Melhores Destinos
Salvador
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias de Salvador

As praias de Salvador são perfeitas para aplacar o calor da Bahia. Com um longo litoral e faixas de areia que variam entre ambientes urbanos a paisagens cercadas por coqueiros, Salvador tem um lugar ao sol para todos os visitantes. Você poderá percorrer mais de 50 km de orla entre o oceano atlântico e a Bahia de Todos os Santos, onde estão destinos como a Praia do Farol da Barra, a Praia do Porto da Barra, a Praia do Buracão e Stella Maris. 

Além das praias mais próximas do centro de Salvador, você poderá ainda visitar as ilhas e regiões vizinhas, que rendem sempre  um bom banho de mar e um bate e volta perfeito para quem está na capital baiana, a começar pela Ilha dos Frades, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Imbassaí. Se estiver na dúvida por onde começar, confira as nossas dicas com as melhores praias para visitar em Salvador e arredores.

Praias de Salvador

Top 10 melhores praias de Salvador e regiões próximas

Praias urbanas de Salvador

Salvador conta com algumas boas praias na orla urbana. Apesar de nem todas serem recomendadas para banho, há alguns destaques que merecem a visita a um bom mergulho. As principais praias urbanas de Salvador são a Praia do Farol da Barra e a Praia do Porto da Barra. Ambas estão entre os principais cartões postais de capital baiana e sempre rendem um delicioso passeio, com entardeceres memoráveis. Se quiser o tour completo, comece por um banho nas piscinas naturais do Porto da Barra e depois siga caminhando pela orla até a Praia do Farol da Barra. Suba ao topo do farol, aproveite o happy hour e aprecie o pôr do sol no visual mais famoso de Salvador.

Praias de Salvador

Outro destino que merece o dia de sol em Salvador é a Praia do Buracão. Localizada no bairro do Rio Vermelho, com faixa de areia curta, clima tranquilo e mar mais agitado, a Praia do Buracão é a pedida certa para quem busca uma praia menos agitada no centro. Próxima ao Buracão, a Praia da Paciência costuma agradar por ter clima familiar e ser menos cheia nos dias de grande movimento. Não é uma praia imperdível ou turística, mas pode render um banho de mar. Ainda nos arredores da Avenida Oceânica, a Praia de Ondina é boa pedida para quem escolheu um hotel na região.

Praias de Salvador

Vale dizer que nem todas as praias famosas e urbanas de Salvador são boas pedidas para turistas que buscam banho de mar. A Praia da Boa Viagem, próxima à Ponta do Humaitá, costumam ser lotada nos finais de semana. Já nos dias de semana ela tem ambiente bem mais tranquilo e acolhedor. A Praia de Itapuã, apesar do belo cenário com o farol, não costuma ser convidativa ao banho e chega a ser perigosa em alguns trechos. Nos finais de semana, ela é sempre bem disputada, mas nos dias de semana é mais tranquila e até rende um passeio.

A Praia do Rio Vermelho, uma das mais famosas de Salvador, se destaca pela orla animada e não exatamente pelo banho de mar. O mesmo vale para a Praia da Ribeira, que atrai público para os bares com vista para o pôr do sol e não necessariamente para a faixa de areia.

As praias urbanas de Salvador costumam ficar lotadas nos finais de semana e dias de feriados. Para curtir o dia de sol com tranquilidade, prefira ir às praias no período da manhã e durante a semana. Você será mais feliz com a faixa de areia menos movimentada.

Praias de Salvador

Praias mais afastadas do centro de Salvador

Quem buscam ambientes cercados por coqueiros e praias menos urbanas, a pedida é seguir rumo ao norte, em direção a Lauro de Freitas. Depois da Praia de Itapuã, você encontrará boas opções de praias com longa faixas de areia, coqueiros e lindo mar para banho, com formação de piscinas naturais na maré baixa.

Praias de Salvador
 Ao norte de Salvador, não tão distante do centro da cidade, as melhores opções para passar o dia são as vizinhas Praia de Stella Maris, Praia do Flamengo e Praia de Ipitanga, região onde estão a Barraca do Lôro e o Pipa Beach Club, excelentes pedidas para quem busca infraestrutura em um dia de praia. Todo esse trecho da orla de Salvador oferece restaurantes, faixa de areia longa, opções de hospedagem e até resort. São praias com menor fluxo de turistas e o clima costuma ser bem mais tranquilo se comparado às praias do centro.

Em Lauro de Freitas, cidade limítrofe a Salvador, você encontra ainda a sequência da Praia de Ipitanga e ainda a Praia de Búzios e a Praia de Buraquinho, com ótimo mar para banho, piscinas naturais e quiosques bem estruturados que oferecem mais conforto aos frequentadores.

Praias de Salvador

Praias para bate e volta saindo de Salvador

Os turistas que amam o mar não podem perder a oportunidade de visitar algumas praias próximas a Salvador, entre elas a Praia do Forte. O Litoral Norte da Bahia é imenso e vale ir um pouco além da capital baiana. Para conhecer as principais praias do Litoral Norte vale contratar um dos passeios que saem de Salvador e também alugar um carro, o que permite maior liberdade de horários e roteiro.

A partir de Salvador, seguindo rumo ao norte, vale conferir as vizinhas Praia de Guarajuba e Itacimirim, queridinhas dos pais com crianças e com excelente infraestrutura para passar o dia. Com mais tempo, vale também investir em uma hospedagem por lá. Na região, confira o Vila Galé Marés, um bom resort para toda a família.

Praias de Salvador

A seguir, você chegará à famosa Praia do Forte, um dos principais destinos de passeio saindo de Salvador. Praia do Forte é uma charmosa vila, repleta de praias, bons hotéis, resorts convidativos e ótimas atrações, entre elas o Projeto Tamar, o Castelo Garcia d’Ávila e a lindíssima Praia do Lord. O passeio de bate e volta à Praia do Forte será ótimo, mas bom mesmo é passar alguns dias por lá. Praia do Forte é ótima para quem ama praias, mas também se destaca pre oferta de resorts, entre eles o Iberostar Selection Praia do Forte, o Iberostar Bahia e o Tivolli Praia do Forte.

Praias de Salvador

Depois da Praia do Forte, outra praia que merece a visita é a Praia de Imbassaí, com longa faixa de areia e diversos trechos interessantes para conhecer. São 6 km de extensão de beleza natural entre o Rio Imbassaí e o mar. Um dos pontos mais lindo de Imbassaí é exatamente o encontro das águas, que rende um visual incrível e a oportunidade de banho tanto na água doce quanto salgada. A Praia de Imbassaí é repleta da casa para aluguel por temporada, pousadas charmosas e ainda a presença do Grand Palladium Imbassaí, um dos melhores resorts all inclusive da Bahia.

Praias de Salvador

Para fechar o roteiro de praias que merecem um bate e volta saindo de Salvador, confira a Praia de Santo Antônio, um destino ainda pouco conhecido entre os turistas, com paisagem preservada e o clima simples de praia quase deserta. Excelente para fugir do agito. A Praia de Santo Antônio está distante 76 km do aeroporto de Salvador, mas vale a viagem até lá. 

Ilha dos Frades e Itaparica

A Ilha dos Frades é um dos mais procurados destinos de praia em Salvador. Com natureza preservada e um mar incrível, a Ilha dos Frades é o destino perfeito para quem busca um passeio de bate e volta saindo da capital baiana. O passeio é realizado em escunas e o percurso pela Baía de Todos os Santos ajuda a entrar no clima para relaxar. Ao chegar à Ilha dos Frades, aproveite a visita às praias e mirantes, com destaque para a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.

Além da Ilha dos Frades, quem visita Salvador poderá investir em passeios até a Ilha de Itaparica. Dá até para aliar as duas ilhas em uma mesma visita. Neste caso, já avisamos que será um dia bem corrido. Se possível, separe um dia para cada uma das atrações.

Praias de Salvador

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Salvador