel, com vista para a Baía de Todos os Santos.
Corredor da Vitória, Avenida Contorno e região
O trecho da Avenida Sete de Setembro que liga o Centro Histórico à Ladeira da Barra é conhecido como Corredor da Vitória. Na mesma região, porém à beira-mar, o destaque é a Avenida Contorno, que reserva lindo visual para a Bahia de Todos os Santos. Entre as duas avenidas, você poderá circular por diversos pontos turísticos e espaços culturais interessantes.
O destaque da área é o Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM. Além dele, vale conferir as atrações, espetáculos e exposições de espaços como o Teatro Castro Alves, o Museu de Arte da Bahia e o Museu Palacete das Artes.
Para quem é fã de gastronomia, a região oferece um excelente roteiro de restaurantes, começando pelas opções da Bahia Marina, como o Amado e o Soho; passando pelos restaurantes populares e surpreendentes das comunidades locais, como o Ré-restaurante Dona Suzana (Solar do Unhão) e o Bar da Mônica (Gamboa de Baixo).
Igreja do Bonfim e Ribeira
O bairro do Bonfim é um pouco afastado do centro de Salvador, por isso organize-se para fazer tudo o que a região oferece em um só dia. O ponto de partida deste roteiro é a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais tradicionais igrejas de Salvador e perfeita para a clássica foto com as fitinhas coloridas que são a cara da Bahia. Para os turistas de fé, vale também conhecer o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, pertinho da Praia de Boa viagem.
Após conhecer a Igreja do Bonfim, siga rumo à Ponta do Humaitá (vizinha ao Forte de Monte Serrat), que oferece um dos mais belos cenários diante do mar da Bahia de Todos os Santos. Depois, visite a Praia da Ribeira, onde diversos restaurantes e quiosques rendem uma boa refeição (com destaque para a sobremesa, que pode ser na famosa Sorveteria da Ribeira). Ambos locais se destacam pelo lindo entardecer, por isso você pode se programar para passar uma tarde na região e escolher um dos dois para assistir ao pôr do sol.
Se o tempo permitir, e você for do time que adora uma boa feira livre, no caminho de ida para o Bonfim não perca a chance de conhecer a Feira de São Joaquim, uma das mais populares de Salvador e que reserva compras baratíssimas. É lugar para sentir de perto o pulsar da cultura baiana e garantir algumas boas lembranças de Salvador.
Barra e Ondina
A região entre os bairros de Barra e Ondina é famosa não só pelo carnaval, mas também pelas lindas praias que estão entre os principais pontos turísticos de Salvador, como a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra.
Comece o circuito na região pela ponta direita da Praia da Barra, onde está o Forte São Diogo e o Espaço Carybé de Artes. Aproveite para um mergulho no mar piscininha e depois siga até o Forte de Santa Maria para conferir o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.
Continue a caminhada, sem pressa, rumo à Praia do Farol da Barra. No caminho, pare para tomar um banho de mar. Ao chegar, visite o Museu Náutico da Bahia e não perca a oportunidade de subir ao topo do Farol da Barra para apreciar a beleza desse trecho lindo da orla de Salvador. Depois, é hora de aproveitar para relaxar no mar. Se o pique permitir, aproveite ainda para caminhar até o Morro do Cristo, onde o pôr do sol é incrível.
Com mais tempo na região, vale seguir o passeio pela Avenida Oceânica para conhecer também a Praia de Ondina e a Praia da Paciência. Logo depois, você já estará no Rio Vermelho, que marca uma das regiões mais movimentadas de Salvador.
Rio Vermelho e região
O Bairro do Rio Vermelho se destaca pelos restaurantes, vida noturna animada, mas também rende um bom passeio diurno, a começar pela Casa do Rio Vermelho, residência onde moravam os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai e onde hoje funciona um museu de memórias.
Após conferir a atração, desça rumo à orla da Praia do Rio Vermelha para uma foto com a estátua do ilustre casal. Bem de frente, aproveite e conheça também a Casa de Iemanjá, onde acontece em todo 2 de fevereiro uma grande festa em homenagem à Rainha do Mar.
Se quiser conhecer mais um pouco da orla, vá até a Praia do Buracão, a melhor opção do bairro para banho. Escolha entre os beach clubs Principote e Blue Praia Bar e aproveite para relaxar.
Entre os principais pontos turísticos do Rio Vermelho estão ainda as baianas de acarajé, algumas delas entre as melhores de Salvador. Sabendo disso, não deixe de fazer um tour para experimentar essa iguaria que é a cara da Bahia.
Na região, vale conferir especialmente os acarajés de Dinha e Regina, ambos próximos ao Largo de Santana e ainda o famoso Acarajé de Cira, no Largo da Mariquita. Para seguir o tour pelos pontos turísticos gastronômicos, uma visita à Casa de Tereza e ao Boteco do França é imperdível, assim como ao antigo Mercado do Peixe, que vale para um fim de noite no Rio Vermelho.
Itapuã, Stella Maris e Flamengo
A região mais ao norte de Salvador reserva a turistas algumas das mais lindas praias da cidade, além de um dos mais famosos cenários cantados por Vinicius de Morais. Afinal, quem nunca pensou em passar uma tarde em Itapuã?
Ainda que esta praia específica já não figure mais entre as melhores da cidade, sempre vale dar uma passadinha por lá para conferir o Farol de Itapuã e também o restaurante Casa Di Vina, que funciona na antiga moradia do músico e poeta que tornou a região mundialmente famosa.
Depois, siga adiante pela orla para visitar a Praia de Stella Maris, a Praia do Flamengo e então a Praia do Buraquinho. Aproveite as boas cabanas à beira-mar e também os restaurantes da região, que muitas vezes rendem uma deliciosa tarde com pezinho na areia.
Praia do Forte e outras praias ao norte de Salvador
Praia do Forte está tão pertinho de Salvador que você nem vai perceber que saiu da cidade para chegar até lá. Sabendo disso, invista em um ou mais dias nesse lindo trecho do Litoral Norte da Bahia, que conta com hospedagens incríveis, como o Iberostar Selection Praia do Forte, o Iberostar Bahia e o Tivolli Praia do Forte.
No caminho, vale ainda conhecer a Praia de Guarajuba e Itacimirim, queridinhas dos pais com crianças e onde está o Vila Galé Marés, um ótimo resort para toda a família.
Passando a Praia do Forte, a atração principal é a Praia de Imbassaí, onde está o Grand Palladium Imbassaí, um dos melhores resorts all inclusive da Bahia.
Para fechar o roteiro de praias pertinho de Salvador, confira a Praia de Santo Antônio, um destino ainda pouco conhecido entre os turistas, com paisagem preservada e o clima simples de praia quase deserta. Excelente para fugir do agito e fechar o roteiro de férias por Salvador.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Salvador
- Transfer a Morro de São Paulo
- Free tour pelo Pelourinho e pelo centro histórico
- Excursão à praia do Forte e Guarajuba
- Passeio de barco pela Ilha dos Frades e Itaparica
- Free tour por Santo Antônio Além do Carmo e Pelourinho
- Tour privado por Salvador. Você escolhe!
- Excursão a Morro de São Paulo
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.