Noite de Salvador
A noite de Salvador é sempre muito animada. E há baladas e diversão para todos os gostos e níveis de agito na cidade. Se você é do time que adora explorar as cidades também depois que o sol se põe, certamente será bem feliz na capital baiana.
Noite no Rio Vermelho
A noite do Rio Vermelho já é famosa entre os turistas baladeiros que vão a Salvador. O bairro tem grande variedade de bares e casas noturnas, o que atrai um grande número de frequentadores para a região. Apesar de o movimento ter caído um pouco nos últimos anos, o Rio Vermelho ainda pode sim ser considerado uma das mais animadas noites de Salvador.
No bairro do Rio Vermelho, vale começar pelo Largo de Santana, onde está localizado o famoso Acarajé da Dinha. A barraca marca o centro da praça, que é rodeada por bares e restaurantes. Escolha um deles para sentar-se e tomar uma boa cerveja gelada. Não deixe, claro, de experimentar também um acarajé. As mesas são bem disputadas, por isso é bom chegar cedo para garantir o lugar.
Ainda no Rio Vermelho, outro ponto marcado pela barraca de acarajé é o Largo da Mariquita, onde está o Acarajé da Cira. Na região, além do acarajé sempre fresquinho, você encontrará uma feira de artesanatos, diversos bares e o antigo Mercado do Peixe — Praça Caramuru — que foi todo reformado e virou um polo gastronômico, com diversos bares e restaurantes com música ao vivo, muitos deles que vão até o amanhecer. No Rio Vermelho, também estão algumas das famosas baladas de Salvador, entre elas o Teatro Sesi e a Casa da Mãe, que contam sempre com ótimos shows.
A pedida no Rio Vermelho é caminhar por toda a região para escolher o seu cantinho favorito. Durante o passeio, não deixe de ir até o Boteco do França, um dos mais tradicionais bares da cidade e que está localizado bem pertinho do Largo da Mariquita. Uma ótima pedida para começar a noite em Salvador.
Santo Antônio Além do Carmo
A noite de Salvador ganhou um novo bairro queridinho. É no Santo Antônio Além do Carmo que a noite tem sido mais animada nos últimos tempos. Diversos bares e restaurantes descolados abriram as portas na Rua do Carmo e estão cada dia atraindo mais turistas e moradores.
Uma voltinha pelo bairro ajuda a escolher o seu favorito, mas se quiser ir direto ao ponto, vale conferir o Café e Cana Botequim, o Restaurante Poró (ótima pedida ao final da tarde) e o Bar Ulisses. Quando estiver no Santo Antônio Além do Carmo, vale ficar atentar-se a furtos, que não são incomuns nas ruas do Centro Histórico.
Jam no MAM
A balada no Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia, é muito específica. No Solar do Unhão, acontece o evento chamado de Jam no MAM, uma jam session de Jazz ao pôr do sol, com direito a vista para a Bahia de Todos os Santos e um pôr do sol de emocionar.
O Jam no MAM é sempre aos sábados, mas a frequência varia. Se estiver na cidade, não deixe de garantir o ingresso. Esse é um dos mais lindos eventos da cidade e uma balada deliciosa para quem não deseja ir até muito tarde na rua.
Ensaios dos blocos em Salvador
Para quem deseja explorar os clássicos da noite de Salvador, vale começar a balada pelos ensaios de verão, que acontecem especialmente nos meses que antecedem o carnaval. Essa é a balada para quem ama os trios e quer dançar sem hora para acabar, com direito aos mais famosos cantores e bandas de Salvador. Os ensaios são grandes festas regadas a muita música e ideais para quem ama o carnaval, mas não estará na cidade no feriado.
Durante o auge da temporada de ensaios, é possível escolher uma grande festa por dia da semana. Não falta opção! A programação é bem variada e é preciso prestar atenção à agenda de cada bloco. Ainda que grande parte dos ensaios aconteça a partir de dezembro, também é possível encontrar ensaios rolando pela cidade durante todo o ano, especialmente nos feriados e no mês de julho.