Hiroshima

Hiroshima, no sul do Japão, foi a primeira cidade atingida por uma bomba atômica. Em 6 de agosto de 1945, por volta das 8h, a bomba atingiu a região central da cidade, daquele que se tornaria um dos mais tristes acontecimentos da humanidade. Até o final do mesmo ano, quase metade de população de Hiroshima morreu por conta dos efeitos da bomba. Mesmo anos depois, muitas outras pessoas faleceram ou desenvolveram doenças em decorrência da radiação. 

Ainda que esse seja um fato muito triste para o povo japonês, muito aprendizado foi tirado do acontecimento, sendo um dos principais a busca pela paz entre os povos e o combate à utilização de armas nucleares. O local onde a bomba atingiu se tornou um parque, com vários monumentos em favor da paz e lindos jardins. A cidade se reconstruiu, é muito moderna e hoje tem vários atrativos culturais e históricos. 

Hiroshima pode não ter uma das histórias mais felizes e muitos turistas torcem o nariz ao pensar em visitar o lugar, mas a história que envolve a cidade e o aprendizado que ela proporciona é inegável. A intenção do governo e dos moradores da cidade é que os turistas que visitam o lugar reflitam a respeito dos conflitos entre os países, intolerância e sobre uso de armas nucleares. 

Na região central de Hiroshima, estão os pontos turísticos históricos voltados ao evento da bomba, entre eles o Parque Memorial da Paz (onde a bomba atingiu), que tem monumentos como o Monumento das Crianças à Paz e o Museu Memorial da Paz, que tem um acervo muito impactante, com diversos objetos utilizados por pessoas atingidas diretamente pela bomba. Outro local interessante a visitar é o Memorial da Paz, um dos poucos edifícios na região central da cidade a resistir e permanecer de pé depois que a bomba caiu. A cerca de 15 minutos de caminhada do parque e dos memoriais, fica ainda o Castelo de Hiroshima, um ponto icônico e muito bacana para fotos. 

Afastando-se do centro, a cerca de 40 minutos da estação de trem de Hiroshima, na ilha de Miyajima (ou Itsukushima), está um dos principais cartões-postais do Japão. A ilha é um lugar muito turístico e abriga um torii (portal xintoísta) gigante, que dependendo do nível da maré parece estar flutuando na água. O torii é tão famoso e tão apreciado pelos japoneses que é considerado um dos três cenários mais bonitos do país! A paisagem com o torii é linda e muito significativa para os japoneses. 

A ilha é pequena, mas é super gostosa para caminhar e apreciar a paisagem. O lugar tem uma área turística graciosa, com ruelas simpáticas, casas antigas, templos, entre eles um templo "flutuante", uma pagoda (construção japonesa), praias, vários restaurantes e lojinhas de lembranças. Fazer um bate-volta em Hiroshima é uma ótima pedida e esse lugar, que mistura cultura, história e uma bela paisagem natural, não deve faltar no seu roteiro. 

Dica: Para chegar até a ilha de Miyajima não há muito mistério, você deve pegar um trem até a estação Miyajimaguchi e então fazer um trajeto de ferry (15 minutos) até a ilha. Tanto no trem quanto no ferry aceita-se o JR Pass. Existe, na região central de Hiroshima, um ônibus turístico (que sai da própria estação de trem); nele também se pode utilizar o JR Pass para conhecer as principais atrações da cidade. 

Hiroshima Hiroshima Hiroshima-castle Hiroshima-castle Hiroshima Hiroshima-memorial-da-paz Hiroshima-memorial-da-paz Hiroshima-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz   Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz Hiroshima-parque-memorial-da-paz   Kyoto Hiroshima-peace-memorial-museum Hiroshima-peace-memorial-museum Hiroshima-peace-memorial-museum Hiroshima-peace-memorial-museum   Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Kyoto Miyajima-hiroshima   Kyoto Kyoto Kyoto Kyoto Kyoto   Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Miyajima-hiroshima Kyoto Kyoto Kyoto Kyoto Kyoto Kyoto  

Tudo que você precisa saber sobre Kyoto!

Esse texto sobre Hiroshima faz parte do guia de Kyoto no Melhores Destinos

Comentários para Hiroshima

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.