Onde Comer em Lima
Escolher um restaurante ou onde comer em Lima é uma missão deliciosa, literalmente, porque falar da comida peruana é falar de um país com um dos melhores cenários gastronômicos do mundo! Não é exagero! A culinária peruana realmente é digna de elogios. Tradição, inovação e miscigenação são algumas das palavras-chaves para definir a gastronomia local.
Um pouco sobre a cozinha peruana e seus pratos típicos
O solo fértil e a variedade de ingredientes naturais e climas já seriam suficientes para que qualquer cozinha recebesse destaque, porém o Peru tem muitos outros segredos. É a mistura de sabores de povos milenares com a gastronomia moderna que torna a cozinha peruana tão diversificada e rica. Sem as contribuições de Espanha e África, a cozinha criolla não teria sido criada. Se não fosse a imigração chinesa, as chifas (que combinam as gastronomias chinesa e peruana) não estariam espalhadas por toda a cidade.
Entre os ingrediente utilizados nos pratos peruanos, destacam-se batata, milho, quinoa, abacate, mandioca, peixes e frutos do mar.
E entre os pratos mais populares da cozinha local, estão:
- Ceviche (de peixe, camarão, frutos do mar).
- Lomo saltado (carne de boi acompanhada de legumes e batata).
- Ají de gallina (prato com frango desfiado).
- Causa limeña (uma espécie de bolinho de batata recheado).
- Papa a la huancaína (batatas com molho)
Restaurantes em Lima — nossas dicas
A verdade é que comer nos restaurantes de alta gastronomia e famosos de Lima não é uma brincadeira barata. É claro que jantar no Central, já reconhecido como o melhor restaurante do mundo, é uma aventura interessante, mas nada econômica. Mas, se você gosta de inovar e quer ter uma experiência bem diferente, conhecer um dos restaurantes mais famosos de Lima certamente será uma experiência única!
Se você busca por restaurantes legais, há muitas opções em Lima, e nem sempre é necessário desembolsar uma fortuna.
Restaurantes que sempre caem bem em Lima
Para comer bons ceviches e frutos do mar, a dica é o La Mar Cevicheria, que tem um cardápio amplo e com excelente opções de ceviche. O restaurante do Museu Larco, chamado Kuna, é outra opção agradável e com cardápio variado, que rende um excelente almoço em meio ao passeio no museu. Para comida local, o restaurante Panchita também poderá ser uma escolha bacana e te permitirá conhecer melhor a gastronomia peruana.
Para comer algo rápido e simples durante os passeios, o La Lucha Sangucheria é legal, com diferentes tipos de sanduíches, assim como a crepería Beso Francés, que está em vários pontos da cidade e tem preços bem convidativos, com crepes bacanas. O Manolo, em Miraflores, é bom para um café ou para comer seus deliciosos churros. O restaurante Tanta, em vários endereços pela cidade, tem um cardápio variado e bem completo.
Restaurantes em Lima de alta gastronomia
Entre os renomados, podemos citar o já comentado contemporâneo Central e o japonês Maido, que sempre figuram entre os melhores restaurantes/chefes do mundo e não são baratinhos. O Kjolle (dos mesmos chefs do Central, mas menos caro), pode ser uma opção se você quer uma experiência gastronômica diferente e refinada, assim como o maravilhoso Mayta, onde comemos muitíssimo bem! O Astrid y Gastón, restaurante do renomado chef peruano Gastón, será também uma excelente opção, com um cardápio que inclui pratos da cozinha tradicional do país.
A dica principal para quem visita o Peru é se deixar levar pelas novidades e se abrir às novas experiências. Haverá, sim, redes de fast food e pizzas se você quiser, mas vale a pena reservar pelo menos uma refeição aos sabores encantadores do Peru! Aproveite a viagem para celebrar a diversidade: experimente frutas, legumes, grãos, nozes e pratos diferentes — no mínimo, será uma nova história para contar.
Gorjetas em Lima
Muitos restaurantes, especialmente os mais simples, não incluem o valor da gorjeta no final da conta, mas dar uma gorjeta no Peru é algo costumeiro e apreciado, principalmente se você foi bem atendido em sua experiência no restaurante que visitou. Dar 10% de gorjeta, seja em dinheiro ou no próprio cartão de crédito, é um bom valor para mostrar sua satisfação com o atendimento recebido.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS